Google Meu Negócio: Saiba como ampliar a presença online do seu e-commerce

O Google se apresenta como uma das principais ferramentas para quem possui algum tipo de empreendimento digital. Mas a verdade é que nem é necessário se tratar de algo integralmente virtual, já que essa plataforma de buscas pode ser útil para negócios físicos.

Isso em um processo que apenas acompanha as possibilidades que a internet apresenta para qualquer tipo de empreendimento, respondendo diretamente a um novo perfil de público, no qual os consumidores cada vez mais possuem confiança nesse cenário.

Muito por causa da facilidade que se mostra disponível por meio dos canais digitais, onde por meio do seu celular, ou qualquer tipo de dispositivo que possua algum tipo de conexão digital, torna-se possível ter acesso aos mais variados tipos de conteúdos e negócios.

Como na busca por um equipamento, tal como um motor de partida para sua fábrica. Ação que antes dependia de um contato e pesquisa com diversos fornecedores, para se encontrar a melhor oferta custo-benefício. Algo que hoje pode ser feito de forma digital.

Utilizando para isso do auxílio das plataformas de busca, sendo esse justamente o ponto no qual o sistema de pesquisa do Google se mostra necessário. Com a empresa de tecnologia se destacando como líder de mercado quando se fala sobre as ações de busca.

E se por um lado o público se mostra confiante nos serviços Google, não é nenhum mistério a necessidade do mercado também saber como trabalhar com as ferramentas apresentadas pela companhia. Para o bem tanto de sua audiência como do seu negócio.

Algo válido para os mais diversos tipos de empreendimentos, desde um que se beneficia do mercado digital, como é o caso de empresas de sistemas, até mesmo aqueles cuja base continua a se mostrar no ambiente presencial, como uma loja de antiguidade, por exemplo.

Independentemente do setor de serviços, é importante então que um negócio saiba como otimizar os seus serviços através das aplicações disponíveis por meio da plataforma de busca do Google.

Com destaque para uma ferramenta em particular, desenvolvida justamente para auxiliar uma empresa a conquistar uma maior visibilidade por meio da internet.

Google Meu Negócio: como funciona a plataforma

Diante dos benefícios ao se destacar nas plataformas de busca, aos poucos o mercado passou a dar atenção para as possibilidades disponíveis pelo Google. Na mesma medida, a empresa de tecnologia passou a investir cada vez mais nesse tipo de aplicação.

E uma dessas ferramentas é o Google My Business, que no Brasil pode ser encontrado através do título Google Meu Negócio. Essa plataforma trabalha com um armazenamento de informações que possam ser importantes para o público ter acesso sobre tal negócio.

O que é válido tanto para um negócio de estrutura digital, como site de e-commerce, como também para um empreendimento físico de vendas. Como um fornecedor de controlador de acesso, um equipamento necessário para garantir a segurança de um espaço.

Por isso, sendo um mercado de relevância para o setor industrial, o que prova que o Google Meu Negócio se trata de uma plataforma útil tanto para negócio de público direto, como também para aqueles que trabalham com a área empresarial.

Agora sobre o funcionamento do Meu Negócio, ele pode ser acessado sempre que um indivíduo faz algum tipo de pesquisa que possa ter sua empresa como resultado. Seja ao buscar diretamente por uma companhia ou pelos produtos e serviços oferecidos por ela.

Nos dispositivos móveis esse sistema se apresenta na parte superior da página de resultados, enquanto em um desktop ou notebook, ele se mostra presente na canto superior à direita, na página de respostas oferecida pelo Google.

Nesse espaço é possível encontrar algumas informações importantes sobre um negócio, entre elas:

  • Endereço;
  • Horário de funcionamento;
  • Telefone de contato;
  • Site;
  • E-mail;
  • Principais dúvidas;
  • Avaliações dos clientes.

Dados que podem ser úteis para que um usuário que esteja em busca dos serviços de coleta de solo, por exemplo, acabe por recorrer ao que uma companhia específica oferece, em relação aos seus competidores também presentes nas plataformas digitais.

E se por um lado existe um benefício claro do Google Meu Negócio para um negócio fundamentado no conceito do comércio digital, essas mesmas vantagens também podem ser acessadas por um empreendimento que se encontre longe da internet.

Em certos casos tendo uma importância até maior, já que essa aplicação pode se tornar o principal canal de acesso entre uma empresa e um novo público, que pode passar a ter conhecimento sobre um negócio ao encontrá-lo nessa plataforma digital de buscas.

Como inscrever meu negócio nesse sistema?

Diante dos benefícios claros, é comum pensar que o Google Meu Negócio se trata de uma ferramenta de pagamento. Pelo contrário, o seu uso é completamente gratuito, já que o Google cobra somente pelos anúncios a serem veiculados em sua plataforma.

Nessa situação, é recomendado então inscrever o seu negócio nesse sistema o mais rápido possível, de forma que seja possível destacar o seu empreendimento no cenário digital.

E para que um fornecedor de painéis elétricos consiga fazer isso, só é necessário acessar a plataforma do Meu Negócio e cadastrar as informações referentes ao seu negócio. Nesse caso, é preciso ter acesso também a uma conta Google.

Se por um acaso você não tiver nenhum tipo de perfil no Google é necessário então abrir uma conta. Recomenda-se ter uma conta própria para o seu negócio, diferente do seu perfil pessoal.

Esse cadastro pode ser feito em questão de minutos, sendo preciso apenas ter acesso a todas as informações relevantes sobre um empreendimento. A única coisa a demorar é a confirmação do seu endereço, sendo necessário informar a senha enviada pelo Google.

Código esse que é despachado pelo Correios, com um tempo médio de entrega de duas semanas. Ao receber esse código só é preciso retornar a plataforma e digitá-lo, para assim confirmar o seu domínio em cima desse empreendimento físico.

Ações necessárias para se contar também com as vantagens comerciais que podem ser acessadas através desse sistema.

Os benefícios do Google Meu Negócio

Ao trabalhar com essa plataforma do Google, um empreendimento pode se beneficiar de uma série de ferramentas e estratégias que podem ser acessadas através desse sistema, disponível por meio da plataforma de busca.

Entre essas vantagens é válido destacar:

Gerenciamento de informações

Quando se trata de um negócio de cenário digital, é importante saber como lidar com todas as informações que se associam a tal empreendimento. De forma a ter um melhor domínio sobre ele. Por meio do Google Meu Negócio esse controle se torna mais fácil.

Principalmente no que se refere a um serviço de montagem elétrica, que busca encontrar uma maneira de se conectar com um público presente na internet.

Maiores contatos

E a partir do momento que um empreendimento passa a se destacar na internet, é possível expandir o número de contatos aos quais uma empresa pode ter. Algo que pode estar alinhado ao sucesso a ser alcançado por um comércio, a partir dos seus resultados digitais.

Otimização de números para um negócio físico

Além do óbvio crescimento digital de um empreendimento, a partir do uso do Google Meu Negócio, é possível também visualizar alguns benefícios em relação a um negócio presencial. Já que essa plataforma atua com a comunicação a ser feita nesse projeto.

Sendo indicado também associar o seu negócio físico com esse sistema digital. Como um software para restaurante, que permite com que um estabelecimento alimentício permita pedidos onlines, logo após encontrar o contato desse restaurante no Google.

Maior exposição no Google

Na mesma medida com que um empreendimento físico pode crescer com o uso dessa plataforma digital, não é preciso explorar muito o assunto para entender sobre o crescimento desse negócio através do próprio sistema do Google.

Por meio disso, é possível então conquistar uma posição de destaque nessa plataforma de buscas. Algo importante diante do alto número de concorrentes e informações que podem ser encontradas por meio desse sistema de pesquisa.

Aumento no tráfego de um site

Outra particularidade do Meu Negócio é o fácil contato com as próprias plataformas gerenciadas por uma empresa. Tal como o site de vendas de uma companhia, que pode receber um número maior de visitantes por meio de um link a ser destacado na rede.

Para isso é importante ter também um site bem estruturado, a ser acessado por equipamentos que contem com uma recente atualização de firmware, sendo possível ter acesso a todas as ferramentas digitais disponíveis no site de uma companhia.

Diante de todos essas vantagens comerciais citadas, mostra-se de grande importância para um negócio se estabelecer por meio do Google Meu Negócio, para que assim um conjunto amplo de possibilidades possa ser acessado por um negócio através de um sistema digital.Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×