Site: Saiba como mensurar resultados de sites que investem em conteúdos

Para obter os resultados esperados de suas páginas, é importante mensurar dados e informações sobre o andamento das interações dos usuários.

Investir em conteúdo para as mais diversas plataformas disponíveis é uma das fortes tendências do mercado atual. Isso significa:

  • Publicar artigos e textos em sites e blogs;
  • Produzir vídeos;
  • Produzir podcasts;
  • Produzir músicas.

Tudo isso para plataformas diversas, marcando presença nas redes sociais de forma relevante. As empresas que estão investindo em conteúdo percebem a importância dessa estratégia e sites que investem em conteúdo já colhem os frutos desse trabalho.

A questão aqui é se você e sua empresa realmente entendem a importância de se investir em conteúdo. Outra questão é se o conceito de inbound marketing, o marketing de atração, está bem solidificado nas suas estratégias.

Visando mostrar mais sobre a mensuração de resultados em sites que investem em conteúdo, trouxemos este artigo.

As vantagens dos sites que investem em conteúdo

Pode ser que alguns pensem que investir em conteúdo seja uma perda de tempo, mas não é o caso de uma empresa de sensores de segurança para máquinas.

Essa é uma estratégia de marketing que apesar de não ser muito nova, ainda encontra grande resistência diante de alguns formatos tradicionais, e que ainda podem estar dando certo.

Mas pode ter certeza que sites que investem em conteúdo têm uma abordagem que dá bons frutos. Pontuamos a seguir os motivos para que isso aconteça, que são benefícios trazidos por esse trabalho.

Aumenta o interesse do público

Quando você entrega um conteúdo relevante para um potencial cliente, você está mais do que simplesmente oferecendo um produto ou serviço a ele. Na verdade você vai entregar algo que ele já estava procurando, fazendo com que se sinta satisfeito com o que achou.

A partir daí pode ser que o interesse dele por sua marca de calibração de equipamentos de medição aumente, de forma que cresçam as chances dele fazer negócios com você.

Isso é algo que não é comum de ver acontecer no marketing tradicional, também chamado outbound marketing.

Nesse caso o cliente é abordado diretamente pela marca, e mesmo com uma segmentação de público muito boa, é menor a chance que o conteúdo desperte interesse do cliente.

Estratégia de baixo custo

Algo que você já deve saber é que investir em conteúdo por meio de uma estratégia de inbound marketing é mais barato do que investir no marketing tradicional.

No caso de empresas que possuem poucos recursos, o investimento em conteúdo pode ser a melhor escolha.

Essa é uma estratégia que dá resultados a médio e longo prazo, mas se a empresa investe em conteúdo orgânico baseado em SEO, a otimização para mecanismos de busca, o resultado pode chegar mais rápido.

Aumenta as chances de venda

Para uma empresa de gerenciamento de switches, além de ser uma estratégia mais barata, o inbound marketing ainda se mostra mais eficiente no médio e longo prazo que o marketing tradicional.

Isso se reflete diretamente no aumento de chances de vendas, não importando se sua solução é um produto ou serviço.

E não é difícil entender por que isso acontece, pois com uma estratégia de captura da atenção da pessoa fazendo com que ela busque por sua marca ou empresa, e não o contrário, a chance de atrair clientes em potencial é muito maior.

Tendo mais clientes em potencial, consequentemente você tem mais chances de vendas e lucros.

Outros benefícios

Indo mais além dos benefícios que já listamos, podemos ainda mencionar outras vantagens da produção de conteúdo:

  • Confere maior autoridade à empresa;
  • Permite uma segmentação muito maior;
  • Possibilita uma análise de resultados mais precisa;
  • Educa o cliente na jornada de compras;
  • Pode ser combinada com outras estratégias.

O fato é que sua empresa de registrar aplicativo pode ter grandes ganhos com a produção de conteúdo e o inbound marketing.

Agora mude a sua mentalidade sobre dados

Quando as pessoas começam a se interessar por análise de resultados, podem perceber que o erro começa na própria mentalidade frente aos números.

Em um cenário em que temos acesso a um alto volume de informações, é possível reunir um monte de números bonitos que no fundo não dizem nada sobre sua estratégia.

O primeiro passo é fazer as perguntas certas, pois é com elas em voga que os números fazem sentido. É preciso uma mentalidade apropriada de análise de métricas, dados e informações para que sua estratégia de programa de educação ambiental funcione.

As principais métricas para análise

Para já começar com bons resultados é preciso acompanhar de perto uma série de métricas na estratégia de conteúdo. Elas são os dados que ajudam a mensurar o sucesso ou insucesso de uma iniciativa de marketing.

O que existe é uma grande variedade de métricas e números que podem ser observados, variando de acordo com o nicho em que sua empresa está inserida. Vamos falar de algumas métricas que precisam ser observadas quando o assunto é produção de conteúdo.

O primeiro são os visitantes únicos, que te ajudam a dimensionar o tamanho da audiência pela porcentagem de visitantes novos e visitantes que retornam com frequência.

Os visitantes na página te permitem identificar qual é o tipo de conteúdo que os visitantes têm mais interesse em suas páginas de serviços elétricos em geral. O tempo gasto na página mostra a você o quão satisfeito os visitantes estão ao acessar sua página.

A taxa de abertura de e-mail mostra a quantidade de pessoas em sua lista que clicaram para ler o e-mail disparado.

A taxa de descadastro mostra entre aqueles que recebem conteúdo por e-mail, quantos estão descadastrando, permitindo pensar em estratégias para reverter esse quadro.

Outra métrica são os seguidores, os compartilhamentos, curtidas e comentários, que mostram o tamanho do engajamento da sua audiência nas redes sociais.

A duração da sessão permite que você saiba quanto tempo um usuário passa consumindo seus conteúdos em uma única visita. As páginas por sessão contam a quantidade de páginas que um usuário visitou, mostrando se ele tem interesse por outros assuntos.

E a taxa de conversão mostra quais conteúdos estão fazendo os potenciais clientes avançarem dentro do funil de vendas.

Em empresas de montagem elétrica industrial e outros segmentos, as estratégias de conteúdos podem levar em consideração uma série de outros aspectos.

Mas estes que citamos são os principais, e analisando-os cuidadosamente e agindo sobre os resultados é possível fazer com que um site que investe em conteúdo traga muitos resultados interessantes.

Conteúdo orgânico e SEO: como otimizar?

Não são apenas as métricas que precisam ser consideradas em uma boa estratégia de conteúdo, é preciso ter as ferramentas certas e saber como utilizá-las para otimizar os conteúdos publicados na internet.

Podemos dispor essas ferramentas nas seguintes categorias:

  • Sistema de Gerenciamento de Conteúdo (CMS);
  • Marketing de conteúdo;
  • SEO e conteúdo orgânico;
  • Análise de sites;
  • Landing page;
  • E-mail marketing;
  • Automação de e-mail marketing;
  • Monitoramento de redes sociais.

Como o marketing digital não para de crescer, existem diversas ferramentas que podem preencher cada uma dessas categorias.

Se formos pensar especificamente em um site que produz conteúdo, o mais natural é que o foco fique sobre aspectos como SEO e conteúdo orgânico.

Pensar na estratégia de conteúdo, analisar o site com frequência e investir em uma estratégia de marketing de conteúdo pode fazer muita diferença para sua empresa de cabines de media tensão.

Esperamos neste ponto que você tenha entendido a importância de se investir em conteúdo, bem como a importância de uma boa análise de métricas e a utilização das ferramentas corretas conforme seus objetivos.

Não é um processo fácil, mas quem coloca em prática com o tempo vê os resultados de seus esforços em mais vendas e lucros.

Considerações finais

Podemos dizer que uma das grandes vantagens do marketing de conteúdo é a capacidade de mensurar o resultado de ações e estratégias, e consequentemente calcular o ROI (Retorno sobre Investimento).

Com um alto volume de dados disponíveis, é preciso saber exatamente quais são as perguntas certas dentro de sua estratégia.

Mensurar os resultados de marketing de conteúdo costuma ser um grande desafio, de forma que a pesquisa da Content Trends aponta que esse é o principal desafio de quase 50% dos profissionais de marketing.

Neste artigo você conferiu os benefícios da produção de conteúdo para os sites, como aumentar o interesse do público, ser uma estratégia de baixo custo, aumentar as chances de vendas e ainda ter outros benefícios.

Invista em uma boa estratégia de marketing de conteúdo e colha excelentes frutos em um futuro próximo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×