KPI: Entenda o que é e como mensurar os dados dentro do marketing digital

Realizar campanhas e ações de marketing cada vez mais assertivas é algo que as empresas buscam praticamente o tempo todo, entretanto acompanhar o KPI é algo essencial e que deve ser sempre realizado.

Mais importante do que as estratégias de marketing digital e ações que estão sendo realizadas em seu negócio, é acompanhar os resultados e ter noção de como está sendo o desempenho de cada estratégia.

De nada adianta realizar uma série de investimentos e estratégicas se a sua empresa não tem noção de como elas estão se saindo, podendo nesses casos até mesmo perder recursos e tempo.

Diante disso, os KPIs permitem acompanhar os números e resultados de tudo aquilo que agrega valor ao seu negócio, fazendo com que se estabeleça em seu negócio um ambiente de investimentos assertivos e eficazes.

Para se ter ideia, segundo alguns dados da Content Trends, as empresas que acompanham suas estratégias periodicamente se dizem 50% mais bem sucedidas do que aquelas que não fazem o mesmo.

Por isso, para que em sua empresa de comunicação visual em acrílico, se tenha uma noção exatamente do que está funcionando, o que merece mais atenção e o que precisa ser ajustado, aplicar os KPIs é algo necessário e totalmente essencial.

Afinal, diante de um mercado cada vez mais competitivo não se tem espaço para que os erros possam ser realizados, assim diante de cada estratégia e ação, é necessário ter um acompanhamento e saber o que está dando bons resultados.

Pensando nisso, hoje iremos falar justamente sobre os KPIs, evidenciando a sua significação, para que eles servem, a sua importância, a sua finalidade dentro de uma estratégia digital e tudo o que você precisa saber sobre esse recurso. Confira!

O que é KPI?

O KPI através das suas siglas evidenciam a expressão Key Performance Indicator sendo traduzido como Indicador-chave de Performance, sendo utilizado principalmente para avaliar determinadas iniciativas e investimentos.

Assim, através da aplicação e funcionamento desse recurso se entende as atitudes e ações que estão atendendo ou superando as expectativas do público em relação aos objetivos propostos pela organização.

Dessa forma, ao aplicar o KPI se tem o conhecimento das métricas que estão dando resultados, fazendo principalmente com que se evite investimentos e tempo diante de estratégias que não estão dando bons resultados.

Por exemplo, ao aplicar o KPI diante de um investimento em seu negócio de outsourcing de TI, se entende o quanto esse investimento está dando bons resultados e até mesmo se vale a pena continuar com essa ação.

Além disso, um KPI pode ser um número ou até mesmo um percentual. Se você quer medir quantas páginas um visitante viu no blog que você criou, você terá um número, já por exemplo a taxa de rejeição do seu blog é um percentual.

Por isso, ao aplicar e ter o conhecimento sobre essa técnica sua empresa tende a garantir benefícios únicos, realizando investimento e ações cada vez mais importantes e pontuais.

Para que serve o KPI?

Os KPIs servem principalmente para verificar se as estratégias e ações da sua empresa estão dando os resultados pretendidos, fazendo com que haja um direcionamento e consciência em relação ao que está dando resultados positivos.

Com essa ferramenta é possível que em sua empresa de calibração de equipamentos de medição se mensure os resultados de estratégias de marketing, o engajamento do público e até mesmo as métricas de atendimento aos clientes.

Assim, sua empresa ao investir e aplicar essa ferramenta tende a estabelecer o máximo de precisão em seus investimentos, realizando estratégias precisas e que tendem a dar resultados únicos através da sua implantação.

Por isso, para que em seu negócio se estabeleça um cenário de investimentos precisos e que o público se sinta sempre bem atendido, aplicar os KPIs é um passo necessário e que faz toda a diferença.

Importância e finalidade do KPI

Diante do seu próprio conceito e significação o KPI já indica a sua importância para as empresas e o quanto sua aplicação é necessária. Isso principalmente porque o KPI consiste em uma ferramenta que permite mensurar resultados de diferentes áreas em um negócio.

Por isso, assim como um controlador de acesso empresas tende a monitorar e sempre estar atento ao que ocorre, os KPIs também são essenciais diante do seu monitoramento e avaliação aos processos.

Além disso, os KPIs tendem a identificar o que está dando certo e gerar insights para melhorar o que precisa ser ajustado, estabelecendo em sua empresa o máximo de assertividade e precisão diante de cada momento.

Por isso, diante de um mercado que se caracteriza por sua extrema concorrência estabelecer essa ferramenta é dar um passo preciso rumo a investimentos e estratégias cada vez mais impactantes.

Por que os KPIs são essenciais?

Os KPIs se mostram essenciais justamente por oferecerem um diagnóstico da empresa para se posicionarem melhor no mercado, gerando novos desafios e principalmente ações e investimentos precisos a serem realizados.

Ao ter os KPIs sobre a mira da sua empresa é importante comparar processos e através  disso saber o que esperar dos resultados e sempre estar atento ao que seu negócio pode fazer para estar diante de investimentos preciosos e cenários totalmente vantajosos.

Por isso, é necessário enxergar esses indicados como um dos principais pilares para a criação de qual for a estratégia a ser desenvolvida, reunindo muito mais precisão diante de cada momento.

Assim, desde um anúncio sobre uma espuma acústica industrial a um investimento em uma nova ferramenta, estabelecer e aplicar os KPIs é um passo necessário e totalmente determinante.

Principais tipos de KPIs existentes

Quando se considera os KPIs e toda a sua importância, existe uma infinidade de indicadores que podem ser essenciais para as suas estratégias, gerando muito mais assertividade e um monitoramento preciso através da sua aplicação.

Por isso, você pode utilizar diferentes tipos de indicadores de acordo com os interesses do seu negócio, por exemplo para medir a conversão de leads sobre um conteúdo de licenciamento extração mineral se tem um KPI específico, já quando se considera assinantes do seu blog também já se tem outro KPI.

Assim, para ficar mais simples esse entendimento, confira os principais tipos de KPI e tenha ainda mais noção desse monitoramento.

KPIs primários

Esses indicadores se caracterizam principalmente por ser um indicador de performance e por deixar claro como a sua empresa está se saindo em relação aos seus principais objetivos e investimentos realizados.

Dentre os KPIs primários que merecem destaque e são amplamente utilizados diante das empresas, podemos destacar:

  • Leads;
  • Tráfego;
  • Custo de aquisição por lead;
  • Taxa de conversão;
  • Receita total;
  • Receita por compra.

Assim, ao ter essas informações a disposição se tem um direcionamento em relação às ações a serem realizadas, gerando um ambiente muito mais preciso e que tende a ser primordial diante dos objetivos da sua empresa.

KPIs Secundários

Esses indicadores têm como seu principal objetivo e intuito reforçar os indicadores primários e mostrar que os testes e gerenciamento de estratégias estão no caminho certo.

Por isso, assim como uma declaração de importação é essencial em sua empresa, ter esses indicadores é um ponto-chave e determinante ao se tratar das ações e investimentos do seu negócio.

Alguns indicadores secundários que são essenciais e que devem ser considerados são:

  • Custo por lead em cada estágio do funil;
  • Assinantes da newsletter;
  • Assinantes do blog;
  • Visitas recorrentes do blog;
  • Custo por visitante;
  • Preço médio por transação.

Lembre-se sempre que os KPIs secundários devem justificar os primários, mostrando como os resultados estão sendo atingidos.

KPIs práticos

Ao considerar uma campanha de marketing digital e inbound marketing, quem gerencia e administra o dia a dia precisa realizar testes constantes e acompanhar dados mais detalhados sobre o comportamento, aquisição e características dos usuários.

Por isso, assim como a utilização de uma célula automatizada é essencial quando se pensa nas indústrias, diante desse gerenciamento é essencial considerar uma listinha de indicadores, sendo eles:

  • Pageviews;
  • Páginas/visita;
  • Bounce Rate;
  • Melhores landing Pages;
  • Page Rank;
  • Palavras-chave mais pesquisadas;
  • Conteúdo mais lidos/visitados;
  • Tráfego;
  • Interações iniciais.

Assim, diante da aplicação e monitoramento dos KPIs é essencial entender o que importa para os objetivos impostos e principalmente o que vai auxiliar para entregar melhores resultados diante dos investimentos da empresa.

Por isso, quanto mais se acompanhar e estar atento a cada KPI mais sua empresa tende a criar um ambiente assertivo e totalmente eficaz em relação aos seus investimentos e cada ação a ser realizada, gerando benefícios totalmente valiosos e únicos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×