WordPress: Aprenda o que é Enfold Theme, características e como configurar

O WordPress é uma plataforma que não pode ficar de fora da lista de quem deseja meios para atrair mais clientes ou visitantes para o site do seu negócio, pois é uma das maiores e melhores quando o assunto é a publicação de conteúdos otimizados na internet.

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo gratuito e de código aberto. Os recursos incluem uma arquitetura de plugins e um sistema de modelos de sites chamados de Temas dentro do WordPress.

E dentro desta plataforma, foi-se desenvolvendo ferramentas e conceitos para ajudar ainda mais a rotina de quem utiliza o WordPress como um meio de conquistar mais resultados, e uma delas é o Enfold Theme.

O Enfold Theme é um recurso ideal para empresas que possuem um site e desejam melhorar a sua responsabilidade e fazer com que os seus clientes possam contar com um site de qualidade no momento do acesso.

A escolha de um tema não pode ser feita apenas pela aparência do site que ele pode produzir, mas também pelos recursos oferecidos e que farão do seu site um espaço ágil para os usuários.

Entre diversas características que um bom site precisa ter, ser responsivo e compatível com os navegadores de busca são algumas das mais importantes, pois esse é um fator que faz toda a diferença para atender aos mais diversos usuários.

Por exemplo, se uma pessoa que está a procura de um serviço de logística e em seu computador só há o navegador Firefox, é necessário que esse site tenha a possibilidade da usabilidade neste tipo de navegador e nos diversos outros também.

Este tema também deve oferecer facilidades para mudar o layout e o estilo das páginas sem a necessidade de editar diretamente o back-end, pois isso pode ser um processo bem exaustivo e longo para você.

Além disso, é extremamente importante contar com outras funcionalidades que deixem o seu site ainda melhor, evitando a utilização de mais plugins que, se usados de maneira exagerada, podem impactar a velocidade do site e deixá-lo mais lento.

Se até aqui você se sentiu perdido com o tema, não se preocupe, este artigo é para te ajudar a entender um pouco mais sobre o Enfold Theme e como ele pode auxiliar na boa manutenção do seu site, seja ele um fornecedor de software ou uma loja de roupas.

Entenda o que é o Endolf Theme e a sua importância

O Enfold Theme é um tema que se encontra no WordPress, que nada mais é do que a maior ferramenta de publicação e otimização de artigos para blogs e sites, assim como mencionamos anteriormente.

Trata-se de um tema multifuncional, ou seja, ele é completamente versátil e permite a criação de diferentes páginas que podem ser usadas nos mais diversos tipos de negócios e sites.

Ou seja, seja a sua empresa uma fornecedora de produtos naturais para aroma e decoração ou até mesmo especialista em consultoria ambiental, o Enfold Theme auxilia qualquer segmento da mesma maneira.

Com isso, o Enfold Theme pode ser aplicado tanto na criação de um site institucional para explicar mais sobre a história da sua marca, quanto na abertura de e-commerces, ou até mesmo nos blogs.

O tema foi desenvolvido para ser usado em qualquer tipo de dispositivo, seja ele celular, tablet, computador, notebook ou qualquer outro, por isso ele se torna totalmente responsivo. Entre as características do Enfold Theme, as que mais se destacam são:

  • Boas práticas de desenvolvimento utilizadas no WordPress;
  • Facilita a compatibilidade entre as atualizações do CMS;
  • Utilização de plugins que podem ser utilizados com o template;
  • Compatibilidade com vários dispositivos.

Toda vez que é feita uma mudança para corrigir algum problema, é disponibilizado uma nova atualização para que os sites usem um determinado tema. Vale lembrar que as atualizações e o acesso a esses temas são gratuitos para os compradores.

A empresa vendedora também oferece suporte para esclarecer suas dúvidas, além de apresentar tutoriais para te ensinar mais sobre o assunto e artigos explicativos para auxiliar na melhor utilização da ferramenta.

Dessa maneira, o material traz explicações detalhadas sobre como usar o seu tema escolhido para facilitar a utilização de todos os recursos disponíveis para você.

Empresas de calibração, por exemplo, podem usar o Enfold Theme para reconfigurar estruturas de publicação dos seus textos com o objetivo de captar mais clientes e fidelizá-los através de seu site.

Um ponto positivo e muito importante do Enfold Theme é a facilidade de configuração da ferramenta, ou seja, a sua interface é intuitiva e muito simples de se usar, permitindo que qualquer um consiga tal feito.

Isso porque grande parte do tema funciona com o modelo do “clique e arraste”, onde você consegue trabalhar com a adição dos elementos que quiser e na página que desejar, o que torna seu uso muito fácil.

Passo a passo para usar o Enfold Theme

Agora que você já entende sobre o que se trata um Enfold Theme e a importância dele para o seu site, separamos o passo a passo que deve ser seguido para que você consiga configurá-lo em seu WordPress.

Aqui vale ressaltar que esses passos servem para todo e qualquer tipo de negócio, desde uma distribuidora de rolamentos até uma empresa de marketing digital. Esses passos são essenciais para oferecer uma melhor experiência ao seu usuário. Confira:

Registre o seu tema escolhido

Após a instalação do Enfold Theme, é preciso registrar o seu novo tema. Para isso, você deve informar o código do token, que é um número gerado pela empresa vendedora e enviado para você com as instruções de uso da ferramenta.

Utilize os templates disponíveis

Para usar um dos diversos templates disponíveis, basta acessar a dashboard da tela e, na alternativa “Enfold Child” > “Demo Import”, escolher a opção que mais gostar e achar interessantes para o seu segmento.

Defina o estilo

Depois de escolher o seu tema e templates favoritos, você pode fazer personalizações, e aqui, sua criatividade pode fluir. Adicione a logo da sua marca, configure o cabeçalho, a barra lateral de opções e até mesmo o rodapé das páginas, teste e veja o que mais gosta.

Além disso, você também pode configurar a padronização do estilo de fonte que será usada, como o tamanho, a espessura das letras, entre outros. Também é possível alterar o background na área do logo, as cores utilizadas em links e nas bordas.

Configure a página

Por fim, você também pode criar novas páginas em seu site, ou seja, ao criar uma nova página, você consegue configurar todos os elementos presentes nela por meio da função “clique e arraste” disponível no Enfold Theme.

Para isso, basta ir na parte da dashboard do WordPress e na opção “Página” > “Adicionar Nova”. Com a página pronta, é preciso clicar na opção “Advanced Layout Editor” para habilitar as funções do tema.

Benefícios do Enfold Theme

Chegou o momento de descobrir os benefícios que o Enfold Theme traz para o seu site após tanto esforço e configurações e como ele pode ajudar no aumento dos seus resultados e na melhor responsabilidade dele. Confira:

Maior desempenho

O Enfold Theme é um tema de desempenho otimizado, isso significa que ele possui diversos recursos para auxiliar o seu site da maneira que você quer, ao mesmo tempo, não o trava, um ponto muito importante.

O seu carregamento é rápido e existe um guia de opções de temas voltados exclusivamente para o desempenho e que foram adicionados ao seu back-end, permitindo que você aperfeiçoe o carregamento de alguns recursos com poucos cliques.

Um site de cabeamento estruturado fibra, por exemplo, precisa de um site rápido e que entregue o que seus clientes precisam de maneira ágil, pois se o cenário for diferente, ele poderá procurar o que deseja em outro lugar.

Mais responsividade

Dentro do Google, que é a maior plataforma de busca e informação em todo o mundo, se o seu site não for adaptado para abrir e responder bem em celulares, computadores e tablets, ele corre sérios riscos até mesmo de ser penalizado pelo próprio Google (ou seja, não aparecer nos resultados de pesquisa).

O Enfold Theme foi criado justamente para evitar esse problema, pois ele ajusta o seu layout de acordo com o tamanho da tela das pessoas que visitam seu site. Por isso, tente redimensionar a tela do seu aparelho e acesse o seu site por diferentes dispositivos para testar como estão.

Um site que vende motor de partida, por exemplo, precisa estar atento para que o seu site de vendas se adapte aos vários dispositivos que existem, pois isso aumenta a satisfação do usuário e, consequentemente, as chances de ele adquirir aquilo que você oferece.

SEO otimizado

O Enfold Theme do WordPress é 100% otimizado para SEO (Search Engine Optimization), que pode ser entendido como um conjunto de estratégias que visam o melhor posicionamento e visibilidade do seu site perante os mecanismos de busca.

O código utilizado na criação desse tema é completamente otimizado e foi projetado com um padrão de codificação rigoroso. Nele, você consegue utilizar qualquer um dos melhores plugins de SEO para melhorar a sua visibilidade dentro dos buscadores.

Seja o seu negócio uma empresa que faz conexões hidráulicas ou até mesmo uma escola particular de inglês, o SEO é uma parte muito importante para os resultados do seu site e, felizmente, o Enfold Theme já consegue te ajudar com isso também.

Com o passo a passo que passamos, você conseguirá obter todos esses benefícios e muitos outros, além, é claro, de oferecer uma experiência única e de extrema qualidade para os seus usuários, fidelizando-os a sua marca.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×