Buzz Marketing: Entenda como ampliar o alcance da sua empresa digitalmente

Garantir com que uma marca alcance certa repercussão através de suas ações é algo que exige um empenho cada vez maior de quem é responsável pela comunicação dessas empresas, sendo preciso conhecer as melhores estratégias, incluindo o buzz marketing.

Isso por causa da alta competitividade que se encontra no mercado atual, principalmente acerca do cenário digital, onde o número de usuários e de empresas crescem proporcionalmente, trazendo novas oportunidades, mas também desafios para as marcas.

Tudo por causa da dificuldade em conquistar a atenção de um usuário que é exposto diariamente a um número amplo de conteúdos, e não só por parte de negócios concorrentes, mas também pelos próprios usuários, que interagem entre si nessa rede.

Cenário essa fazer com que uma companhia, junto ao seu sistema adotado de controladoria empresarial, tenha uma atenção específica a recursos de comunicação a serem adotados, de forma a destacar o nome de uma marca na internet com seu público.

Uma relação que é de grande importância para que uma marca consiga se destacar no ambiente digital e posteriormente no cenário físico, acumulando assim uma performance positiva com todos os seus possíveis públicos, de forma independente onde se encontram.

Até porque as plataformas digitais não trazem benefícios apenas para negócios exclusivos do setor digital, sendo pontos que também podem ser trabalhados por companhias que atuam unicamente no ambiente físico, mas que podem buscar uma comunicação nas redes.

Cenário então que permite a um escritório responsável por ações de monitoramento ambiental, algo necessário para se manter um controle do setor agrícola, por exemplo, divulgar seus serviços na internet, usando das redes sociais para alcançar novos públicos.

O mesmo tipo de ação que pode se repetir para diferentes negócios presentes na sociedade atual, sejam para os atuantes físicos, digitais, além dos híbridos, que buscam se destacar em ambos os tipos de plataformas.

No entanto, conforme já foi indicado, alcançar esse tipo de reconhecimento pode ser algo difícil nos dias de hoje, frente à ampla concorrência que se encontra. A resposta para isso é a adoção de ações de estratégias mais diretas, o que nos faz voltar ao buzz marketing.

A importância e o funcionamento do Buzz Marketing

A função das estratégias de marketing é garantir que um negócio tenha uma melhor performance para cada um dos seus objetivos, propósitos que costumam ter foco no número de vendas, mas que passam também por uma pluralidade maior de metas.

Para cada objetivo existe uma estratégia em especial, com as práticas de marketing sendo direcionadas também para o mercado de atuação de cada companhia. Da mesma forma em que existem métodos mais generalizados, tal como funciona o buzz marketing.

Um conjunto de práticas voltadas a garantir uma maior repercussão para uma marca, seus produtos, serviços ou qualquer tipo de artifício ao qual uma companhia tenha interesse em aumentar o seu impacto a ser causado no mercado, com destaque para o seu público.

O que pode incluir o destaque a ser trabalhado em cima de uma nova aplicação a ser adotada por uma empresa, como um restaurante que passa a instalar um totem de auto atendimento fast food em suas lojas, buscando um certo reconhecimento em cima disso.

E é justamente esse tipo de atenção que pode ser conquistada através do buzz marketing, uma estratégia voltada a conquistar um certo “buzz” para um assunto em particular, certos comentários e burburinhos, um zumbido que faz esse termo receber a nomeação em inglês.

Por anos esse tipo de estratégia já podia ser visto sendo aplicado no cenário do mercado tradicional, no entanto as suas aplicações digitais fazem com que tal tipo de prática venha recebendo um destaque maior, principalmente em frente à sua relevância ao cenário atual.

Pois em um mundo onde as plataformas digitais são cada vez mais importantes para o público, e por consequência disso ao mercado, saber como se destacar nesse tipo de ambiente acaba sendo o principal desafio a ser superado pelas marcas atualmente.

De frente a isso, o buzz marketing acaba se tornando uma marca, permitindo com que negócios de valores distintos, de uma empresa de criação de softwares até uma rede de restaurantes, consigam obter atenção aos seus negócios através da internet.

Mas para que tal reconhecimento seja alcançado, certas características precisam ser abordadas por parte de uma marca, principalmente através de suas campanhas a serem trabalhadas, com um destaque especial para suas vertentes digitais.

Tudo a ser desenvolvido a partir do trabalho a ser feito em cima de alguns gatilhos capazes de gerar o “buzz” que uma empresa pode estar em busca.

Principais gatilhos do Buzz Marketing

Se o objetivo do buzz marketing é causar uma certa repercussão, ou seja, ir além do impacto que uma simples ação comercial poderia causar, é preciso então trabalhar com algumas estratégias específicas que permitam a comunicação da marca obter tal destaque.

Dentro dessas possibilidades, é válido dar atenção a alguns gatilhos que, ao serem bem administrados, são capazes de fazer com que uma marca obtenha seu impacto desejado.

Tudo a fazer com que uma empresa, desde o processo de patenteação de marca até a sua apresentação ao público, receba o maior destaque possível, sendo necessário então ter atenção aos seguintes gatilhos:

Tabu

O tabu engloba a abordagem em cima de temas que podem ser vistos como polêmicos, envolvendo assim a escolha de alguma posição em cima de algum assunto discutido pela sociedade.

Apesar de útil em relação ao destaque a ser conquistado por uma campanha, é importante ter cuidado com esse tema pode causar um impacto negativo se não for bem administrado.

Incomum

O incomum é algo também que foge do ambiente tradicional, porém como algo menos polêmico, adotando isso a apresentação de algo novo ao mercado, adotando isso um viés revolucionário.

Extraordinário

O gatilho extraordinário está mais voltado a garantir a melhor experiência possível aos clientes, trabalhando assim para entregar algo de extraordinário à sua audiência, destacando assim tópicos como:

  • Experiência do cliente;
  • Preço;
  • Nova embalagem;
  • Promoção.

Ou seja, ações que destaquem a empresa para o seu público, passando até mesmo pela distribuição de brindes personalizados diferentes para conquistar uma boa relação com o seu público.

Chocante

O choque também pode ser um importante gatilho para conquistar a atenção do público, trabalhando assim como ações inéditas ou pouco usuais no mercado. Assim como a questão do tabu, é importante ter cuidado com o tipo de choque a ser causado.

Hilário

O humor é outro ponto que pode ser trabalhado em campanhas de buzz marketing, principalmente por trabalhar com o interesse e interação com o público. O que faz, por exemplo, que esse tipo de estratégia seja muito comum em ações publicitárias.

Em relação ao buzz marketing só é necessário dar um foco especial para tal tema, ampliando assim a relação a ser obtida com possíveis clientes.

Segredo

Quando se fala sobre instigar o público, o tópico de segredo é o que mais se destaca, sendo uma ação de grande valor de ser trabalhada para o lançamento de algo novo ao público, como uma empresa de tecnologia que irá trabalhar com uma atualização de firmware.

Além de todo o mistério que pode ser criado em cima de alguma novidade, instigando uma audiência a observar essa estratégia e, posteriormente, se relacionar e consumir com o que for apresentado por tal empresa.

Ao trabalhar com todos esses gatilhos, uma campanha de buzz marketing pode encontrar melhores efeitos, obtendo assim certos benefícios, entre eles:

  • Atenção do público;
  • Maior interação com a marca;
  • Conquista de objetivos;
  • Construção de uma relação futura;
  • Novas oportunidades de negócio;
  • Aumento de competitividade.

Para obter tais vantagens é preciso conhecer a fundo algumas características desse tipo de ação, incluindo a diferença entre o buzz marketing e o marketing viral, pois mesmo ambos trabalhando em obter uma atenção diferenciada, o buzz marketing é mais estratégico.

Ou seja, não está atrás apenas de um destaque generalizado, mas sim trabalha para conquistar certa atenção para temas específicos, tal como o lançamento digital de um uma loja física que passa agora a adotar um sistema de entregas e commerce.

Exemplos de ações de Buzz Marketing

O sucesso do buzz marketing pode ser visto no mercado pela maneira em que ele vem sendo adotado por empresas renomadas, o que inclui a distribuição de produtos feita pela Boticário durante lançamentos, para estimular o público a conhecê-los.

Outro exemplo, agora focado no tabu, foi a ação feita pelo Burger King em 2018, estimulando o seu público a evitar a falta de voto, sendo recebível um sanduíche após a apresentação do seu certificado de votação.

Ações que trouxeram um certo destaque para essas marcas e que destacam os comentários que qualquer empresa pode receber ao trabalhar com esse tipo de ação, destacando assim a importância a ser dada ao buzz marketing.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×