Estrutura: 5 dicas para configurar a arquitetura do seu site

Ter um site hoje em dia é essencial para qualquer negócio, independente se ele está inserido no meio digital ou não.

Ele se tornou um cartão de visita para as empresas, afinal os clientes, antes de comprar qualquer coisa ou contratar qualquer serviço, sempre pesquisam na internet para conhecer mais.

Nesse sentido, a arquitetura do site é um elemento crucial para aumentar a visibilidade online de uma marca.

Logo, o planejamento de como será a estrutura do site de uma empresa de elaboração de projeto de spda é uma operação absolutamente necessária antes de passar para a fase de realização. Portanto é importante ter uma ideia clara de como estruturar o site antes de construí-lo.

O que significa estrutura de um site?

A estrutura do site (ou arquitetura do site) é a maneira pela qual os diversos conteúdos das páginas da web são organizados e vinculados.

Ou seja, é a organização dos tópicos que são representados através de um diagrama que envolve topo, página inicial, rodapé, contato, política de privacidade, etc.

Todas essas informações podem estar subdivididas em páginas, categorias, subcategorias, artigos e produtos.

Por que a arquitetura do site é importante?

A arquitetura do site é importante tanto para melhorar a experiência do usuário quanto para favorecer o processo de indexação em mecanismos de busca e pesquisas como o Google.

Faz parte de um monitoramento eletrônico, no qual as melhores páginas bem estruturadas, que fornecem os melhores conteúdos, aparecem nas primeiras páginas.

Uma estrutura confusa ou pouco lógica do site resulta em uma navegação difícil para o usuário, o que faz com que ele saia rapidamente do site básico para o mais bem estruturado.

E, não somente para o usuário, o site sem estratégia em sua estrutura também causa confusão para infraestrutura de instalações elétricas dos robôs, os bots, que navegam na web e escaneiam os conteúdos para serem indexados e mostrados nos resultados da busca.

Isso certamente não traria benefícios para o posicionamento das páginas do site no Google ou em outros mecanismos.

Ou seja, de fato uma boa organização e estrutura de um site é capaz de melhorar a indexação dos conteúdos e, quanto mais facilmente eles são recebidos pelos rastreadores, mais frequentemente passam pelo site em busca de novos materiais.

Por outro lado, um site desorganizado desagrada o usuário, que tem que se esforçar para encontrar o que precisa, seja para pesquisar sobre coisas mais robustas como projeto rede de distribuição, ou pesquisas simples como preço de algum produto.

Ou seja, independentemente do conteúdo procurado pelos usuários, é preciso fornecer uma ótima estrutura para ser indexado os conteúdos e informações buscadas pelo público-alvo da marca em questão.

Como realizar uma estrutura de sucesso em 5 passos

Sem dúvida existe um padrão para criar uma estrutura de sucesso nos sites. É como uma catraca eletrônica para empresa alcançar boa reputação de mercado. De forma geral, a estrutura de um site precisa essencialmente ter:

  • Os tópicos devem ser divididos de forma lógica e organizados;
  • Links para conteúdos mais importantes (ou mais solicitado pelos visitantes);
  • Conteúdos precisam estar claramente visíveis no menu de navegação principal;
  • O conteúdo deve ser acessível (máximo três cliques para acessá-lo);
  • Limitar número de tópicos (muitas categorias confundem o usuário);
  • Não ultrapassar o quarto nível de profundidade das subcategorias.

Essas são apenas algumas das principais dicas em termos de otimização de conteúdo e arquitetura de sites. Vamos abordar agora 5 dicas para criar uma estrutura de sucesso para seu site. Confira:

  1. Estruturação e planejamento de SEO

Uma boa pesquisa de palavras-chave permite evitar problemas de duplicação de conteúdo desenvolvido em torno de tópicos semelhantes.

Por exemplo, artigos como “compensação ambiental” e “Os 10 truques para gastar menos nas férias”, por exemplo, são totalmente diferentes, destinados a usuários diferentes.

Portanto é preciso estruturar o SEO com pesquisas de palavras-chave de forma que sejam adequadas para cada público-alvo.

O raciocínio para as palavras-chave para as quais você deseja se posicionar permite definir um plano editorial eficaz em que essas semelhanças chamem a atenção.

  1. Estruture um site responsivo

Otimize seu site para os mecanismos de pesquisa e SEO, mas lembre-se de que as pessoas navegam tanto no computador quanto no celular.

Ou seja, é importante estruturar o site para que ele seja responsivo, de forma que os seus usuários naveguem livremente sem serem prejudicados ao mudarem a forma de navegação.

Isso sem dúvidas faz toda diferença em suas estratégias de sucesso do site. Ou seja, é essencial ter um site responsivo para que possa ser bem visualizado em qualquer dispositivo.

Por exemplo, se caso o usuário estiver lendo o artigo em um laptop e depois ir para um smartphone, ele não precisa sentir diferença ou dificuldade para continuar sua leitura.

É importante que a página se ajuste ao novo tamanho da tela. O mesmo vale em um tablet ou qualquer outro dispositivo eletrônico.

Embora termos como fluido e flexível existam desde 2004, o método de site responsivo foi introduzido apenas em 2010 por Ethan Marcotte. Ele acreditava que os sites deveriam ser feitos para se adaptar às coisas ao invés de serem estáticos.

E de fato essa estrutura de sites fazem mais sucesso do que sites que não são responsivos, que não se preocupam com a versatilidade de opções de leitura dos conteúdos e navegação.

Desde o início do planejamento do seu site até o diligenciamento de fabricação e produção dele, é preciso pensar nessa estrutura. Afinal, cada vez mais as pessoas utilizam o smartphone para lerem artigos e fazer pesquisas em geral.

É algo primordial para estar dentro do planejamento de criação de um site ou blog.

  1. Escolha cuidadosamente as categorias

Um erro comum na criação de muitas categorias inspiradas em sites da indústria muito mais estabelecidos. Um site que vende tipos específicos de camisetas não precisa distribuir produtos em um grande número de classificações, como uma loja muito maior.

Por exemplo, um nível de estrutura de um site de uma empresa de antena antifurto pode consistir em:

  • Homepage;
  • Quem nós somos;
  • Serviços;
  • Política de Privacidade;
  • Blog: artigos sobre marketing de mídia social;
  • Artigos para storytelling;
  • Social media marketing: Facebook. Instagram, LinkedIn.

Lembre-se sempre que a página inicial deve ser acessível de todos os pontos do seu site, e fazer a transição de uma categoria para outra o mais intuitiva possível.

Uma boa prática, por outro lado, consiste em gerar um nível de categorias para não deixar nenhuma delas sem artigos, e à medida que o número de conteúdos aumenta e os objetivos de posicionamento variam, possivelmente introduzindo outras subcategorias apropriadas.

  1. Uma boa estrutura de URL

Quanto mais curtos os URLs, mais facilmente eles se enquadram na capacidade de rastreamento do buscador.

Nesse sentido é de grande importância aprimorar os URLs inserindo as palavras-chave apropriadas. Isso faz toda diferença na otimização e indexação do site nas primeiras páginas de busca.

Os URLs são cruciais para agradar a transposição de informações dos rastreadores, que os procuram para acessar outros conteúdos mais rapidamente.

Uma estrutura lógica otimizada para spiders permite:

  • Encontrar conteúdos com mais facilidade e rapidez;
  • Fazer o Google entender a estrutura do site;
  • Distribuir link de forma mais lucrativa entre sites;
  • Criar referências de marca entre os usuários.

Ou seja, é muito importante pensar no nome da URL do seu site a fim reforçar a sua presença encontrada pelos leitores e para aumentar a probabilidade de o Google retornar links de sites para (links para categorias sob os resultados em SERP) úteis para melhorar a visibilidade do site.

  1. Planeje seu conteúdo

A escrita voltada para resolver os problemas dos usuários, bem como para persuadir e vender – chamada de copywriting – são duas técnicas de escrita que devem ser utilizadas harmoniosamente para criar os textos do seu site.

Ou seja, é preciso realizar um planejamento de conteúdo. Por isso todos os textos nele contidos devem fornecer informações claras, precisas e posicionadas para a prossecução de um propósito.

Essas informações devem ser escritas de acordo com as regras do marketing para que possam orientá-lo a realizar a ação desejada (por exemplo, entrar em contato para obter conselhos, solicitar um bônus, assinar a newsletter, comprar, etc.

Em comparação com outros tipos de comunicação de marketing, o conteúdo permite estabelecer uma relação direta e duradoura com o seu público-alvo, personalizando as mensagens de acordo com as necessidades e características específicas do seu público alvo.

Ou seja, todo o conteúdo deve ser pensado para trazer soluções e, dentro disso, pode ser utilizado as técnicas de persuasão e vendas. Mas, essencialmente, os conteúdos devem resolver as dores dos clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×