Saiba como criar a política de privacidade do seu site

Ao estar navegando no mundo digital e acessar um site, com toda certeza você já se deparou com os termos de uso e política de privacidade, geralmente esses termos aparecem no canto inferior da tela e de fato tem uma relevância única para os sites.

Por mais que as pessoas muitas vezes ignorem essa mensagem e aceitem esse termo o mais rápido possível, os termos de uso e política de privacidade dizem muito sobre a segurança e confiabilidade do conteúdo que você está acessando.

Essa prática ao ser realizada da forma correta colabora diretamente com o engajamento, demonstrando para o público esse local seguro para o acesso. Além de que os termos são fundamentais ao pensar nos mecanismos de busca e na relevância online.

Por isso, esse termo pode ser até mesmo considerado uma forma de contrato que rege a relação entre o público online e os sites. Assim, os dados dos usuários podem ser requeridos por meio de formulários, inscrições e afins.

Além disso, por exemplo, uma empresa de gestão de obras ao desejar ter esses dados dos visitantes, a utilização dos cookies pode ser uma boa maneira, realizando essa ação de forma indireta e de fato conseguindo esses dados desejados.

Nesse momento, você deve estar se perguntando o porquê dessas informações serem coletadas, mas fique tranquilo! Ninguém está usando seus dados para o mal. Geralmente esses dados são utilizados pelas empresas para oferecer um atendimento totalmente personalizado.

Com isso, ao aceitar os termos de uso saiba que as suas informações de acesso são disponibilizadas para as empresas visando uma experiência de consumo personalizada e  sendo uma espécie de proteção para ambos os lados.

Pensando nisso, para deixar claro esse conceito, hoje iremos falar justamente sobre os termos de uso, evidenciando a sua significação, para que serve, importância e principalmente como criar esse termo em seu site. Vamos lá!

O que são os termos de uso e política de privacidade?

Os termos de uso e política de privacidade através da sua significação são caracterizados como uma espécie de documento que deixam explícito as práticas e processos de um site em relação à privacidade e segurança dos seus usuários.

Esse termo se mostra essencial, justamente por conta das informações que são fornecidas o tempo todo por parte do público, disponibilizando seus documentos, endereços, histórico de navegação e afins.

Assim, esses dados fornecidos são parte essencial das estratégias das empresas, ajudando a manter um relacionamento com esses visitantes e até mesmo identificando seus hábitos e comportamentos online.

Por exemplo, uma empresa de manutenção de equipamentos de laboratório, ao aplicar esses termos e utilizar os dados dos visitantes para tornar seu site mais interativo, de fato se tem muito mais assertividade em seu contato com o público.

Por isso, ao utilizar desses dados para aprimorar as estratégias da sua empresa, de fato se tem passos totalmente assertivos para um atendimento e interação de uma forma personalizada.

Entretanto, as empresas devem ter em mente a sensibilidade dos dados que eles têm acesso, tratando desses dados com o máximo de responsabilidade e de fato agindo com transparência através de cada passo.

Desse modo, os termos de uso e política de privacidade através da sua aplicação informam no documento como as empresas obtêm, utilizam, armazenam, descartam e protegem os dados que eles coletam, assim criando esse ambiente de total transparência.

Com isso, ao estar buscando por uma calibração de manômetro digital, por exemplo, e se deparar com esses termos de uso, fique atento para qual finalidade são obtidas suas informações, e os seus direitos e deveres através desse contato.

Para que serve e importância da política de privacidade?

A política de privacidade serve e tem sua importância totalmente ligada a questões voltadas à credibilidade e transparência aos seus usuários, além de atender as normas vigentes estabelecidas no Brasil.

Por isso, é totalmente recomendável que seu site possua esses termos e política, deixando claro para qual intuito serão coletadas as informações e evidenciando até mesmo se elas serão compartilhadas com terceiros.

Se as informações tiverem esse acesso por terceiros, é importantíssimo que evidencie quem são essas pessoas ou locais, fazendo com que a transparência sempre prevaleça através do contato com o público.

Um documento bem detalhado e realizado da forma correta, possibilitando ao usuário a opção de prosseguir ou não com esse consumo, evitando problemas futuros e demonstrando a segurança do seu site em questão.

Com isso, ao destacar essas informações, fica claro que seu olhar para essa mensagem no canto inferior da tela serão vistas com outros olhos, entendendo principalmente para onde seus dados estão indo em uma busca de descartaveis cirúrgicos.

Influência que a LGPD possui na Política de privacidade

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) é uma lei vigente que visa justamente estabelecer na internet mais segurança, tendo esse respaldo jurídico para que os usuários tenham uma navegação mais tranquila no universo digital.

Assim, essa lei ao entrar em vigor de fato influenciou totalmente para que as empresas ressaltem os seus termos e política de privacidade, deixando claro para o usuário a estabilidade e segurança dos seus sites em questão.

Essa lei estabelece direitos e garantias claras para os detentores de dados, reafirmando a responsabilidade civil de empresas, pessoas físicas e até mesmo de órgãos públicos ao ter essa perda e vazamento de dados de terceiros.

Por isso, se antes dessa lei um site por exemplo de manutenção preventiva de disjuntores aplicavam  os termos para ter mais relevância online, através da implantação dessa lei virou responsabilidade e obrigação dos sites contar com esse termo.

Além disso, uma das principais vantagens de manter esses requisitos e termos em seu site é justamente a confiabilidade dos usuários, aumentando a percepção e cuidado da integridade do seu público.

Passos para criar uma política de privacidade assertiva

Ao ver a importância e que de fato é necessário contar com essa política de privacidade em seu site, chegou o momento de entender quais os passos necessários para realizar essa implantação.

Pensando nisso, uma das primeiras dicas é de fato preservar um ambiente e termos que evidenciam a transparência, fazendo com que o público sinta verdadeiramente que as informações estão sendo disponibilizadas para algo bom.

Confira alguns passos para ter uma eficácia na criação da política de privacidade e evidenciar a segurança em seu site.

1 – Deixe claro a finalidade dos dados coletados

Mesmo que os dados sejam disponibilizados para terceiros, é importante que a empresa deixe bem claro para onde as suas informações serão direcionadas e qual a finalidade desse direcionamento.

Por exemplo, se você está buscando por datador novos e se depara com esse termo, é essencial que fique claro se as informações são para envio de promoções, contato da empresa ou até mesmo para práticas de e-mail marketing.

Assim, ao pensar nesses pontos se oferece a segurança necessária para cada visitante do seu site.

2 – Facilite o acesso e edição dos dados coletados

A facilitação tende a atrair o público e fazer com que o entendimento desse termo não se mostre apenas como textos totalmente gigantes, mas com informações transparentes e totalmente precisas.

3 – Abordar boas práticas para manter a segurança

Um exemplo desse ponto, ao estar consumindo um conteúdo de mapeamento de ruído industrial, encontrando neste termo algumas orientações em relação ao compartilhamento e as formas de utilização do texto.

Assim, se estabelece essas boas práticas dentre o público, fazendo com que o ambiente tenha o máximo de segurança através de cada detalhe.

4 – Manter o máximo de segurança possível

A segurança é uma das características que devem ser mais preservadas ao se pensar nos termos de uso, por isso crie um ambiente repleto de segurança, garantindo esse local totalmente propício à navegação do público.

5 – Ofereça uma política de trocas e devoluções

É essencial que o seu site tenha as orientações necessárias para casos em que for necessário a troca ou devolução, assim o público encontra de uma forma prática os passos necessários para realizar essa ação.

Assim, ao destacar essas ações de fato se tem muito mais assertividade ao estabelecer a política de privacidades, tendo consciência dos passos necessários para que esse termo seja estabelecido em seu site.

Por isso, assim como um Serviço Especializado em Segurança do Trabalho tem como sua utilidade evitar riscos e ressaltar a segurança, ao estabelecer a política de privacidade também se evita os riscos desse mundo digital, garantindo o máximo de segurança para o público.

Ferramentas para estabelecer a política de privacidade

Existem algumas ferramentas que além de agilizar ao máximo esse processo de criação dos termos e política de privacidade também garantem um ótimo rendimento e aplicação através desse momento.

Por isso, confira algumas ferramentas que tendem a auxiliar na criação desse termo e de fato gerar essa praticidade para a sua empresa.

  • Shopify;
  • GuruPME;
  • Nuvemshop;
  • Zyro.

Assim, ao ter essas informações a disposição, chegou o momento de estabelecer os termos de uso e a política de privacidade em seu site, proporcionando muito mais credibilidade e fazendo com que se tenha esse cenário totalmente propício à interação e consumo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×