5 dicas para escolher e aplicar as cores do seu site

Esteja você criando a marca do seu novo site do zero ou repensando a paleta existente, este guia o ajudará a escolher o esquema de cores certo.

Afinal, a cor é um aspecto enorme da marca. Quase todos os restaurantes de fast food usam vermelho e amarelo em seus logotipos. Isso porque, juntos, eles estimulam a fome e a amizade.

Uma empresa de pavimentação, por sua vez, tende a utilizar laranja, azul e verde. Isso pois laranja implica diversão e amigável, enquanto que azul é confiabilidade e verde sugere frescor e natureza.

Por esse motivo, é essencial que você tenha clareza sobre o que você quer que sua marca diga.

Por que as cores do site são importantes?

As cores podem desencadear certos sentimentos à vista. Há muito por trás da psicologia das cores. Você pode pensar que não é afetado por elas, mas ficaria surpreso ao ver a diferença que a seleção de cores pode fazer nos resultados de uma empresa.

Ainda, a maior parte dos usuários e consumidores afirmam que a cor tem uma grande influência sobre o que compram.

Quando algumas empresas experimentaram as cores de seus botões, notaram um aumento ou declínio acentuado em suas conversões. Por exemplo, uma empresa de calibração de tanques pode ter um aumento gigantesco nas taxas de conversões caso use botões de cliques em links vermelhos ao invés de links azuis.

No entanto, não entenda que o vermelho é regra geral, pois não há uma para isso.

Se o seu site for principalmente vermelho, um call to action vermelho não se destacará muito, então você vai querer brincar com as cores até encontrar uma combinação que funcione para você.

E isso não é apenas cliques. As cores aumentam o reconhecimento da marca em uma média de quase 100%. Por exemplo, é fácil dizer a sua marca de refrigerante favorita, ela pode ter cores vermelhas, azuis ou verde vibrantes.

Como escolher um esquema de cores para o seu site?

Você primeiro precisa entender bem o que está vendendo/fornecendo. Se você está tentando obter uma imagem mais sofisticada para sua empresa de chapas expandidas, o roxo é a sua escolha, pois as pessoas o associam à realeza e alta qualidade.

No entanto, se você deseja atingir um público mais amplo, o azul é uma cor suave e tranquilizadora que se adapta bem a assuntos mais delicados, como saúde ou finanças. Isso seria ideal para expandir seus negócios caso tenha uma startup de motores elétricos.

  1. Escolha uma cor primária

A melhor maneira de decidir sobre uma cor primária é pensar na vibração do seu produto ou serviço e examinar as cores que se encaixam nessa vibração para encontrar uma que você goste e que esteja alinhada a ele.

Aqui estão alguns exemplos:

  • Vermelho: implica emoção ou felicidade;
  • Laranja: implica um tempo amigável e divertido;
  • Amarelo: implica otimismo e felicidade;
  • Verde: implica frescor e natureza;
  • Azul: implica confiabilidade e segurança;
  • Roxo: implica uma marca distinta que tem histórico de qualidade;
  • Marrom: implica um produto confiável;
  • Preto: implica luxo ou elegância;
  • Branco: implica produtos elegantes e fáceis de usar.

Se você já tem um logotipo colorido, faz sentido ter uma cor primária que corresponda à sua marca existente.

  1. Escolha suas cores adicionais

Depois de ter uma cor primária em mente, é hora de escolher as outras cores que você usará. Cada cor tem uma contrapartida que a torna “pop”, e isso é conhecido como complementos de cores.

Por exemplo, um círculo vermelho em um fundo verde aparece um pouco mais do que um círculo azul em um fundo verde, mas um círculo azul ficará muito melhor e mais óbvio em um fundo laranja.

Portanto, se você estiver usando em seu site de manutenção hidráulica mais a cor verde, é uma boa ideia implementar chamadas para ação em vermelho ou usar vermelho para destacar recursos importantes que você deseja chamar a atenção de todos os leitores.

Tente ter apenas uma ou duas cores em cima de sua cor primária. Se usar mais do que isso, você estará lutando com a desordem. Nada vai se destacar bem se você inundar os visitantes com muitos estímulos diferentes.

Usar uma roda de cores ajudará você a encontrar cores que funcionem juntas. As cores complementares estão localizadas diretamente opostas umas das outras, e as três cores primárias estão nos pontos do triângulo.

  1. Escolha uma cor de fundo

Essa é uma escolha importante, pois o plano de fundo do seu site teoricamente ocupa mais espaço do que qualquer outra cor. No entanto, é uma escolha fácil de fazer, pois realmente se resume a duas opções.

Você pode optar por uma versão mais suave de sua cor primária para solidificar sua marca de assentamento de piso. Isso exigirá uma sobreposição branca ou cinza no plano de fundo para que o texto apareça.

Alternativamente, você pode ter todo o site em uma cor off-white, que é a escolha mais comum. É inofensivo e não impedirá que nada, como texto, imagens ou links, salte da página.

  1. Escolha uma cor de fonte

A parada final em sua jornada colorida é definir uma cor de fonte. Você pode optar pela escolha fácil e escolher o preto, mas navegue pela internet e descobrirá que os tipos de letra puramente pretos não são tão comuns quanto você pensa.

Um tipo de letra preto sobre um fundo branco pode causar cansaço visual, pois há um contraste de 100% e as pessoas estarão mais propensas a sair se seu site for difícil de ler.

Embora os tipos de letra explicitamente coloridos devam ser reservados para links e informações importantes, você pode usar a cor cinza para dar ao seu site uma aparência mais suave e convidativa.

Não há muito espaço para experimentação, mas pode valer a pena colorir seu texto para dar aquele toque final.

Algumas empresas de escadas pré moldadas podem optar por um tom de cinza mais suave para o texto, que é muito menos agressivo do que um contraste preto e branco, e permite uma vibração mais suave.

  1. Use saturação consistente

Quando uma marca tem uma forte conexão com uma determinada cor, eles podem não querer se afastar muito dela. No entanto, tudo sendo uma única cor pode se tornar um pouco obsoleto, então pode ser divertido pegar sua cor primária e brincar um pouco com a saturação.

Uma coisa que você pode fazer para fortalecer sua marca é usar várias cores com saturação semelhante. A saturação é outra maneira de dizer o brilho de uma cor. Use a mesma cor, mas varie a saturação.

Teoria das cores no web design

Agora que você sabe como as cores podem afetar os visitantes de sua empresa de topografia, você pode misturá-las e usá-las intencionalmente para ganhar mais influência no comportamento do usuário usando a teoria das cores.

Em poucas palavras, a teoria das cores é a ciência por trás da interação das cores na roda de cores, que funcionam bem juntas em um design. Três estruturas comumente aceitas para um esquema de cores são cores triádicas, complementares e análogas.

A complementação é a maneira como vemos as cores interagirem com outras. Quando você combina as cores das extremidades opostas da roda de cores, obtém um efeito visualmente atraente, pois fornece equilíbrio aos olhos, já que uma cor realça a outra.

O contraste foca a atenção dos visitantes dividindo claramente os elementos na página, seja apoiando a legibilidade do texto ou chamando a atenção para uma parte específica da página.

A vibração pode influenciar a resposta emocional dos visitantes. Cores mais brilhantes podem fazer você se sentir mais enérgico e tons mais escuros podem relaxar e ajudar você a se concentrar mais no conteúdo.

Desenvolvendo tons e tonalidades

Depois de ter uma cor primária em mente para o seu site, você pode começar a trabalhar no esquema de cores. Alguns sites podem usar uma única cor para o design, mas na maioria das vezes você vai querer pelo menos alguns tons ou matizes para trabalhar.

Nem sempre é a melhor solução usar sua cor primária em todo o design. Você pode diminuir o tom ou iluminá-lo para criar uma variedade sutil no site, mantendo a mesma cor base.

Por exemplo, se você escolher tons mais claros de uma cor para as seções do site, poderá usar a tonalidade principal ou mais proeminente para os botões de call to action para que eles se destaquem mais.

A regra 60-30-10

Esta técnica é simples, mas eficaz para misturar cores diferentes. Para criar harmonia, as cores geralmente devem ser combinadas na proporção de 60%–30%–10%.

Você nem sempre precisa usar as três cores, mas é um bom número para ser seguro e equilibrado. Usando este método, 60% deve ser a cor dominante, 30% uma cor secundária e 10% uma cor de destaque.

Essa proporção é agradável ao olho humano, pois permite que os elementos visuais surjam gradualmente.

Trabalhando com imagens

Se você tem uma imagem em mente que pode definir a marca ou o cliente já selecionou imagens, você pode retirar as cores principais a partir daí.

Trabalhar com várias imagens pode ser complicado, pois você terá que encontrar uma maneira de criar harmonia de cores. Existem várias maneiras de equilibrar suas imagens nesse caso:

  • Considere transformá-los em escala de cinza;
  • Ajuste a vibração das imagens para diminuir o tom;
  • Use neutros para equilibrar as imagens;
  • Crie uma sobreposição com os tons de sua paleta;

Dependendo de qual solução funciona melhor para seu projeto, você pode facilmente fazer com que suas imagens selecionadas se encaixem em harmonia.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×