SEO: Veja as maiores novidades em otimização para 2023

Otimizar o SEO é uma promessa que a maioria das agências de marketing faz aos clientes hoje em dia, e com razão.

Posicionar-se bem nas pesquisas na internet é um passo muito importante para o sucesso da sua empresa que vende torre de resfriamento industrial, por exemplo.

Continue lendo este artigo para entender o que é SEO, quais são as novidades propostas pelo Google para 2023 e que ações tomar para melhorar o desempenho do seu site.

O que é SEO?

SEO significa Search Engine Optimization, ou otimização para mecanismos de busca em português. É um conjunto de técnicas que visam melhorar a visibilidade do site de uma fabricante de dobradeira de chapas, por exemplo, nos resultados orgânicos de buscadores.

O objetivo do SEO é fazer com que um site apareça na primeira página de resultados dos buscadores com determinadas palavras-chave relevantes ao conteúdo do site. Para alcançar isso, é necessário trabalhar com diversas técnicas de otimização, como:

  • Pesquisa de palavras-chave;
  • Criação de conteúdo relevante e de qualidade;
  • Otimização de títulos, meta descrições, tags e URLs;
  • Uso adequado de imagens e links internos e externos.

O SEO é importante porque a maioria dos usuários da internet utiliza mecanismos de busca para encontrar informações, produtos ou serviços online.

A posição de um site nos resultados de pesquisa pode influenciar significativamente o seu tráfego e a sua visibilidade, o que leva a mais oportunidades de negócios e maior reconhecimento da marca.

Como esse recurso surgiu?

O SEO surgiu com os primeiros buscadores, nos anos 1990. Com o aumento da quantidade de sites na web, ficou mais difícil os usuários encontrarem informações relevantes e confiáveis. Os primeiros buscadores surgiram para ajudar a encontrar esses conteúdos.

Eles usavam algoritmos para classificar e indexar as páginas, levando em consideração fatores como palavras-chave, links e popularidade.

Os proprietários de sites começaram a perceber a importância de aparecer nas primeiras páginas dos resultados de pesquisa e passaram a adotar técnicas para otimizar seu posicionamento, como inserção de palavras-chave no conteúdo.

À medida que os buscadores se tornaram mais sofisticados, o SEO também se tornou mais complexo, com a necessidade de se concentrar não apenas em fatores de relevância, mas também de autoridade e experiência do usuário.

Quais são as novidades para 2023?

Assim como o elipse E3, o Google está em constante atualização para atender melhor aos usuários e criar um espaço justo e competitivo de divulgação para as empresas.

Em 2023, o buscador trouxe novidades em relação a forma como indexa e prioriza as páginas nas pesquisas, além de melhorar ferramentas que podem ser bastante úteis para as empresas. Veja as novidades para este ano.

Helpful content

Em 2023, o Google definiu o novo rumo da criação de conteúdo: o foco deve ser, sempre, no usuário. Essa é a premissa que levou à criação do helpful content.

Helpful content, ou conteúdo útil, é um tipo de conteúdo que fornece informações relevantes e úteis para o usuário, com o objetivo de resolver problemas ou responder a perguntas específicas, e não apenas promove produtos ou serviços.

O conteúdo útil atrai mais tráfego orgânico para o seu site, à medida que os usuários encontram e compartilham conteúdo valioso. Isso pode aumentar a autoridade do seu site e impulsionar seus rankings nos resultados de pesquisa.

A geração de backlinks, ou seja, links que direcionam para a sua página publicados em outros sites importantes, é outro recurso incentivado pelo conteúdo útil e que aumenta a relevância do seu site.

Core Web Vitals e a experiência do usuário

Core Web Vitals é um conjunto de métricas de desempenho que o Google introduziu em 2020 como parte de seus esforços para melhorar a experiência do usuário na web.

Essas métricas avaliam aspectos importantes da experiência do usuário, como o tempo de carregamento da página, a interatividade e a estabilidade visual.

Os três componentes principais do Core Web Vitals são o tempo de carregamento do site, o tempo de resposta às interações do usuário e a estabilidade visual da página, ou seja, o quanto o conteúdo se move enquanto a página é carregada.

No caso das páginas demoram muito para carregar ou se comportarem de forma instável, os usuários podem ficar frustrados e sair do site rapidamente.

O Google utiliza o desempenho do site de uma loja de filtros hidráulicos, por exemplo, para ranqueá-lo nas respostas de pesquisa.

Google EAT ganhando força

O EAT é uma sigla em inglês que significa “Expertise, Autoridade e Confiabilidade”. Essa é uma estrutura de avaliação usada pelo Google para classificar a qualidade dos sites e páginas em seus resultados de pesquisa.

Trata-se de um conjunto de diretrizes que ajudam os avaliadores a determinar se um site é confiável e se a informação fornecida é precisa e de alta qualidade. É especialmente importante para páginas sobre saúde e finanças, por conta do impacto na vida das pessoas.

A expertise se refere à experiência e conhecimento do autor ou criador do conteúdo. Empresas que fabricam tubos PEAD podem falar a respeito desse assunto com muito mais propriedade do que fabricantes de vidro blindado, por exemplo.

A autoridade se refere à reputação do site e do criador do conteúdo, enquanto a confiabilidade se trata da precisão e confiabilidade das informações fornecidas pelo site ou página.

Embora o EAT não seja um fator direto de classificação no algoritmo do Google, é importante que os sites sigam as diretrizes para garantir que suas páginas sejam classificadas como confiáveis e de alta qualidade nos resultados de pesquisa do buscador.

Google Lens

O Google Lens é uma ferramenta de reconhecimento visual do Google, que usa a câmera do seu smartphone para identificar objetos e fornecer informações relevantes. É capaz de reconhecer várias coisas, como produtos, plantas, animais, códigos QR e muito mais.

Ao fotografar um saco de rafia para entulho, por exemplo, o usuário pode identificar o site do fabricante e realizar uma compra online, provando a importância de otimizar as imagens na sua página.

O Google Lens permite que você pesquise sem usar palavras-chave. O usuário pode tirar uma foto de algo em um site e usar a ferramenta para encontrar concorrentes que vendem produtos semelhantes durante uma pesquisa de valores, por exemplo.

Google Analytics 4.0

O Google Analytics 4.0 (GA4) é a versão mais recente da ferramenta de monitoramento de dados e métricas.

Algumas das principais características do GA4 incluem foco na privacidade do usuário, modelo de eventos para coletar dados, que fornece uma visão mais clara das ações que os usuários estão realizando e integração com Google Ads

O GA4 apresenta, também, uma ferramenta de análise de funil, que permite às empresas ver o caminho que os usuários seguem em seu site ou aplicativo, além da previsão de receita com base nos dados de comportamento do público.

Quais as principais vantagens de usar SEO corretamente?

O uso correto do SEO pode ajudar a melhorar a visibilidade de um site nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca.

Isso significa que mais pessoas podem encontrar e visitar a sua página, o que pode levar a mais oportunidades de negócios e aumento do tráfego.

Através de técnicas, como o uso de palavras-chave, uma empresa de tecnologia pode ser encontrada por usuários que pesquisam por “nobreak preço”, por exemplo, e fechar vendas online.

O SEO também se preocupa em criar uma experiência positiva para o usuário, através da criação de conteúdo relevante e de qualidade, bem como uma navegação fácil e intuitiva no site, que melhoram a satisfação do usuário e aumento das taxas de conversão.

Uma das estratégias de SEO é a construção de links de qualidade de outros sites relevantes. Isso pode ajudar a aumentar a autoridade do seu site aos olhos dos motores de busca, o que pode levar a um melhor posicionamento nos resultados de pesquisa.

Ao melhorar a visibilidade do seu site, também é possível atrair mais tráfego orgânico e reduzir a necessidade de investir em publicidade paga.

Que ações podem ser implementadas para melhorar o SEO?

Melhorar o SEO pode trazer inúmeros benefícios para o seu site, mas, segundo o próprio Google, exagerar na otimização também prejudica o ranqueamento, uma vez que o buscador passa a considerar o conteúdo como pouco relevante.

As melhores práticas de SEO estão em constante evolução, à medida que os buscadores aprimoram seus algoritmos e os usuários mudam seus hábitos de busca. Fabricantes de tubos de ferro redondo, por exemplo, precisam manter seus sites e estratégias atualizadas.

A criação de conteúdo de qualidade, relevante e original, que responda às perguntas e necessidades dos usuários de forma clara e concisa, é o ponto forte das diretrizes de SEO do Google para 2023.

Para alcançar o público ideal para o seu conteúdo, aposte em palavras-chave de cauda longa, ou seja, mais longas e específicas, que devem ser priorizadas em relação aos termos genéricos.

A pesquisa por voz também está se tornando cada vez mais popular, e é importante otimizar o conteúdo do site para responder a perguntas mais naturais e conversacionais. Melhorar o conteúdo multimídia também é recomendado.

O link building continuará sendo uma parte importante do SEO, mas a ênfase deve ser colocada em links de qualidade e relevantes de outros sites com autoridade, seguindo ainda as indicações do helpful content.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×