CTA: Como aplicar chamadas de ação no seu conteúdo

Qualquer pessoa que tenha o mínimo conhecimento sobre marketing entende que é necessário trabalhar com CTA e utilizar tanto de seu conceito quanto de seus benefícios ao máximo para otimizar algumas estratégias e investimentos da marca.

E, por ser uma ferramenta de marketing que traz tanto para aqueles que a aplicam, assim como facilita algumas frentes do negócio, é normal que várias dúvidas surjam e se mostrem pertinentes ao assunto, afinal, é extremamente comum.

Com isso em mente, o texto de hoje irá abordar o que é CTA e qual a importância desse termo, assim como formas de aplicar tal estratégia em seu negócio de forma eficiente, além de mostrar os benefícios e vantagens de insistir nesse modelo de negócios.

Seja na venda de sistema de climatização ou até mesmo em camisetas geek personalizadas, o marketing é necessário para qualquer negócio, afinal, é através dele que as pessoas conhecem o seu trabalho e se interessam por um produto ou serviço.

Existem aqueles que dizem que ele é a alma do negócio e muitos concordam com essa afirmação, afinal, existem muitas empresas com produtos excelentes que possuem um marketing ainda melhor, assim como possuem aquelas que não são tão boas, mas o marketing consegue vender um bom produto.

Para isso, seja por blog, vídeos, adesivo impresso ou postagens, é muito utilizado o conhecido CTA, que é a sigla para o termo em inglês call to action, que em uma tradução direta para a nossa língua seria algo como “chamado para ação”.

De forma simples e direta, é uma espécie de aviso, uma chamada visual ou através de textos e imagens que leva o cliente a tomar determinada ação. Esse tipo de ação pode variar bastante, podendo ser desde comprar algum produto até mesmo algo mais simples, como preencher um formulário.

Pensemos que um usuário tem como objetivo comprar alguns sensores de segurança, o seu objetivo como marca é sempre levá-lo para a próxima etapa do funil de vendas, e o CTA é uma das maneiras de fazer isso, independentemente de qual a próxima fase.

Por isso, muitos profissionais da área de marketing utilizam isso como uma ferramenta que, alinhada a outras estratégias e práticas, se torna extremamente valiosa e eficiente, conseguindo aumentar a taxa de conversão de clientes e atraindo e qualificando novos leads.

Com isso em mente, os tópicos a seguir irão abordar um pouco mais sobre vantagens e benefícios do CTA, assim como seu impacto no mercado e métodos de aplicação, podendo a sua marca utilizar com seus serviços de informatica.

O impacto do CTA

O CTA é extremamente eficaz e qualquer empresa que leve seu marketing a sério precisa encontrar meios de deixá-lo ainda melhor e otimizar ao máximo suas estratégias e práticas. O CTA é aquele que irá incentivar e instigar a curiosidade dos usuários e leads.

Para isso, é preciso um bom conhecimento dos produtos e serviços que a empresa fornece, assim como as estratégias por ela utilizadas para entender em qual ponto do funil de vendas eles poderiam ser melhor aplicáveis do que outros.

Afinal, mesmo que a compra seja de balão de propaganda, utilizar o CTA somente no pós-venda pode ser não tão efetivo quanto depois de uma série de conteúdos e análises oferecidas ao cliente sobre o seu produto.

Por isso, podemos entender e destacar que alguns dos maiores benefícios que o Chamado para Ação traz para o negócio são:

  • Maior nutrição de leads;
  • Leads mais qualificados;
  • Maior taxa de conversão de clientes;
  • Maior engajamento;
  • Maior alcance das ferramentas de marketing da empresa.

Claro que cada organização irá focar naquilo que melhor atende às suas necessidades e que mais faz sentido com o negócio que ela propõe, mas os benefícios podem ser usufruídos, alguns mais ou menos, mas ainda assim muito vantajoso.

É interessante que o CTA pode ser aproveitado de diversas formas, tanto quando pensamos em projeto executivo quanto nas maneiras de fazer com que o cliente enxergue a sua empresa e começa a adentrar suas estratégias.

Por exemplo, as redes sociais já deixaram de ser uma simples fonte de entretenimento a algum tempo e, hoje em dia, são poderosas ferramentas de marketing para qualquer negócio, e podem utilizar do CTA como catalisador de leads.

O e-mail marketing e postagens frequentes em seu blog ou site são outras formas de gerar engajamento, qualificar leads e deixá-los interessados, utilizando o CTA como ferramenta para aumentar a probabilidade do mesmo clicar em um link e ser direcionado para uma página com mais informações de suas soluções ambientais, por exemplo.

O quanto pode abrangir e o quão eficiente será dependerá apenas da sua empresa, do ramo de negócios dela, o quão profissional e efetiva ela consegue ser, assim como seu próprio estilo de negócios. É preciso conquistar o cliente e incentivá-lo sempre!

Aplicando o CTA em seu negócio

Agora que ficou muito mais claro o que é o CTA e como ele funciona, chegou o momento de utilizar as diferentes maneiras de aplicação do mesmo a seu favor.

Os tópicos a seguir reúnem uma série de informações que podem ser essenciais para que o seu negócio decole e consiga se destacar mais no mercado de trabalho, além de promover seu sistema de gestão empresarial, por exemplo, convertendo mais clientes. Confira.

01 – Domine o funil de vendas

Quando pensamos em dominar o funil de vendas, reflete diretamente em saber quais as etapas que o lead irá passar e, sabendo disso, aproveitar o melhor momento para oferecer-lhe aquilo que realmente importa e faz diferença em sua visita.

Oferecer um formulário para que o usuário preencha, sendo que acabou de entrar em seu site pode não ser a melhor jogada, mas para aqueles clientes que já estão um pouco envolvidos com o negócio pode ser extremamente efetivo por já conhecerem o trabalho.

Em outras palavras, esse tipo de Call to Action é muito mais eficiente quando pensamos em pessoas que estão no meio e no fim do funil de vendas, mas claro, é possível desenvolver aqueles que servem para chamar as pessoas para o seu negócio.

Tudo irá depender da necessidade da sua empresa e como ela utilizará os recursos disponíveis para promover o seu negócio em seu segmento de marketing.

02 – Entenda quem são as personas

De forma simples e direta, a persona é a representação do seu cliente ideal com uma personalidade, rotina, gostos, objetivos e local onde mora, ajudando a empresa a tomar decisões mais assertivas sobre seus produtos e serviços.

Quando pensamos em CTA, isso não deve ser diferente, afinal, existe um público-alvo de suas estratégias com o Chamado para Ação, e quanto maior for o atendimento para as personas, mais personalizado se torna a estratégia e mais sucesso ela faz.

Quando se tem ofertas únicas e exclusivas, não tem mal algum utilizar as informações em seu poder como ferramenta para atrair suas personas e também um público de fora que possa se interessar e se enquadrar em uma ou outra características do produto.

03 – Escolha o formato do seu CTA

Até o momento você já compreendeu o que é o CTA e como ele pode ser efetivo em sua empresa, mas agora é a hora de escolher um formato que faça sentido para o seu negócio e que ajude a atrair mais clientes e levá-los para o funil de vendas de maneira efetiva.

O primeiro que pode ser comentado é o side bar, uma espécie de propaganda que fica lateralmente para o usuário. O CTA pode ser tanto para preencher um formulário e ficar por dentro de tudo, quanto uma forma direta de como ganhar desconto, varia bastante.

Um segundo que também é bastante utilizado é um texto com informações relevantes e links, direcionando o cliente a tomar alguma decisão que a empresa acredita ser mais necessária e poderosa no momento.

Por fim, sempre se pode utilizar também o e-mail marketing junto de imagens chamativas e que fazem sentido com o negócio, mostrando ao cliente o que ele pode conseguir fazendo uma simples tarefa. São diversas formas, busque a que melhor converse com a marca.

Considerações Finais

O texto de hoje mostrou como o CTA é necessário e útil para a sua empresa, explorando o impacto que ele pode causar, vantagens e benefícios, assim como abordou algumas dicas de como realizar a sua aplicação de maneira bastante eficiente.

Claro que cada empresa possui suas próprias particularidades, ramo de negócios, objetivos, conceitos e metas, mas todas podem utilizar do CTA, afinal, o marketing é muito necessário para que as pessoas conheçam o seu trabalho e sua empresa lucre.

Utilize o artigo como orientação para encontrar a melhor maneira de aplicar o CTA em seu negócio, afinal, ninguém conhece ele melhor do que você. Expanda seu alcance e conquiste cada vez mais clientes.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×