Experiência do usuário: 5 dicas para deixar o seu site mais simples e leve

A experiência do usuário é um elemento fundamental para a estrutura da maioria das empresas, principalmente por conta das mudanças que ocorreram no modelo de negócios em épocas mais atuais.

O mundo tem passado por um importante processo de tecnologia, conhecido como transformação digital. Nele, uma série de recursos se popularizou, começando a fazer parte do dia a dia das pessoas.

Como resultado disso, o perfil do cliente mudou consideravelmente. No lugar de um cliente passivo, que esperava a propaganda ir até ele, ficou uma figura muito mais proativa, interessada em saber mais sobre empresas de alpinismo industrial e o que ela pode oferecer.

Para conseguir lidar com este cliente e otimizar os processos de negociação dentro de sua empresa, muitas companhias começaram a entender a importância de oferecer uma experiência positiva em suas vendas.

Aos poucos, o UX, ou user experience, ganhou ainda mais destaque, e alguns clientes estão até mesmo dispostos a pagar um valor maior por um produto ou serviço, dado que a experiência superou suas expectativas.

O mercado digital, sobretudo, é muito concorrido. Novos sites são apresentados todos os dias, com ferramentas inovadoras e conteúdo de qualidade. Por isso, conseguir usar estes elementos deve ser um dos focos de qualquer empresa.

Os profissionais de design e marketing já começam hoje a planejar suas estruturas com esse tipo de foco, garantindo que a experiência do usuário será um dos elementos-chave para conseguir oferecer seus recursos de um sistema de atendimento com qualidade.

Um site precisa ter diversos elementos para que sua estrutura seja adequada. Essas questões variam de:

  • Velocidade de carregamento;
  • Design;
  • Usabilidade;
  • Linguagem.

Todos estes e outros elementos estão inseridos no conceito da experiência do usuário, criando um site adequado para o consumo e que seja satisfatório, fazendo com que novos consumidores se interessem pelo material.

Outro ponto importante da experiência do usuário é a fidelização de clientes. Quando um usuário novo conhece seu site e decide passar mais tempo nele, as chances de você fechar negócios são maiores.

Isso se torna ainda mais relevante quando você lida com clientes recorrentes. O consumidor que se fideliza fica muito mais próximo da empresa, gerando menos custo para aquisição e aumentando o faturamento da sua empresa prestadora de serviços de limpeza.

Além disso, um cliente fidelizado é muitas vezes um promotor da marca. Isso porque ele vai desejar compartilhar sua experiência positiva com seus amigos e familiares, ampliando ainda mais suas oportunidades de negócio com novos consumidores.

Como otimizar a experiência dos seus usuários?

Agora que você entende um pouco mais a importância da experiência do usuário em sua estratégia de marketing, é hora de identificar como melhorar essa questão dentro de seu site, tornando-o muito mais interessante para o público.

É importante ter em mente que existem diversos pontos a se levar em conta nesse tipo de questão, principalmente porque cada site é único no mercado e tem suas próprias particularidades para lidar.

Por isso, é muito pouco provável que dois sites diferentes tenham o mesmo tipo de resultado com suas ações, ainda que ambos estejam trabalhando dentro de um único segmento de atuação de uma empresa de automação residencial.

Adaptar esse tipo de informação para sua realidade é a maneira mais eficiente de se estruturar, garantindo uma ação muito mais efetiva para a conquista de clientes e o fechamento de novos negócios.

Com uma experiência de usuário de qualidade, você consegue otimizar uma série de elementos que acabam sendo fundamentais no processo de otimização de sua marca, garantindo um posicionamento muito melhor no mercado.

Além disso, outras pessoas se aproximarão da marca, desejando a experiência que ela está oferecendo para melhorar esse tipo de situação, tornando sua marca muito mais relevante no nicho em que ela se encontra.

1 – Conhecendo seu público

O primeiro passo para ter uma boa experiência de usuário em seu site é saber para que usuário você está fornecendo essa experiência. Isso ajuda a determinar quais ações serão mais importantes a longo prazo.

O grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, cuja propensão de consumo em seu site são grandes é considerado seu público-alvo, e será a base desse tipo de operação em sua distribuidora de produtos de limpeza.

Com o público-alvo, você entende melhor quem é o consumidor que procura por experiências em seu site, e consegue identificar ações que possam atraí-lo ainda mais para esse tipo de ação.

Apesar de ser muito funcional, o conceito de público-alvo ainda é muito genérico, e em diversas ocasiões pode acabar não sendo o suficiente para criar uma experiência realmente adequada. Nesse caso, o ideal é contar com uma persona.

A persona é uma criação fictícia, que utiliza dados de seu público-alvo e de operações anteriores da empresa para tomar forma. Essa figura é muito complexa, possuindo tanto questões comuns quanto um perfil psicológico completo.

A persona ajuda a responder as perguntas que você possui sobre o tipo de material que está elaborando, e isso pode acabar fazendo com que você consiga resultados muito mais efetivos a longo prazo.

2 – Fluxograma do site

Os fluxogramas são uma excelente maneira de organizar seu conteúdo para criar material de qualidade para os usuários. A fluidez no consumo de um conteúdo é parte fundamental de qualquer ação estratégica.

A experiência do usuário é muito mais satisfatória quando ele entende como navegar por seu site, absorvendo os conteúdos com qualidade e trabalhando com uma sequência de elementos, muito mais fácil de absorver a informação.

Através do fluxograma, você consegue preparar todas as informações que pretende apresentar no site e entender suas conexões e vínculos. Dessa maneira, você consegue entender melhor o que precisa de mais destaque em seu site de uma empresa de câmera de segurança.

Ter uma estrutura adequada de fluxo em seu site ajuda a prevenir uma série de complicações, incluindo problemas técnicos que podem ser apresentados no futuro, como bugs e erros.

Assim, você consegue entender melhor as informações que está oferecendo e que tipo de material pode ser utilizado para melhorar ainda mais esse modelo de conteúdo, aumentando suas chances de engajamento.

Com esse tipo de ferramenta, a experiência de leitura do usuário é aprimorada consideravelmente, tornando seu site muito mais satisfatório para esses consumidores.

3 – Monte um rascunho

Um site requer muito trabalho e uma estrutura de montagem funcional. Pensando nisso, é fundamental que você consiga definir um bom posicionamento em todos os elementos para otimizar o consumo do material.

Com um rascunho de seu site, você consegue visualizar todos os elementos que foram planejados na etapa anterior, para identificar falhas e bugs que podem estar sendo trabalhados.

O rascunho não precisa ser digital, uma vez que ele é apenas uma ideia do que está sendo apresentado. Por isso, você consegue otimizar esses resultados de forma muito mais expressiva quando o consumidor for comprar compressor.

4 – Identidade visual

Parte muito importante de se manter relevante no mercado é ter uma identidade visual adequada. Esse tipo de ferramenta ajuda a manter a estrutura de seu site familiar e melhora muito a experiência do usuário que está consumindo-o

Procure layouts mais minimalistas, mas sempre mantendo os padrões de cores e fontes para que o cliente entenda onde ele está a todo momento. Dessa forma, você cria um perfil mais funcional com esse tipo de ferramenta.

Colocar as características de sua marca em seu site é muito importante para que o cliente entenda sempre o que ele está consumindo, tornando sua empresa ainda mais relevante dentro de seu nicho.

5 – Testes de qualidade

O que talvez seja um dos elementos mais importantes desse processo, os testes são essenciais para garantir os resultados que você está buscando com esse tipo de operação com fabricantes de gôndolas em sp.

A melhor pessoa para identificar se a experiência do usuário é satisfatória é você próprio, uma vez que você pode identificar falhas e gargalos na estrutura de seu site e o que pode melhorar nessa questão.

Testar diferentes layouts, posições de informações e até mesmo onde os produtos estão localizados ajuda a entender melhor suas possibilidades, e perceber o melhor tipo de interação que esse tipo de ação pode trazer.

Considerações finais

Trabalhar com a experiência do usuário pode ser uma questão extremamente satisfatória, que utilizará uma série de recursos e possibilitará mais resultados para suas ações, garantindo uma estrutura adequada para esse tipo de situação.

Assim, você consegue ampliar seus resultados e tornar-se uma verdadeira liderança no mercado, com um site que atrai cada vez mais usuários por conta de sua qualidade acima da média.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×