Clipping: monitore as menções do mercado e melhore o conteúdo do seu site

É visto com bastante importância para uma empresa conseguir alcançar um bom destaque por meio da mídia, sendo citada de forma positiva por ela. Diante disso é relevante fazer um trabalho de análise em cima dessas citações, como no chamado clipping.

Uma estratégia comum entre os serviços de comunicação no qual é possível estudar sobre a performance alcançada por um tópico em específico, podendo ser uma celebridade entre as colunas de fofoca ou um artista musical por meio das páginas do caderno cultural.

Chegando até o setor empresarial, com uma companhia podendo acompanhar a repercussão de um evento de lançamento de uma nova linha de produtos, por exemplo, sendo possível analisar o alcance positivo conseguido por tal marca em diferentes canais.

Tal como uma uma cerimônia de abertura de um novo negócio, uma consultoria de TI para pequenas empresas, que depende do evento para alcançar também o conto de possíveis clientes, sendo importante acompanhar a repercussão de tal evento.

Para que, com base nesse destaque alcançado, seja possível para tal negócio realizar uma previsão de quantos novos clientes podem ter sido atingidos, aumentando assim a chances do negócio conseguir expandir as suas atividades comerciais no futuro.

A maior questão é que essa prática tradicional continua ter relevância dentro do mercado digital, passando por um processo de adaptação acerca de tal serviço, saindo dos canais offlines, destacando-se agora por meio dos veículos digitais, tais como as redes sociais.

Espaços que se destacam justamente pela interação entre os usuários, junto do compartilhamento de informações. Tudo a fazer com que um serviço de calibração consiga transmitir sua mensagem comercial para um público cada vez mais diversificado.

Alcançando uma audiência industrial que possa estar presente junto das plataformas digitais. Sendo de relevância para tal companhia acompanhar todo tipo de citação ao qual tais serviços podem estar recebendo nas redes, sejam comentários positivos ou negativos.

O que explica a importância do conceito de clipping, para que seja possível acompanhar o alcance de tal marca dentro dos canais digitais.

Como funciona a prática de clipping?

O clipping é um termo em inglês que pode ser traduzido literalmente como um recorte, até porque de fato esse é o propósito principal por trás de tal prática, que analisa pequenos recortes de comunicação que envolvem a percepção de uma empresa pela sua audiência.

Isso por meio de um monitoramento a ser feito em cima das citações de uma marca, empresa ou produto, dando continuidade a esse processo por meio de uma análise de resultados e classificação acerca dessas referências alcançadas.

Sendo possível estudar tais reações, para que assim seja possível aprimorar o tipo de conteúdo apresentado por tal empresa ao público, principalmente por meio da internet. Tal como uma loja de segurança, a comercializar um controlador de acesso por exemplo.

Como por meio de conteúdos que tragam mais informações sobre os materiais ofertados por tal companhia, ou qualquer que sejam as demandas levantadas pelo seu público almejado, por meio dessas citações presentes na mídia, com destaque para a internet.

Entre os canais a serem observados, é possível observar uma quantidade cada vez maior de mídias, que acompanham o processo de evolução tecnológica entre os veículos de comunicação. O que nos leva a ficar de olho em mídias em geral como:

  • Televisão;
  • Rádio;
  • Jornais e revistas;
  • Blogs;
  • Redes sociais;
  • Podcasts;
  • Conteúdos em vídeo.

Ou qualquer que seja o formato no qual seja possível para o público e para os produtores de conteúdo citar o nome do seu projeto, independentemente da percepção positiva ou negativa a ser observada por meio dos canais citados, eles que se amplificam cada vez mais.

E é por meio desse estudo amplo de mercado, por meio da prática de clipping, que é possível para uma empresa de projetos ambientais amplificar as estratégias de resultados positivos, ou reparar ações que possam estar sendo vistas de forma não adequada.

Sendo assim, para que seja possível melhorar a qualidade do seu site e dos conteúdos apresentados por sua empresa, a prática de clipping se destaca com grande relevância, diante dessa reação às citações a serem alcançadas por tal companhia.

Como fazer um bom clipping

Para que seja possível ter acesso a uma série de benefícios, começando pela percepção do seu negócio na internet, é importante realizar um bom serviço de clipping. Com algo capaz de impulsionar as buscas a serem feitas em cima de um site em específico.

E para que uma fábrica de divisora de massa, equipamento importante para a produção de pães, consiga estudar de forma adequada os resultados associados à performance dessa companhia na internet, as seguintes ações devem ser adotadas para um bom clipping:

Atenção inicial aos textos

Diante da diversidade de canais presentes na internet, pode ser complicado para uma empresa monitorar suas citações entre os mais diferentes tipos de plataformas presentes na internet. E para começar esse processo o caminho mais fácil é pelos conteúdos textuais.

Principalmente por ser comum com que diferentes canais físicos adotarem também uma versão digital, como é o caso de jornais e revistas. Até mesmo alguns conteúdos em vídeos podem ser encontrados de forma transcrita na internet, facilitando o acesso a suas citações.

Foco em palavras-chave

Mesmo com os conteúdos em textos sendo mais fáceis de serem analisados, o alto volume de informações pode tornar difícil para que uma loja de materiais de construção, com foco em equipamentos para conexões hidráulicas, identificar todas suas citações.

A solução nesse sentido é utilizar as ferramentas de busca, tendo um foco especial no uso de palavras-chave que podem estar associadas ao tipo de produto ou serviço oferecido por sua companhia, além do próprio nome dela.

O uso de hashtags também se destaca nesse sentido, por permitirem uma melhor linha de comunicação entre os assuntos discutidos na rede entre diferentes canais, por meio de uma hashtag levantada pelo público ou pela própria empresa em sua estratégia comercial.

Observe diferentes canais digitais

O maior erro em relação ao serviço de clipping está em focar somente em um único canal, mesmo que se trate de um canal de grande circulação. Dentro da variedade de veículos presentes na internet é possível encontrar também uma diversidade de usuários.

Cada grupo a ter uma percepção distinta sobre o seu negócio, podendo usar de canais propícios para a sua interação com o público para falar sobre sua visão sobre uma empresa em particular.

Diante disso, é importante monitorar um número amplo de sites e redes sociais. Acompanhando as diferentes variações com que um produto pode ser utilizado, tal como uma Fábrica de chapa expandida, tendo utilidade em máquinas, automóveis, entre outros produtos.

Não se esqueça das mídias tradicionais

Antes da inclusão da internet, o serviço de clipping era realizado de forma manual, comprando diferentes jornais e revistas para que fosse possível observar dentro desses diferenciais canais as citações que poderiam ser encontradas sobre o seu cliente.

Com o avanço das tecnologias, tal ambiente foi sendo substituído pelos canais digitais, mas isso não significa que os esses veículos tradicionais, conhecidos hoje como mídia offline, ou seja, canais não-digitais, não continuem a ter uma grande importância no mercado.

Ao incluir esses formatos dentro do seu serviço de clipping, é possível alcançar um campo maior a ser estudado, aprofundando assim o conjunto de informações a serem analisados por uma empresa acerca dos resultados alcançados por ela no meio social.

Por meio dessas práticas citadas é possível realizar um trabalho adequado de clipping, permitindo com que informações aprofundadas possam ser alcançadas por tal companhia, a fazer com que seja possível chegar a conclusões positivas para tal negócio.

Quando um clipping deve ser feito?

Diante dos benefícios associados à tal prática é possível destacar as funções do clipping para os mais diversos tipos de empreendimentos. No entanto, existem momentos específicos aos quais esse tipo de serviço pode ser ainda mais adequado.

Como no processo de lançamento de uma nova linha de produtos, a realização de um evento comemorativo para o histórico de uma marca, ou até mesmo para a abertura de um negócio, tal como uma agência ambiental, que entre suas ações lida com a coleta de solo.

Dentro dessas opções é possível destacar a importância de um bom serviço de clipping, capaz de identificar os sucesso alcançado em cima desses projetos, assim como na observação de menções negativas, com problemas a serem resolvidos.

Tudo a ser alcançado por meio da prática de clipping, que atua principalmente com o encontro da percepção real de um negócio em relação ao seu público, seja aquele conquistado ou aquele que se encontra no processo de possível aquisição.

Relação que permite com que uma prática do mercado físico possa ser transferida também para o cenário digital, levando à melhores soluções para o seu negócio de uma forma geral.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×