Veja como produzir posts no seu site para transformar leitores em leads

Você quer saber como gerar lead com o blog? Está no lugar certo! Vamos abordar aqui como e o que você pode fazer para de fato transformar leitores do seu blog em clientes fiéis.

Obviamente, o blog já é utilizado como ponto estratégico para atrair as pessoas certas e clientes ideais de qualquer negócio, seja em uma empresa de móveis planejados, ou em uma empresa de consultoria em gestão de vendas.

No entanto, a questão crucial de toda essa estratégia é: como fazer isso e de fato ter resultados? Afinal, existem milhões de blogs surgindo todos os dias, mas não são todos que se convertem em leads qualificados, isso é fato.

Por outro lado, de fato, o blog continua sendo uma ferramenta fundamental para enriquecer o processo de geração de leads. E aqui está tudo o que você precisa saber para aprender mais sobre o tema.

Como estruturar estratégia de geração de leads com blog

É evidente que um processo de aquisição de leads úteis para o seu negócio pode e deve ter soluções e implementação e aumento de leads. Portanto, se você pretende aproveitar o seu blog para implementar estratégias e gerar leads, está no caminho certo.

Afinal, criar um bom conteúdo, além de implementar uma boa configuração de switch gerenciavel, é crucial para aumentar as visitas e atrair as pessoas certas.

Isso funciona como iscas digitais para aumentar as oportunidades de melhorar seu banco de dados. Vamos agora abordar todas as estratégias com mais detalhes:

Otimize seu blog para mecanismos de busca (SEO)

Quando você se pergunta como criar uma campanha de geração de leads com blog, uma resposta sempre válida é começar do básico.

Uma boa estratégia de SEO é tão fundamental quanto um suporte técnico informática, pois vai ajudar o seu site a ficar na preferência do Google, permitindo que você alcance a renomada alta classificação nos resultados de busca.

Isso é crucial para a captura de tráfego na web. Portanto, desempenha um papel vital na geração de leads. Nesse contexto, o SEO garantirá que seu site e sua empresa sejam vistos por clientes em potencial.

Lembre-se que, para um usuário, a qualidade do seu site é diretamente proporcional à qualidade do seu produto. Quaisquer problemas relacionados a SEO podem, de fato, afetar a geração de leads e desfazer todo o trabalho duro que você fez para atrair novos clientes.

Lembre-se também que esses aspectos não são os únicos elementos fundamentais para SEO e geração de leads; um fator de classificação importante para os sites e blogs são a relevância do conteúdo.

Forneça conteúdos úteis para seus leads em potencial

Como citado acima, um fator muito importante para o SEO é a relevância do conteúdo. Esta é a chave para iniciar um processo eficiente de técnicas para gerar leads e transformá-los em clientes.

É fundamental criar conteúdos de valor para serem incluídos no calendário editorial que serão desenvolvidos no blog, independente do setor, seja uma empresa de serviço de cross docking, ou empresa do setor alimentício.

O foco principal de fato é criar conteúdos que resolvam as dores da persona, e claro, conteúdos constantes e com uma cadência definida para manter um bom ritmo.

Inserção de palavras-chave estrategicamente

As palavras-chave são verdadeiras minas de ouro. Estudar bem e implementar essa estratégia adequadamente pode elevar os conteúdos do seu blog a um nível de sucesso escalável.

Isso porque, o Google possui suas próprias diretrizes para destacar os blogs nas primeiras páginas de busca. E as palavras-chave são uma das egrégias principais.

Em um exemplo prático que podemos utilizar é uma pessoa que pesquisa sobre transdutor de pressão no Google, ao pesquisar ela busca saber com detalhes sobre esse dispositivo e suas funções.

O Google vai mostrar nas primeiras  páginas os conteúdos que conseguiram trazer o tema com profundidade, mas ao mesmo tempo, que implementaram as diretrizes e boas práticas de SEO, incluindo o uso estratégico das palavras-chave.

Por isso, utilizar seu blog é uma das melhores maneiras de criar conteúdo e segmentar palavras-chave consistentemente.  Na verdade, estruturar bem todas as estratégias de SEO em seu blog  consistentemente pode gerar resultados massivos e gerar até 67% mais leads.

Logo,  o ponto é este: você não deve proceder e implementar as palavras-chave de qualquer jeito, às cegas. É necessário analisar as palavras-chave do nicho que deseja se destacar.

É por isso que a pesquisa de palavras-chave é essencial. E deve, então, ser feito em um trabalho de planejamento editorial para trabalhar de forma a melhor satisfazer a intenção da pesquisa.

Utilize estratégias de persuasão

Antes de começar a realizar ações para gerar leads com seu blog, você precisa avaliar como você vai chamar atenção dos clientes; ou seja, como você vai gerar a conexão?

Por exemplo, você pode usar a urgência para despertar o interesse e alcançar seus objetivos.

Alguns tipos de conteúdos de persuasão mais comuns são:

  • Escassez (tempo);
  • Exclusividade;
  • Prestígio;
  • Testes sociais;
  • Autoridade;
  • Empatia.

Com essas estratégias em mente, é hora de agir e começar a gerar leads com seu blog.

CTA (Chamada para Ação)

Os CTAs são de fato uma das estratégias de geração de leads mais utilizadas.

Um CTA é uma chamada para ação com comandos textuais que podem estar inseridos em um botão colorido e clicável que leva o usuário de uma página para outra, por exemplo, para o site da sua empresa de erp integrado com e commerce para fechar a venda.

O que você deve sempre ter em mente ao criar e usar CTAs em suas páginas da web são todos os elementos como posição do texto para a ação, a cor e a forma do botão e, principalmente, o texto que deve ser persuasivo.

Com todos esses elementos de CTA inseridos em seus textos no blog, será mais fácil garantir atrair e converter seus potenciais clientes.

Se diferencie da concorrência

Você precisa criar estratégias para se diferenciar da concorrência. Isso eleva seu blog de forma consistente, e o resultado vem sem precisar fazer publicidade paga.

Portanto, pense  nas últimas tendências, notícias do setor, seus clientes e o mundo como um todo, e produza o melhor conteúdo. Os blogs também ajudam você a superar a concorrência e posicionar sua empresa como líder e não como mais uma no mercado.

E-mail Marketing

Qual a importância de enviar e-mails para o público em potencial que você deseja alcançar? Fazer  seu blog começar a gerar leads, seria a resposta!

Ou seja, essa estratégia de e-mail marketing é crucial para quem quer gerar leads no blog.  Você poderá usar os endereços de e-mail obtidos para transformá-los em clientes ativos.

Isso porque, de fato, o e-mail marketing  é uma estratégia vencedora que garante um bom retorno econômico do investimento. Pesquisas recentes mostraram que cerca de 66% dos consumidores fizeram uma compra online após uma mensagem de e-mail marketing.

Além disso, usuários e visitantes de um blog que recebem ofertas e promoções personalizadas por e-mail gastam 140% a mais do que aqueles que não recebem.

Blog responsivo

Quase 80% das pessoas no mundo navegam pelos conteúdos da web a partir de seus smartphones.

Para ser mais preciso, dados do Google também mostraram que 74% dos brasileiros usam dispositivos móveis para buscar informações sobre produtos ou comparar preços.

O que isso significa literalmente?

Isso significa que  a maioria dos usuários ativos da web se conectam apenas a partir de smartphones ou tablets, privilegiando os dispositivos portáteis de nova geração em relação aos PCs.

Eles utilizam smartphone para pesquisa desde aparelhos de datador novos, até para escolher qual o melhor restaurante para ir no próximo final de semana. Algumas pesquisas mostram as ações mais recorrentes entre os usuários que utilizam smartphone:

  • Consultar e ler o conteúdo;
  • Fazer compras;
  • Comunicar-se nas redes sociais;
  • Rede ou promoção online para o seu negócio.

Portanto: se o seu blog não é responsivo, você está negligenciando grande parte de seus usuários em potencial. Nesse sentido, ter um blog responsivo agora é um aspecto adquirido e considerado indispensável pelos usuários da web.

De fato, 22% dos utilizadores que navegam a partir de smartphones abandonam um website que apresenta problemas óbvios de navegação e/ou visualização  dos conteúdos.

Faça link building

O posicionamento nos motores de busca de um site é estabelecido pelo Google com base em sua relevância e sua autoridade.

Enquanto a relevância é estabelecida principalmente com base na qualidade do conteúdo que o site hospeda, a autoridade é determinada acima de tudo por backlinks de outros sites autorizados que funcionam como “referências positivas” aos olhos do Google.

Ou seja, praticamente para o Google um backlink equivale a uma recomendação na vida real, onde quanto maior a confiabilidade da fonte de onde vem a recomendação, maior a autoridade que será atribuída ao site recomendado.

O link building é, portanto, essencial, pois visa aumentar a autoridade de um site e melhorar seu posicionamento no Google, consequentemente, gera mais leads.

Todos os segmentos podem se beneficiar dessas estratégias, desde uma empresa que vende serviços de controlador de acesso empresas, até mesmo empresas de produtos de beleza.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×