Digital Storytelling: Aprenda porque contar histórias pode ampliar as conquistas na sua estratégia digital

As pessoas têm usado o storytelling desde muito antes de o termo ser cunhado. O conceito de contar histórias acompanha toda a evolução da humanidade, e conforme o mundo muda, essa técnica também recebe novas maneiras de ser executada.

É o caso do digital storytelling, uma adaptação do conceito de contação de histórias com fim publicitário ou de marketing, mas voltado diretamente para o uso em canais digitais de uma empresa de paineis elétricos, o que amplia consideravelmente as chances de sua história ser ouvida em tempos atuais.

O mundo tem passado por um importante processo conhecido como transformação digital. Nele, uma série de avanços tecnológicos começou a fazer parte do dia a dia das pessoas, popularizando conceitos que até então eram restritos à ficção científica.

Hoje, em alguns segundos um usuário pode falar com qualquer outra pessoa no mundo em tempo real usando um mensageiro instantâneo, ou acompanhar conteúdo de qualquer país com seu smartphone e uma boa conexão com a internet.

Pensando nesses elementos, o digital storytelling teve que buscar entender suas possibilidades e entender como ele pode ser utilizado por sua empresa de projetos estruturais nesse mundo globalizado, onde o conteúdo está a um clique de distância.

O storytelling em sua essência é o ato de contar uma história. Ele também não é uma novidade quando se trata de estratégia de marketing. Há muito tempo já se entende o potencial que uma boa história possui de direcionar o consumidor para uma tomada de decisão.

Os formatos também sempre foram variados, como:

  • Discos;
  • Filmes;
  • Obras de arte;
  • Livros.

Entretanto, os métodos de digital storytelling buscam modernizar estes elementos, usando a produção de conteúdo digital como uma maneira de contar as histórias que os novos consumidores desejam ouvir.

Nesse aspecto, as redes sociais têm ganhado um grande destaque para o digital storytelling, principalmente pela possibilidade de integrar o consumidor de um controlador de acesso na experiência através do conteúdo interativo.

Uma boa história de digital storytelling consegue envolver o consumidor, deixando-o cada vez mais buscando por experiências que de fato tenham um impacto positivo em sua vida. Esse tipo de conexão traz o consumidor para mais perto, otimizando também seu relacionamento.

As histórias tem que parecer reais e serem críveis para ter sucesso com esse tipo de ação. Relatos e experiências que envolvem seu histórico e sua jornada são muito bem vindos, mas isso não significa que a ficção esteja fora dessa técnica.

A ficção também pode ser uma excelente maneira de atrair o público, principalmente nas experiências que envolvem a interação do público, que tem um impacto ainda maior nesse tipo de atividade.

Principais elementos do digital storytelling

Embora não exista um esqueleto fixo para contar uma história e ele ter um forte impacto de suas experiências como criador de conteúdo e a personalização para sua empresa, existem alguns elementos fundamentais para criar um material desse formato.

Eles funcionam como uma excelente base para que uma pessoa que ainda não está familiarizada com o conceito de digital storytelling possa começar, entendendo que esse tipo de ação com um serviço de calibração pode dar um incentivo para você começar.

As fórmulas, entretanto, podem a longo tempo podar sua criatividade, de acordo com um dos pioneiros do conceito, o especialista Joe Lambert. Por isso, é importante que estes conceitos apresentados sejam apenas um ponto de partida para você começar suas atividades.

Ponto de vista

O ponto de vista é um formato que tem ganhado muito espaço no digital storytelling, e ele narra a história do ponto de vista pessoal do autor. Esse tipo de ação coloca a perspectiva da primeira pessoa na história.

Além disso, uma história baseada em ponto de vista representa uma opinião, uma experiência já vivida. Isso em muitos casos permite que o público consiga compreender o que você pensa a respeito do conteúdo de estudo de seletividade elétrica que está sendo apresentado.

Criar uma narrativa eficiente e interessante para o público é o principal meio de garantir uma boa estrutura de comunicação para você, garantindo resultados muito mais expressivos a longo prazo para a empresa que está aplicando esse tipo de comunicação.

Histórias de ponto de vista, por seu caráter pessoal, são únicas, e normalmente duas pessoas diferentes acabarão tendo opiniões diferentes da mesma situação, ainda que concordem com o tom que está sendo escrito.

Por isso, esse é um ótimo exercício para quem deseja uma proximidade maior com o público, abrindo sua própria mente e suas emoções para apresentar um conteúdo de qualidade em texto.

Dramaticidade

O centro de qualquer peça de storytelling é uma questão dramática. O efeito deste elemento é conseguir manter a atenção do público durante toda a narrativa, uma vez que a resposta para essa pergunta é reservada para o fim do conteúdo.

Isso gera uma sensação de busca da parte dos consumidores, que se tornam cada vez mais conectados à trama e desejam entender qual será o resultado final desse tipo de ação de consultoria ambiental. Receber a resposta então surge como uma espécie de recompensa.

O digital storytelling depende desse tipo de interação para garantir mais efetividade, conquistando assim esse tipo de ação e mantendo sempre a narrativa emocionante para os consumidores.

O efeito surpresa também é muito importante, por isso é preciso evitar a criação de expectativas que já estejam estabelecidas, criando pontos de virada que façam o consumidor se impressionar com a história.

O drama é o cerne de qualquer boa história, e ele deve ser aplicado no digital storytelling de forma a fortalecer a narrativa, criando espaço para a divulgação do material enquanto cativa a audiência.

Conteúdo emocional

Uma história emocionante cativa o público e a torna viva para as pessoas, fazendo com que a identificação se torne muito mais simples. Por isso, trabalhar com emoções é uma obrigação para qualquer história que deseja ser bem sucedida.

O tipo de emoção que você deseja incentivar no público depende da história a ser contada, e nem sempre precisa ser uma emoção positiva para seu conteúdo de papel interfolha. Entretanto, é preciso tomar cuidado quando você busca uma emoção negativa no seu storytelling.

É importante pensar que a emoção pode ficar vinculada à sua marca, o que pode ser um problema se você não direcionar corretamente o conteúdo para chamar atenção a um problema ou para mostrar a solução que sua empresa pode ser.

Benefícios do digital storytelling

Agora que você compreende um pouco mais do digital storytelling e como fazê-lo, é importante ter em mente algumas das principais vantagens desse formato em relação a outras atividades de marketing digital.

O digital storytelling pode ser realizado de várias maneiras, e todas elas podem ter um resultado muito expressivo em suas ações, ampliando sua capacidade de produção consideravelmente e atraindo um público maior para suas atividades.

Humanização

O mundo vive em uma era onde a automação toma conta da maioria das atividades, e muitos dos serviços acabam ficando robóticos e impessoais. Com o storytelling, entretanto, você consegue dar mais humanidade para sua companhia de implantação de servidores.

O consumidor hoje prefere marcas com as quais consegue se identificar e se conectar, o que pode ser conseguido com esse tipo de estratégia como um todo.

Viralização

O conteúdo criado pelo storytelling tem um alto poder de compartilhamento, uma vez que as pessoas impactadas pela obra acabam desejando que seus amigos e familiares também passem pela experiência.

Em um ambiente digital, propício ao compartilhamento de conteúdo, isso significa que seu material tem fortes chances de se tornar mais popular e acabar viralizando. Um conteúdo viral, assim como um vírus, se espalha desenfreadamente.

Isso permite que você alcance públicos completamente fora de sua zona de conforto, ampliando o potencial de negócios que sua empresa possui e gerando novas oportunidades para seus times de marketing e vendas.

Entrega valor

O conteúdo em formato de digital storytelling se destaca por ser um conteúdo valioso para o público. Não se trata apenas de uma divulgação, e sim de um material de informação e inspiração, que busca melhorar a vida do consumidor.

Esse tipo de conteúdo tem alcançado resultados cada vez mais positivos, uma vez que as pessoas estão cansadas do material que simplesmente tenta convencer uma pessoa a comprar um determinado produto ou serviço.

Considerações finais

Usar histórias em suas estratégias de marketing é comumente uma das maneiras mais expressivas de garantir resultados com efetividade, otimizando suas ações e garantindo uma estrutura adequada de comunicação.

Por isso, quanto mais você entende o potencial que o digital storytelling pode apresentar em suas atividades, melhor preparado para lidar com o retorno que esse tipo de ação possui para sua empresa, tornando-se uma liderança dentro de seu segmento de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×