SEO para WordPress: Veja algumas dicas para otimizar o seu site

O WordPress é um dos principais meios de atingir um bom resultado dentro da internet. Essa plataforma para blogs e sites possibilita uma série de personalizações, que são ideais para você conseguir atingir seu público.

Mesmo que você não tenha altos conhecimentos de programação, é possível trabalhar de forma muito simples com esse tipo de recurso, o que normalmente impacta diretamente na forma como seu site é executado, independentemente do tipo de mídia ser:

  • Conteúdo escrito;
  • Produção audiovisual;
  • Podcasts;
  • Imagens e fotografias.

Através de plugins prontos, feitos por uma enorme comunidade que é extremamente ativa, é possível utilizar recursos avançados com um simples clique, tornando seu site mais efetivo para os fins que você está tentando aplicar.

Entretanto, não adianta ter um site perfeito se o público não chegar até ele. Você deve pensar em formas de ampliar suas possibilidades quando lida com esse tipo de ferramenta para realmente garantir um bom resultado.

Para isso, você precisa atingir seu público, e a melhor maneira de fazer isso é através dos motores de busca. Pensando nisso, muitas empresas de consultoria e licenciamento ambiental trabalham para otimizar esses processos em seus sites.

O SEO, ou Search Engine Optimization, é o nome dado ao grupo de tarefas que tem como principal objetivo melhorar o engajamento que uma página consegue fazer ao lidar com o público de forma digital.

Normalmente, quando um usuário tem qualquer dúvida ou questionamento, ele entra em um site de pesquisa e digita uma série de palavras-chave, que são planejadas para que ele encontre a solução necessária para seu problema.

Os algoritmos desses sites então fazem uma varredura por seus bancos de dados, procurando material que de fato faça a diferença para a resposta do consumidor. Os algoritmos então criam uma lista de resultados.

Ao apresentar para o consumidor, a lista é modulada por ordem de relevância, e normalmente ainda nos primeiros links o cliente pode encontrar exatamente o que ele estava precisando.

Por conta disso, estar no topo dessas listas é um desejo de qualquer empresa que está buscando um bom posicionamento no mercado, muitas vezes realizando a atualização de firmware de seu site para manter-se em evidência.

A maioria dos motores de busca não oferece quais são os tópicos abordados pelos algoritmos quando eles estão fazendo a varredura no sistema, e por isso você deve tomar algumas precauções quando for aplicar o SEO.

Em primeiro lugar, é preciso pensar que as ferramentas propostas pelo SEO são códigos de boas condutas na internet, que naturalmente tornarão seu material mais interessante e atrairão o público com mais facilidade.

Além disso, é possível usar ferramentas como um ERP integrado para deixar ainda mais fácil esse tipo de comunicação, conseguindo encontrar todas as informações que você precisa de forma simples e prática.

Por isso, saber quais ferramentas são mais funcionais para impulsionar seu site WordPress e garantir uma estrutura de qualidade para ele é fundamental, ampliando muito suas chances de sucesso.

Como otimizar um site WordPress?

Agora que você conhece um pouco mais do modelo do WordPress e a importância de ter um bom SEO, é hora de identificar quais são os principais itens que você pode utilizar para conseguir uma estrutura adequada nesse tipo de ação.

Vale lembrar que cada site é único na internet, e existem milhões de opções para você escolher e personalizar seu blog no WordPress como desejar. Por isso, é muito comum que duas empresas acabem com sites completamente diferentes.

Ainda assim, é interessante ter alguns nortes a seguir com relação ao SEO, principalmente porque algumas companhias não entendem todas as possibilidades que são apresentadas por conta desse tipo de ação.

Para conseguir aproveitar o melhor da plataforma, é importante ter atenção em alguns itens primordiais para otimizar o impacto que os usuários recebem de sua empresa ao fazerem buscas pela internet.

Escolha de tema

Um dos primeiros pontos a se pensar quando você está montando um site no WordPress é a escolha de tema. O tema nada mais é do que a interface gráfica do site de sua empresa de desenvolvimento de software automação comercial.

Embora algumas empresas optem por mandar fazer um tema personalizado para suas necessidades, esse processo pode ser bastante custoso, e algumas companhias não têm orçamento necessário para isso.

Nesse caso, o ideal é escolher um tema pronto, seja ele gratuito ou pago, que atenda todas as necessidades que o empresário precisa para lidar com esse tipo de situação referente ao site.

Muitos temas hoje já são considerados SEO Friendly, o que significa que são desenvolvidos com base no desempenho de um site por seu SEO. Esses templates facilitam uma série de pequenos ajustes que podem fazer a diferença para um site.

Um bom posicionamento junto aos motores de busca depende de uma série de fatores, e contar com um tema que já está preparado para lidar com todas essas questões pode ser uma das formas mais efetivas de garantir mais sucesso.

Plugins de análise

Outra questão muito importante para o SEO é ter ferramentas que possibilitem uma avaliação de seu conteúdo, e do quanto ele está pronto para a abordagem por parte dos algoritmos de motores de busca.

Com um plugin de análise você pode imediatamente avaliar todo o conteúdo que já foi publicado ou mesmo fazer uma avaliação em tempo real para permitir que seu material sempre esteja vinculado a um modelo mais propício para ser encontrado.

Os plugins mais famosos, que normalmente são muito efetivos em sua função, possuem opções gratuitas e premium, na qual você paga uma mensalidade para conseguir melhorias dentro da aplicação.

O valor de investimento nesse tipo de recurso é relativamente baixo, principalmente quando você percebe os benefícios que podem ser conseguidos utilizando esse tipo de ferramenta com mais efetividade em seu serviço de cross docking.

Otimização de URLs

As URLs são os endereços de seu site, e normalmente cada página tem sua própria URL. Quando os algoritmos fazem a varredura pelo sistema, os títulos e endereços são os primeiros locais onde eles procuram as palavras-chave do consumidor.

Por isso, uma boa estrutura de URL edita os nomes dos endereços para torná-los mais fáceis de serem encontrados, evitando os complexos códigos de números e letras gerados automaticamente pelo sistema.

Quanto mais simples for a URL de seu site, maiores são as chances de você subir no ranqueamento dos motores de busca, sendo encontrado por muito mais consumidores e permitindo uma interação maior com o público que procura uma célula automatizada.

Search console

O Search Console é uma ferramenta da Google, gigante no mercado digital que atua como motor de busca, além de apresentar uma série de recursos para usuários finais e empresários.

Com o search console você tem uma estrutura de avaliação muito mais precisa para entender o SEO de seu site WordPress, trabalhando com uma série de atalhos que tornam todo o processo muito mais simples.

O search console também pode indicar elementos de seu site que podem melhorar, tornando-o mais propício para subir no ranqueamento junto a esse motor de busca em particular e aumentar seu alcance em milhões de usuários.

Palavras-chave

As palavras-chave são um dos elementos básicos de SEO. Quando um cliente está procurando por dispositivos de controle industrial, é comum que ele utilize uma série dessas palavras-chave para segmentar a busca.

Quando você consegue inserir esse tipo de material em seu texto, as chances de sucesso são muito maiores, pois os algoritmos estão ativamente buscando por conteúdo como esse.

Entretanto, é importante evitar os excessos. Os algoritmos de motores de busca se refinaram e se tornaram mais criteriosos justamente por conta do abuso de muitos empreendedores.

As pessoas criavam páginas repletas de palavras-chave, mas sem nenhum conteúdo. Isso gerava insatisfação e fazia com que os usuários fossem procurar em outros motores de busca pelo que precisavam.

Visando uma melhoria em sua estrutura de negócios, os algoritmos avaliam quando uma página usa palavras-chave demais, marcando-a como suspeita e diminuindo o impacto que poderia ser alcançado por ela.

Considerações finais

Saber utilizar corretamente o SEO em seu site WordPress é uma excelente maneira de conseguir resultados melhores para sua companhia de automação industrial, por isso é fundamental que você consiga aplicar estes conceitos no seu dia a dia.

Quanto mais esses recursos são explorados, maior é a chance de você impactar positivamente esses elementos, criando um site muito mais adaptado para o mundo moderno e que pode ter uma série de benefícios.

Por isso, é importante saber como aplicar estes conceitos em seu site para otimizar seus resultados a longo prazo com relação ao SEO.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×