Servidor Web: O que é e qual é o melhor?

Hoje em dia a internet se tornou um meio poderoso no qual as pessoas estão acessando e realizando buscas frequentemente.

A maioria das empresas e negócios estão presentes na internet, ofertando seus produtos e oferecendo conteúdo para os usuários que estão navegando neste mundo digital.

Muitas pessoas desconhecem o funcionamento da internet e, tenho certeza que você não sabia que a internet só funciona graças aos chamados servidores web. Por isso, neste artigo iremos abordar mais sobre o que são os servidores web e quais são os melhores. Vamos lá?!

Afinal, o que é um Servidor Web e como funciona?

O Servidor Web ou Web Server como muitos chamam, é o responsável por mover tudo na internet, sem ele não seria possível  acessar sites, blogs e páginas web.

Esses servidores são máquinas com o propósito de armazenar arquivos e entregar as solicitações de uma página. Provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre Hospedagem de sites, então é importante que saiba que os servidores são os encarregados de hospedar um ou mais sites/aplicações web.

Para que você possa entender como funcionam os servidores web, vou lhe dar um breve exemplo. Imagine que você está em uma confeitaria e deseja pedir um bolo segundo as suas solicitações. Após fazer o seu pedido, a dona da confeitaria analisa seu pedido e faz o bolo, depois entrega para você perfeitamente e conforme a sua solicitação.

É exatamente assim que funciona um servidor, mas neste caso tudo começa no seu navegador. Quando você quer acessar um site, o seu navegador realiza uma solicitação chamada HTTP, essa solicitação chega até o servidor e ele aceita essa requisição, então ele começa a processá-la. No final de tudo isso, o servidor responde essa solicitação e entrega ao seu navegador todos os arquivos e informações do site, com isso você consegue visualizar o conteúdo que está dentro do site.

Servidor Web

Vale lembrar, que quando o servidor não encontra as informações e não consegue processar os arquivos solicitados, ele responde com uma mensagem de erro para o seu navegador.

Quais são os tipos de servidores web e qual é o melhor?

Atualmente existem vários tipos de servidores web presentes no mercado, alguns são com software pagos e outros não. Os mais famosos são Apache, Nginx e Microsoft IIS, mas existem outros que estão ganhando bastante notoriedade no mercado, entre eles temos o LiteSpeed, Google Servers e Node.js.

Segundo algumas pesquisas o servidor Apache é o mais utilizado do momento pelos sites/aplicações web, mas isso não quer dizer que ele é o melhor! A real é que cada um possui suas características, então um é diferente do outro. Veja as características dos servidores Apache e Nginx.

Apache

É o servidor web mais utilizado pelos sites do mundo todo, seu código é aberto e ele é totalmente gratuito. Além disso, ele é compatível tanto com sistemas operacionais Linux, quanto Windows.

O Apache possui uma estrutura intuitiva que permite muitas personalizações e configurações, isso facilita para quem não possui conhecimento técnico. Em contrapartida, muitos usuários que possuem tráfego alto, reclamam do seu baixo desempenho. Sendo assim, ele é uma ótima opção para sites de médio e pequeno porte.

Nginx

O Nginx é um servidor web que também tem seu código aberto e é gratuito. O que diferencia ele do Apache e outros é que ele não cria novos processos para cada requisição, ou seja, ele pode responder centenas de requisições sem perder desempenho.

Ele é utilizado por sites de grande porte, pois devido a esse alto desempenho facilmente ele suporta sites de alto tráfego.

Conclusão

Como vimos aqui, existem muitos tipos de servidores web presentes no mercado.  Dizer qual é o melhor não é uma tarefa tão simples assim, pois são diferentes um dos outros, mas para decidir isso, cabe você escolher o que mais atende as necessidades do seu site. Então, antes de tomar qualquer decisão procure e analise os diferenciais de cada servidor web.

×