CTA: Veja porque os clientes cancelam a inscrição no seu conteúdo e como solucionar

A produção de conteúdo é um processo fundamental para você conseguir trabalhar com seus consumidores na atualidade, principalmente em canais digitais. Entretanto, o trabalho pode ser mais difícil do que parece, e um erro pode condenar toda sua estratégia.

O mundo tem passado por uma importante mudança através do processo de transformação digital. Nele, uma série de avanços tecnológicos têm ganhado mais popularidade, tornando-se comum no dia a dia de todos os usuários.

Esse tipo de implementação de novas tecnologias e ferramentas acabou mudando completamente a forma de trabalhar de muitas empresas, que identificaram a necessidade de começar a explorar o ambiente virtual como parte de sua estratégia de negócios.

Para isso, as empresas entenderam que o próprio perfil do cliente havia modificado-se muito. Hoje, aquele consumidor reativo, que espera passivamente uma propaganda da sua  companhia de contabilidade especializada em TI, está em extinção.

Em seu lugar veio uma figura muito mais exigente, que deseja saber e conhecer mais a fundo tanto o produto ou serviço que está procurando, criando laços de relação mais próximos e duradouros e em muitos casos tornando-se um cliente fiel da marca.

Entretanto, para isso ele precisa ser direcionado até o tipo de conteúdo que deseja consumir, e outros materiais que estejam interligados a suas necessidades.

Empresas dos mais diversos setores, até mesmo uma empresa de suporte técnico em informática, utilizam uma importante ferramenta conhecida como CTA para fazer esse tipo de movimentação.

Um CTA, ou Call to Action, é uma página específica ou um elemento da página que chama a atenção do consumidor, dizendo o que ele deve fazer a seguir. Estas mensagens normalmente são instigadoras e positivas, gerando o acatamento por parte do consumidor.

Esse caminho é natural para chegar até a negociação da empresa, e posteriormente a conversão em vendas, garantindo uma estrutura de negociação muito mais efetiva para o empreendedor, que terá mais oportunidades de trabalhar com esse cliente em seu suporte técnico informática.

Entretanto, o encaminhamento errado ou genérico acaba fazendo muitos usuários desistir completamente da negociação, como se tivessem se desencantado com a empresa e deixando de lado a companhia para procurar algo mais adequado nos concorrentes.

Esse processo, conhecido como marketing irrelevante, é o motivo de uma série de desistências de compras e até mesmo cancelamentos de assinaturas mensais, o que acaba fazendo com que o cliente se afaste da marca.

Embora esse tipo de atitude pareça um pouco drástica, a verdade é que o usuário está acostumado a um tipo diferente de interação quando vai comprar projetor, por exemplo, onde a personalização é um ponto fundamental e que deve ser trabalhado com qualidade.

Essa personalização é o que garante que um usuário vai levar em consideração aquilo que a empresa está oferecendo, seja através de um e-mail com promoções ou uma mensagem nas redes sociais.

Quando a mensagem não atinge o público certo, é muito comum que ela acabe na lixeira sem que o usuário sequer abra a mensagem para ver do que se trata, identificando que a empresa não tem uma preocupação em entender suas necessidades.

Qualquer cliente hoje deseja se sentir único, e essa individualidade é um dos principais elementos de vendas para a maioria das empresas. Quando há algum erro na entrega de um material personalizado, o cliente identifica que essa individualidade não é funcional.

Esse tipo de quebra de confiança acaba abalando efetivamente a relação entre o consumidor e a marca, fazendo-o desencantar-se e acabar procurando por alternativas, principalmente entre seus concorrentes que possam oferecer a mesma sensação que você conseguia passar.

Por isso, trabalhar com estes elementos é muito importante para garantir resultados mais efetivos na sua empresa de limpeza comercial, identificando todas as necessidades do cliente e criando ferramentas de comunicação claras e transparentes, para acertar mais nos CTAs.

Como evitar estes erros de personalização?

Agora que você consegue compreender melhor suas possibilidades dentro de ações de marketing, e principalmente o problema que o marketing errado pode gerar para sua empresa, é hora de identificar o que você pode fazer para evitar esse tipo de ação.

Vale lembrar que cada empresa é única no mercado, e nem sempre os mesmos meios de utilizar o Call to Action vão funcionar para duas companhias diferentes, ainda que ambas estejam em um mesmo segmento de atuação.

Por isso, é fundamental que você saiba lidar com estes elementos em sua realidade, e na maneira como pode otimizar seus resultados para obter melhores interações a longo prazo com esse tipo de ferramenta, trazendo benefícios até mesmo para um distribuidor de fingerboard.

Assim, você garante uma estrutura muito mais adequada de atendimento, entendendo a importância da individualidade do cliente e fazendo uma tratativa muito mais humanizada acerca das necessidades que o consumidor pode vir a receber.

Entenda seu cliente

O primeiro passo para evitar problemas com relação ao marketing irrelevante é justamente saber com quem você está falando, uma vez que o público correto é boa parte do processo já realizado adequadamente.

Em um primeiro ponto, você deve ter em mente que existem diversas maneiras de identificar e adaptar o seu conteúdo para um público adequado. Esse tipo de estratégia é fundamental para garantir uma funcionalidade maior em suas ações.

Um grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, cuja propensão para consumir seus produtos ou serviços é grande, pode ser considerado seu público-alvo, e será a base para criar qualquer tipo de estratégia, e no futuro oferecer o seu serviço de cross docking.

Entretanto, o público-alvo é muitas vezes uma métrica muito genérica para um atendimento personalizado, e pode gerar erros que afastam os consumidores rapidamente de sua estrutura.

Por conta disso, é muito importante que você consiga trabalhar com estes elementos de forma mais efetiva, garantindo uma estrutura de qualidade e otimizando seus recursos, permitindo que você entenda os detalhes que cada consumidor faz questão em sua empresa.

Para isso, é importante conseguir contar com o apoio de uma persona. Uma persona é uma figura fictícia, criada com base nos dados que você coletou para estruturar seu público-alvo junto de informações de transações anteriores.

O grande diferencial de uma persona está no nível de detalhes que é pensado para elaborar ela. Itens como:

  • Nome;
  • Endereço;
  • Grau de escolaridade;
  • Classe social.

Entre muitos outros itens básicos são pensados na hora de criar uma ferramenta adequada para tirar suas dúvidas. Além disso, é preciso traçar todo um perfil psicológico para a persona, que dará muito mais realidade para suas ações.

Você pode usar quantas personas julgar necessário, mas o ideal é ter o mínimo possível,  para ser objetivo e atingir diretamente o público da sua empresa de autorização ambiental, e garantir assim, um atendimento muito mais personalizado para seus clientes.

Cuidados com as mensagens

Outra questão essencial para evitar problemas na hora de usar o marketing de relacionamento é entender a mensagem que você deseja passar para seus consumidores e como eles serão afetados por ela.

Existe uma série de detalhes que precisam ser pensados toda vez que você cria uma comunicação com o público. Isso porque, em muitos casos, ele receberá o material e tomará decisões envolvendo sua empresa após isso.

Por mais relevante que você acredite que um determinado material é, é fundamental que seu público pense da mesma forma. Do contrário, o material será um desperdício de tempo e recursos para uma redução drástica em suas possibilidades.

Entenda que tipo de material seus consumidores estão procurando, para só então começar a produzir esse tipo de conteúdo. Assim, você garante que as pessoas que o receberem ficarão encantadas com o material, que sabe quais são suas verdadeiras necessidades.

Cuidados com e-mails

Embora muitas pessoas pensem que os e-mails estão caindo em desuso, na verdade esse meio de comunicação ainda é muito efetivo, e pode apresentar uma série de novas possibilidades de contato com os consumidores.

Entretanto, é fundamental que você tome muito cuidado com os e-mails para evitar problemas no futuro. O mau uso desse canal de marketing acabou dificultando muito para as empresas utilizarem corretamente a plataforma.

Tenha em mente sempre que a comunicação por e-mail deve ser interessante e com conteúdo de qualidade, evitando que sua mensagem seja considerada spam, o famoso lixo eletrônico, e acabe não chegando nas pessoas certas.

Considerações finais

Entender os motivos que fazem seus consumidores se afastarem da marca é muito importante para garantir resultados reais para sua estrutura, otimizando estas comunicações e permitindo que você entenda o que fazer para reverter esse quadro.

Nesse aspecto, o marketing irrelevante se torna um grande vilão da empresa, e evitá-lo é muito importante para garantir recursos adequados para sua interação. Conquistar esse tipo de ferramenta torna seu trabalho muito mais adequado.

Por isso, empresas que entendem suas dificuldades e buscam maneiras de compensá-las tornam-se lideranças dentro do mercado, causando um forte impacto em seu segmento de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×