Branding: Saiba como gerir a sua marca e se posicionar corretamente

Todos possuímos uma marca, seja ela uma empresa ou até mesmo o nosso próprio nome, afinal de contas, se trabalhamos em uma empresa ou profissional autônomo, possuímos um nome comercial que precisa de boa avaliação para se manter no mercado.

Isso significa que todos temos uma marca que precisa de cuidados e estratégias para se manter de pé em um mercado tão competitivo e que sempre traz novidades e mudanças que podem mudar por completo todo o nosso planejamento.

Uma empresa que presta consultoria tributária sabe como cuidar de uma marca é difícil, assim como um designer que trabalha como autônomo sabe que precisa de boas estratégias para conseguir mais clientes.

Em ambos os casos, o universo digital ajudou e muito na transformação das marcas e aumento dos resultados, entretanto, existe uma série de vertentes e coisas que precisam ser tratadas dentro de uma marca pessoal ou profissional.

Por isso, o branding surgiu como uma forma de ajudar as marcas a aumentarem os seus resultados através da criação de um bom relacionamento com seus potenciais clientes e a transmissão de sensações que os fidelizem à marca.

Hoje, as pessoas não estão apenas atrás de uma empresa que ofereça um produto ou serviço e ponto final, as pessoas desejam intimidade, comunicação, relacionamento e atenção, coisas que o dinheiro não paga.

Seja uma empresa que venda um sistema erp contas a receber ou até mesmo uma marca de roupas na internet, sabe que os usuários estão interessados em saber o que aquela empresa consegue oferecer de bom além do seu produto ou serviço.

Pensando nisso, o branding surge com uma proposta inovadora e um conceito que vem mudando por completo a maneira como as marcas se comunicam com os seus clientes e como constroem seus relacionamentos.

Por isso, hoje você irá entender a fundo este conceito, além de dicas para aplicá-lo na sua marca e os benefícios que pode trazer quando combinado a uma boa gestão de marca que todo negócio e pessoa devem ter.

Branding: Conceito, importância e finalidade

O termo branding, quando traduzido para o português literal, significa marca, mas é claro que os profissionais de marketing trazem uma definição mais específica e clara sobre o que se trata essa parte tão importante do universo dos negócios.

O branding é uma estratégia muito útil tanto para quem possui uma empresa, seja de suporte técnico em TI ou qualquer outro segmento, quanto para pessoas que prestam serviços e precisam atrair mais clientes.

Este conceito defende a ideia da criação de conexões entre matas e clientes, a ponto de que eles vejam o seu negócio não apenas como mais um no mercado mas entendam que existe um diferencial que faz a sua marca se destacar.

Sendo assim, o branding pode ser entendido como um conjunto de estratégias e características que a sua marca precisa ter para criar conexões com o seu público e assim, aumentar tanto os seus resultados quanto a sua boa reputação no mercado.

O branding se tornou extremamente importante nos últimos tempos justamente pelos usuários estarem a procura de uma marca que ofereça muito mais do que um produto ou serviço, mas uma experiência única para eles.

Uma pessoa que procura por uma empresa de software para gestão de franquias deseja muito mais do que apenas o serviço, ela quer um bom atendimento e uma experiência inexplicável de boa do início ao fim.

Vivendo na geração em que vivemos, onde a produção de informação é muito veloz e em grande quantidade, as pessoas desejam agarrar algo em que possam acreditar e defender até o fim, como uma marca em que confie.

Por isso, a finalidade do branding é justamente oferecer essa confiança e conexão aos usuários, fazendo com que eles enxerguem a sua marca como algo diferente de outras no mercado e principalmente dentro do seu segmento.

E como já mencionamos, isso não é voltado apenas para empresas, mas inclusive para profissionais que precisam gerir muito bem a sua carreira para conquistar mais clientes ou até mesmo receber novas e melhores propostas de trabalho.

Para que tanto uma empresa de autorização ambiental quanto um redator freelancer, por exemplo, obtenham ótimos resultados, é preciso usar o branding ao seu favor para que você se destaque no mercado.

5 dicas para aplicar o branding na sua marca

Partindo para a parte prática, selecionamos algumas dicas para te ajudar a aplicar o branding em sua marca, independentemente se ela for uma empresa ou apenas o seu nome no mercado. Confira:

  1. Invista em uma boa identidade visual

Hoje as pessoas estão ainda mais atentas à questão visual das marcas no mercado, ou seja, a construção de todos os elementos, cores, formatos e objetos que constroem uma identidade que seja apenas dela.

Por isso, se preocupe em construir uma identidade visual com cores, formatos e elementos que respeitem o objetivo da sua marca e faça toda a diferença no segmento, fazendo dela a marca registrada do seu nome.

Se achar necessário, pode contar com um designer profissional para auxiliar nesse processo, assim como o dono de uma loja de transformadores pode contar com um fabricante de autotransformadores para auxiliar no melhor desenvolvimento desse processo.

  1. Conheça bem o seu público-alvo

O público-alvo é um conceito dentro do marketing digital que se aplica a ideia da construção de um grupo de pessoas que tenham as características dos clientes ideias da sua marca, ou seja, aqueles que mais possuem chances de comprar o seu produto ou serviço.

Por exemplo, o público-alvo de uma loja de eletrônicos pode ser jovens entre 20 e 25 anos, de classe média, que moram em São Paulo e precisam de aparelhos eletrônicos para estudar ou trabalhar em casa.

Essa definição é feita a partir de um profundo estudo da sua marca, do seu produto ou serviço e do segmento de mercado em que a sua empresa atua, mas conhecer bem o seu público-alvo é essencial para que você com quem estará falando.

  1. Defina suas estratégias

Dentro do universo do marketing, principalmente o digital, existe uma grande gama de estratégias que servem tanto para empresas de calibração de equipamentos de medição quanto para profissionais autônomos.

Por isso, é importante para o seu processo de branding que você defina uma ou mais estratégias para aplicar na sua marca, pois elas serão o caminho que te levarão até os seus clientes e vice-versa.

É importante entender e estudar bem essas estratégias, pois nem todas podem se adequar a sua marca, por isso, analise como elas já se comportaram em outras marcas do seu segmento para saber se vale a pena investir nela.

  1. Escolha seus canais de comunicação

Os canais de comunicação nada mais são do que as plataformas pelas quais você irá divulgar a sua marca e por onde irá manter o relacionamento com seus clientes, por isso, é importante escolhê-las com calma e precisão.

Se uma empresa de célula automatizada escolhe um canal de comunicação onde grande parte do seu público-alvo está, o processo de comunicação será muito simples e rápido, pois ela estará no lugar certo.

Mas caso a marca esteja em um canal que não seja habituado pelo seu público-alvo, todo o planejamento pode ir por água abaixo, por isso, entenda em quais canais seu público está e esteja por lá também.

  1. Aprenda a se posicionar

Hoje em dia, muitas marcas estão deixando de se posicionar em algumas questões por medo do que as pessoas podem pensar ou até mesmo por medo de perder clientes que não compartilhem da mesma visão que você.

Entretanto, ao não se posicionar, você acaba deixando uma grande lacuna que pode ser preenchida com achismos e opiniões alheias que não farão bem para sua marca, por isso, se posicione sempre q

Por mais que você perca alguns clientes ou seguidores, conquistará mais apoio, união, conexão e intimidade com aqueles que compartilham do mesmo ideal que você, e como bem sabemos, qualidade é muito melhor do que quantidade.

Essas são apenas algumas dicas, que por mais simples que pareçam, já fazem toda a diferença para quem entende a importância do branding e deseja começar a colocá-lo em prática o quanto antes dentro da sua marca.

Entenda a relação entre branding e gestão de marca

Muitas pessoas acabam confundindo esses dois conceitos do marketing, por mais que eles se pareçam, possuem objetivos diferentes, e é importante entender sobre eles para que você saiba como podem ser trabalhados juntos.

Enquanto o branding foca na criação de uma boa relação com os clientes, a gestão de marca traz soluções para os problemas que podem acometer qualquer empresa e a qualquer momento no mercado.

Entretanto, os dois juntos formam um time imbatível para fazer da sua marca uma das maiores no seu segmento, eles trazem diversos benefícios, como:

  • Criação de autoridade;
  • Visão de referência;
  • Mais clientes e admiradores;
  • Melhor relacionamento com o cliente;
  • Maior entendimento do mercado;
  • Troca de feedbacks, entre outros.

Aprendendo a construir a conexão com seus clientes através do branding e a gerir bem a sua marca em momentos delicados, seus concorrentes não poderão sair a sua frente no mercado tão fácil.

Considerações finais

Mesmo dentro de um mercado gigante e competitivo, hoje é mais do que possível se destacar e mostrar o valor da sua marca, o branding surgiu justamente para isso e será o seu maior aliado na construção de uma marca de sucesso. Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×