Saiba como funciona a mensuração de dados para uma estratégia digital

Você já conhece ou já ouviu falar sobre mensuração de dados? Esse é o termo para referenciar o processo de coleta de dados que são relevantes para as estratégias digitais.

Ou seja, é uma medida organizacional imprescindível para empresas de qualquer segmento, pois auxilia na tomada de decisões e no desenvolvimento de soluções para clientes específicos.

Isso significa também que coletar os dados certos é essencial para criar estratégias digitais bem-sucedidas para uma empresa que faz tradução juramentada de CNH ou para qualquer outro tipo de negócio, seja no digital ou offline.

Afinal, são exatamente esses dados que ajudam no planejamento, concepção e manutenção desses projetos.

Além disso, essas métricas também podem ser usadas para analisar o comportamento do usuário e identificar possíveis problemas de gerenciamento e possíveis problemas futuros, seja em empresas de usinagem mecânica ou em lojas de brinquedos.

Para ficar por dentro de tudo sobre mensuração de dados e por que é tão importante realizar esse procedimento na sua empresa, continue lendo este artigo!

O que é mensuração de dados, afinal?

De fato, a mensuração de dados é uma ação interna da empresa que consiste em avaliar e analisar criteriosamente os dados de uma empresa.

É uma ação fundamental para uma estratégia digital eficaz porque permite ações mais assertivas em outras estratégias.

Isso vale tanto para empresas que comercializam produtos de diversos segmentos quanto para empresas e profissionais que prestam serviços. E, claro, coletar os dados certos inclui definir padrões e protocolos de como os dados serão coletados e analisados.

Também é importante enfatizar que a medição efetiva dos dados envolve a seleção dos dados a serem coletados.

Por exemplo, em uma empresa que fornece pneu maciço para empilhadeiras para oficinas mecânicas, os dados por ela medidos devem incluir outras empresas que buscam esse tipo de serviço. Em outras palavras, é um segmento B2B.

Como funciona a mensuração de dados?

A mensuração de dados funciona aplicando algumas etapas importantes, as quais iremos explicar a segur:

Etapa 1: definição de objetivos

A primeira etapa na mensuração de dados é a definição dos objetivos do site e seus KPIs. Existem metas como cadastro de newsletter, download de e-book, solicitação de orçamento, agilidade no fluxo de compras, diminuição do tempo de cadastramento, entre outros.

Depois de listar essas metas, você define os KPIs para cada uma delas, que irão ajudar a definir quais métricas mensurar cada uma das metas escolhidas, isso vai ser muito importante para as próximas etapas do processo.

Etapa 2: documentação

A documentação é uma das etapas mais negligenciadas por empresas e profissionais e isso é um erro grave que não deve ser cometido.

Isso porque a documentação, além de ajudar uma empresa que vende CLP schneider preço com um histórico de tudo o que acontece, ajuda equipes, profissionais, consultores a trabalhar e analisar dados e métricas.

Sem contar que fazer a documentação de todas as informações importantes ajudarão as equipes a entenderem melhor a empresa e como ela está configurada.

Etapa 3: crie um plano de implementação

Depois de conhecer seus objetivos de negócios e a documentação em vigor, é preciso começar a implementar as ferramentas e configurações necessárias para fazer com que a mensuração de dados atenda às expectativas.

Isso é feito de modo personalizado, afinal, uma empresa que vende ralo de aço inox tem objetivos diferentes de uma loja de cosméticos.

Etapa 4: testar e refinar

Esta é uma etapa contínua e muito importante! Muitas pessoas acreditam que depois de tudo implementado e configurado, agora basta analisar e tomar decisões, mas não é bem assim que funciona.

Sempre é preciso analisar as configurações, métricas, eventos, relatórios e painéis.

O fato de constantemente analisar essa implementação garantirá que os dados para fabricar um circuito impresso ou qualquer outra solução sejam capturados corretamente e que qualquer alteração seja seguida adequadamente.

Quais são as métricas mais importantes na ação online?

Agora que você já sabe o que é e como funciona a mensuração de dados, é hora de conhecer as principais métricas que fazem parte dessa medição, mas é preciso saber que a quantidade de dados que podem ser obtidos na web é virtualmente infinita.

Portanto, a equipe de marketing precisa saber olhar para os dados certos e obter insights a partir deles em vez de colher uma infinidade de informações sem propósito.

Por isso, na hora de priorizar métricas, deve-se atentar para dados que reflitam o impacto das ações no desempenho do negócio em termos de vendas e receita. Afinal, o principal objetivo da estratégia de marketing é a saúde financeira da empresa.

Vejamos agora as métricas que podem ser usadas para medir os resultados das estratégias de uma empresa que produz prótese ocular de vidro e qualquer outra empresa ou tipo de segmento de mercado.

Custo de Aquisição de Clientes (CAC)

O CAC é uma métrica de resultado que indica o quanto cada cliente custou para ser conquistado ou mesmo mantido pela empresa.

Para obter um valor exato, você precisa dividir o investimento feito na promoção pelo número de clientes que ela irá gerar em um determinado período.

É importante ressaltar que a soma de todos os recursos requeridos pela ação deve ser realizada nos investimentos.

Por exemplo, uma campanha de marketing digital pode incluir compra de mídia, aquisição de ferramentas, comissões de vendas e outros, e todos esses valores precisam ser somados.

Retorno sobre o investimento (ROI)

O ROI é uma das métricas mais utilizadas no marketing digital para demonstrar o valor de uma estratégia, afinal mostra o retorno financeiro que o evento gera para o negócio. Existe uma fórmula que você pode utilizar para conseguir fazer o cálculo, sendo ela:

(Lucro por ação – Custo por ação)/Custo por ação

O resultado desse cálculo mostra quanto cada real investido trouxe de receita para a empresa. Para encontrar a porcentagem, basta multiplicar o resultado por 100.

Além de comparar os resultados em diferentes canais ou em diferentes momentos, é possível usar essa métrica para avaliar quais investimentos estão valendo a pena e demonstrar a eficácia da estratégia.

Taxa de conversão

A conversão é um resultado definido como o principal objetivo da empresa em uma determinada ação, que é tão importante para loja que vende canudo de formatura online como para um negócio físico.

Portanto, a taxa de conversão mostra quantas pessoas atingiram essa meta. Por exemplo, a taxa de conversão de um e-commerce relaciona o número de visitantes do site ao número de vendas em um determinado período.

Para quem trabalha com funil de vendas, é interessante avaliar a taxa de conversão em cada etapa: de visitantes a leads, de leads a oportunidades e de oportunidades a clientes, é assim que será possível avaliar a eficiência de cada etapa.

Métricas que podem ser “ignoradas”

É preciso entender também alguns indicadores de dados que são dispensáveis em uma estratégia a fim de você não gastar muitos recursos com esses dados.

Essas são métricas superficiais que não são úteis se você quiser compreender os resultados da estratégia de marketing digital que você está implementando.

Eles são frequentemente superestimados, mas na verdade explicam muito pouco do comportamento do cliente, servindo mais por pura vaidade do que para alguma estratégia específica, e alguns dos mais comuns são:

  • Número de seguidores;
  • Pré-visualizações de vídeo;
  • Número de curtidas e compartilhando postagens;
  • Número de visitantes.

Ou seja, são de fato indicadores que você não pode se basear para criar suas estratégias digitais. Isso porque existem pessoas com 900 seguidores que faturam mais que um perfil com milhares de seguidores, por exemplo.

Benefícios da mensuração de resultados

Você já sabe que ações de marketing digital podem e devem ser mensuradas, mas você entende por que você deve fazer isso e qual impacto essa abordagem pode trazer para o seu negócio? Vamos conferir agora cada um desses benefícios:

Avaliar melhor o desempenho com o público

Na mídia tradicional, a definição de público é imprecisa. Ao escolher um veículo para anunciar, você escolhe aquele que tem um perfil de público que mais se aproxima do seu, mas então você não sabe exatamente quem viu o anúncio e se gostou ou não.

No marketing digital, as métricas informam exatamente quem viu suas postagens e como você se saiu com essas pessoas. Dessa forma, você pode adaptar estratégias futuras para atender ao seu público específico, não ao público geral.

Otimize ações e estratégias

Ao analisar as métricas de ação, você determinará quais canais, formatos e linguagens tiveram melhor desempenho com seu público. Isso permite avaliar pontos fortes e fracos e identificar oportunidades de melhoria a serem exploradas em eventos futuros.

Com essa abordagem, sua empresa adere a uma cultura de resultados, isso significa que cada ação desenvolvida estará voltada para um desempenho melhor que a anterior, sempre com foco na saúde e sucesso do negócio.

Evita desperdício de recursos e esforços

As métricas também são essenciais para otimizar os recursos da empresa e os esforços da equipe. Logo, as ações podem ser rapidamente reformuladas caso algo não esteja dando certo.

Portanto, podemos dizer que mensurar dados permite reduzir o desperdício de recursos e esforços de uma empresa, algo essencial para qualquer negócio lucrar e evitar gastos.

Auxilia na tomada de decisão

A tomada de decisão deve ser ágil e precisa na situação atual. Para fazer isso, os gerentes devem se basear em dados, não em suposições, porque eles criam riscos desnecessários para a empresa.

Por isso, as métricas de marketing digital ajudam a reduzir o nível de incerteza na tomada de decisão, direcionando esforços e investimentos para ações com mais chances de sucesso.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×