Relatórios de marketing: Saiba como analisar as informações para otimizar as suas campanhas

Você sabe por que os relatórios de marketing são tão importantes e eficientes para qualquer área dentro de uma empresa? Pois bem, se você ainda não sabe, está no lugar certo.

Eles são basicamente documentos que coletam dados e informações básicas para demonstrar o desempenho das ações dentro de uma determinada marca.

Sem contar que, eles são ainda mais importantes quando se fala em realizar novas campanhas e projetos, pois o marketing é uma área que exige muito cuidado a cada passo, desde a decisão estratégica até o alinhamento com todo o negócio.

A área de marketing é responsável por alinhar e criar estratégias e campanhas que permitam a uma marca atingir seu objetivo final, seja atrair novos clientes, aumentar a receita ou qualquer outro objetivo.

Esses relatórios mostram aos executivos e responsáveis ​​pela área exatamente como as estratégias definidas e as decisões tomadas estão trazendo resultados para a marca, para melhor ou para pior.

Assim como os profissionais que realizam consultoria de manutenção preventiva aquecedor rinnai elaboram um relatório para cada cliente, as empresas precisam de um relatório que inclua a posição de cada profissional sobre a situação da área.

Esses relatórios são importantes para que gestores e cargos-chave nas empresas entendam como sua estratégia está surtindo o efeito desejado e como ela pode mudar a realidade se não for atualmente a mais benéfica.

O objetivo desses relatórios é justamente ajudar os profissionais a entender melhor o desempenho de uma empresa e como as próximas decisões afetam esse desempenho, para melhor ou para pior.

O relato ajuda e influencia diretamente na escolha da estratégia, pois se o relato da estratégia não traz bons retornos, as empresas já podem apostar em uma estratégia diferente para trazer melhores resultados.

Assim como um relatório de qual o melhor sistema de climatização pode ajudar as empresas parceiras a entender as despesas de instalação e manutenção, um relatório de marketing pode ajudar gestores e profissionais da área.

Isso porque esses relatórios ajudam os gerentes a entender melhor as decisões em toda a região e os funcionários a entender melhor a importância de seu trabalho para a empresa como um todo.

Por isso, hoje você vai conhecer os tipos de relatórios de marketing e como fazê-los para que essa importante área seja devidamente acompanhada para garantir que a empresa esteja indo bem.

Tipos de relatórios de marketing

Assim como o serviço de atualização de montagem de câmaras de vigilância continua recebendo novos  lançamentos, os relatórios de marketing mudaram muito recentemente e não contam mais com o mesmo padrão de relatórios escritos.

Hoje, é preciso produzir relatórios personalizados e dinâmicos, e existem diversos tipos que atendem as mais diversas necessidades do mundo do marketing, confira a seguir:

Relatório periódico

Os relatórios recorrentes são mais comuns nas empresas e são gerados em intervalos regulares especificados pela gerência regional. Pode ser diário, semanal, quinzenal e mensal.

A área pode realizar vários relatórios periódicos, que mantêm os gestores informados sobre tudo o que está acontecendo na área durante esse intervalo, e é ideal para monitorar quando algum problema pode surgir.

Ter um sistema de motor de portão basculante rápido integrado aos prédios pode fazer uma enorme diferença para esse tipo de imóvel, mas você também pode contar com planilhas e documentos padronizados para os funcionários preencherem.

Relatórios de vendas e oportunidades

O relatório de Vendas e Oportunidades foca nesses dois eventos que podem impactar diretamente os resultados de uma marca, ou seja, vendas e oportunidades adquiridas.

Como o nome sugere, esse relatório relata todas as vendas de um dia, semana ou mês, e o relatório Oportunidade descreve as oportunidades que uma empresa fornecedora de correia transportadora curva, por exemplo, recebeu durante esse intervalo de tempo, sejam parcerias, convites ou contratações.

Esses dados ajudam a gestão da empresa a entender como estão os números de vendas e como a empresa está se saindo no mercado para ganhar oportunidades no segmento que a favorece.

Relatórios de mídia e tráfego

Os relatórios de mídia e tráfego são tão cruciais para as marcas que fazem marketing digital ou criam publicidade online nas redes sociais.

Nesse caso, o relatório inclui o tipo de anúncio ou conteúdo disponível na mídia e o tráfego total gerado, o que ajuda a determinar o tipo de conteúdo e como alterá-lo caso o resultado seja negativo.

Relatório de e-mail marketing

O e-mail marketing é uma das estratégias de marketing digital mais utilizadas, baseia-se no ato de criar e-mails para chamar a atenção de potenciais clientes e levá-los a comprar um produto ou serviço de marca.

Seja uma empresa de etiquetas neutras ou uma marca de produtos de beleza, este relatório inclui dados que mostram os resultados obtidos por meio de estratégias relevantes.

Inclui quantas pessoas retornaram o contato por e-mail com a empresa, ou até mesmo compraram um produto ou serviço por e-mail, dando à gerência mais controle sobre a estratégia.

Relatório de SEO

SEO é uma sigla para o termo Search Engine Optimization, que significa otimização para mecanismos de pesquisa, em português, ou seja, um conjunto de estratégias que ajudam um site a obter um melhor posicionamento nos buscadores.

Muitas empresas que possuem um site para ajudar a melhorar seu desempenho entendem a importância e a necessidade de utilizar uma estratégia de SEO, mas é necessário manter o controle adequado para entender como estão se saindo.

Ou seja, o relatório analisa se o termo de pesquisa “resina acrilica comprar” é um termo  que vai gerar receita para uma empresa que vende capa de piscina e produtos do segmento.

Como analisar informações?

Acima você viu os principais tipos de relatórios que existem na área de marketing, para escolher o melhor relatório para o seu negócio, você precisa primeiro entender o que quer saber.

Compreender os objetivos de seus relatórios de marketing é o primeiro passo para escolher o que funcionará melhor para você. Claro, é importante saber como produzi-los de forma eficiente.

Para te ajudar nisso, selecionamos alguns recursos essenciais que não podem ficar de fora do seu relatório e que, independentemente do tipo de relatório, terão um grande impacto na forma como o seu relatório é feito. Verificar:

  • Status do projeto;
  • Custos e dívidas;
  • Atividades desempenhadas pelos funcionários;
  • As horas de trabalho de cada projeto/funcionário;
  • Lucratividade;
  • Classificação de clientes.

Seja uma empresa que fornece correias em v preço, ou até mesmo uma clínica médica, esses dados são essenciais para escrever qualquer tipo de relatório de marketing e trazer uma visão macro de toda a estratégia.

Mantenha sua análise objetiva

A objetividade é o principal ponto de partida para adicionar informações importantes à análise do seu relatório de mídia social.

Todas as métricas já são apresentadas de forma visualmente atraente e de fácil leitura, o que simplifica muito a verificação para profissionais e clientes.

Mas é sempre bom lembrar que cada tomador de decisão tem um nível diferente de conhecimento sobre marketing digital e pode precisar de mais suporte para entender os resultados que lhe são apresentados.

Portanto, é sua responsabilidade dar os retoques finais na explicação contendo os objetivos e necessidades do cliente com base nesses dados, envolvendo-o em todos os detalhes do andamento do projeto.

Para tornar sua análise mais completa, também é eficaz inserir dados adicionais, prints e vídeos para personalizar as informações e tornar o relatório mais dinâmico.

Evite informações de relatórios duplicados

Ao escrever suas anotações, evite repetir números e se concentre em fornecer informações que expliquem os motivos desses resultados.

Por exemplo, se as métricas mostrarem que o alcance ou engajamento da página do Facebook não está tão bom em determinado período, aproveite para esclarecer, com suas próprias palavras, o que contribuiu para essa queda e o que você pode fazer para melhorar.

Impulsione o engajamento com os clientes

Um dos principais objetivos da análise sobre as reportagens nas redes sociais é dialogar com o cliente e fazê-lo refletir sobre as informações prestadas.

O relatório serve não apenas como meio de reportar dados, mas também como ferramenta relacional para estimular o debate e aproximar as partes.

Assim, ao construir sua análise, insira informações ou perguntas para engajar os tomadores de decisão de forma mais ativa e continuar a conversa com você.

Se ele estiver interessado em falar sobre os pontos listados em sua avaliação, isso significa que o relatório é válido e implementado com sucesso para melhorar a comunicação com os clientes!

Para melhorar ainda mais a interatividade, você também pode criar cronogramas que incluam os principais marcos do projeto, dando aos clientes uma visualização mais clara e aprofundada do que aconteceu ao longo da análise.

Concentre-se nas próximas etapas do projeto

Depois de apresentar todas as informações complementares de forma objetiva, o ideal é acrescentar à sua análise um plano traçado para o futuro do projeto.

Sabemos que o marketing digital exige nossa disposição para testar, analisar e reformular ações para alcançar os melhores resultados em uma estratégia proposta.

Portanto, este relatório existe não apenas para nos mostrar o status atual do projeto, mas também para servir de guia para entender as melhorias que precisam ser feitas na próxima fase para atingir os principais objetivos alinhados com o cliente.

Com base no grande quadro traçado na análise, você deve planejar o que fará no próximo ciclo e comunicar de forma clara e concisa os novos objetivos que nortearão a ação e serão estudados no relatório a seguir.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×