Pesquisa de mercado: saiba como fazer para aperfeiçoar o seu site

Qualquer negócio que tenha o desejo de crescer, se expandir e se consolidar no seu segmento de mercado precisa saber como é a sua concorrência, quem é o seu público e qual é o seu papel nesse meio e, para ter sucesso, é preciso de muita pesquisa.

É uma forma simples e bastante direta de dizer ao mercado qual a sua função e como você pretende fazer isso, porém não sem antes entender o que as pessoas querem e anseiam, assim como o que elas precisam e como precisam.

Portanto, o texto de hoje irá contextualizar a pesquisa de mercado e como fazer para aperfeiçoar ao máximo o seu site, mostrando os benefícios e vantagens de se fazer, assim como o impacto em seu negócio e dicas de utilização e criação da sua.

Seja um sistema de gestão empresarial ou até mesmo uma loja de camisetas geek, para se ter sucesso no mundo dos negócios é preciso ser atrativo e competitivo, fazendo com que as pessoas adquiram seus produtos e o consumam, gerando lucro para a marca.

E, para um negócio ter sucesso, é preciso ter o máximo de informações possíveis tanto sobre o mercado a sua volta quanto, e principalmente, o seu público-alvo, porque são eles que irão consumir seus produtos e serviços.

A maior vantagem é que isso independe se o serviços é um sistema de climatização ou uma simples camiseta, afinal a internet possibilita buscar e encontrar todo o tipo de público dos mais diferentes gostos e vontades.

Em outras palavras, quanto mais informações tiver sobre o assunto, melhor será tanto para a sua empresa, quanto para as tomadas de decisão dela, afinal tais dados afetam diretamente a forma e o modelo de negócios de uma organização.

Portanto, seja através de um balão de propaganda ou com as ferramentas de coleta existentes no mercado, é preciso que a empresa comece o mais rápido possível a entender tal conceito para decidir quais serão os caminhos que seu negócio e, consequentemente, seu site, tomarão.

Os tópicos a seguir reúnem uma série de informações importantes e relevantes para o seu negócio, mostrando algumas vantagens e benefícios, assim como mostrando os tipos de pesquisa mais utilizados pelas empresas atualmente. Confira.

O conceito de pesquisa de mercado

De forma bem objetiva, a pesquisa de mercado serve para coletar informações do seu público-alvo e, a partir disso, conseguir implantar ideias, insights e tomar decisões voltadas ao seu produto, desde as soluções ambientais até o modelo de marketing.

Pode-se dizer que a pesquisa é todo o conceito, ideias e ações que tem como objetivo a pesquisa de entendimento do seu público-alvo, as suas necessidades, o que aflige eles, assim como o conhecimento de quem é o seu negócio dentro desse segmento.

As pesquisas normalmente são feitas, ou pela própria empresa, ou por agências já especializadas e consolidadas no mercado, ficando como decisão da empresa definir quais técnicas, ferramentas e modos serão utilizados na coleta de informações.

Ela serve também para que o departamento de marketing, por exemplo, melhor entenda a viabilidade de um produto, como o adesivo impresso, possui no segmento de mercado, entendendo se vale ou não a pena investir nessa decisão, ajudando também a saber se o produto é ou não lucrativo.

Podemos então entender que algumas das funções de uma pesquisa de mercado são:

  • Entender o seu público;
  • Mapear hábitos, vontades e tendências do público;
  • Analisar a viabilidade de um produto ou serviço;
  • Coletar feedback da sua empresa.

Em outras palavras, a pesquisa de mercado é muito bem vinda para atrair clientes mais fiéis e interessados na sua empresa, aumentando a eficácia das suas estratégias de negócios e mensagens, da mesma forma que torna a taxa de conversão mais alta e simples de ser alcançada.

Tipos de pesquisa

Agora que ficou um pouco mais claro o que é uma pesquisa de mercado e como ela pode ser incrivelmente útil para sua empresa que comercializa projeto executivo, é o momento de compreender os tipos de pesquisa que existem.

Isso é muito útil para analisar e compreender qual é aquela que melhor atende às necessidades da sua marca e qual que pode melhor funcionar com as estratégias que a sua empresa tem em mente.

Normalmente as pesquisas têm a finalidade de mensurar dados quantitativos, ou seja, analisar dados dos leads e clientes, ou qualitativos, que não podem ser mensurados mas que ajudam a traçar e compreender algumas atitudes e hábitos.

01 – Questionários

Muito conhecidos e bastante utilizados, os questionários são uma série de perguntas, a grande maioria com respostas sim e não, embora não seja uma regra. Pode ser utilizada desde com serviços de informatica até mesmo com uma loja de produtos importados.

Neste modelo é muito importante ter em mente quais dados são de interesse da empresa coletar antes de elaborar as perguntas. Em contrapartida, eles são bastante simples e rápidos de serem formulados e respondidos, otimizando bastante o tempo de quem prepara e de quem responde.

Evite perguntas muito complexas, pois é muito fácil de serem mal interpretadas, levando a resultados não tão bons e dificultando o compreendimento dos analistas.

02 – Entrevistas

As entrevistas são um pouco mais demoradas para acontecer e mais difíceis de serem concretizadas, mas elas possuem algumas vantagens e que podem ser usadas pela sua empresa de sensores de segurança de maneira positiva e que ajude seus negócios.

Elas têm o poder de gerar uma interação mais genuína e verdadeira com o público, além de ser muito bem utilizada quando a coleta é para dados qualitativos. Quando feita de maneira assertiva, traz muitos insights para a marca.

E eles se estendem desde feedbacks dos clientes e das maneiras de atendimento de sua empresa até a forma como ela gerencia as redes sociais. Por serem mais demoradas e difíceis de serem administradas, são menos utilizadas do que deveriam.

03 – Grupos focais

Bastante útil para resultados qualitativos, mas difíceis de serem colocados em prática por causa da quantidade de recursos e disponibilidade da marca, os grupos focais têm como objetivo conseguir informações sinceras de um grupo de pessoas ligadas à empresa.

As perguntas podem variar bastante, mas na grande maioria das vezes é utilizada para medir níveis de satisfação e pontos a serem melhorados, buscando sempre uma conexão entre as respostas, sendo muitas delas bastante sinceras, principalmente quando feito de maneira correta.

Requer um pouco mais de tempo que as demais para ser efetivo, além da necessidade de pessoas engajadas, oferecendo respostas de qualidade, portanto pense bem nas necessidades da empresa em criar todo um ambiente propício a isso.

04 – Observação

Esse tipo de pesquisa se relaciona com o interesse direto da pessoa pelo seu produto, sites ou serviços ao longo de diversas sessões de observação. A interação do público com tais elementos é que será o feedback do quão funcional e potente tal medida é.

Diferente dos anteriores, esse tipo de análise é feita apenas em tempo real, embora possa ser gravada. Isso significa que o analista terá de estar atento a todo momento, além de depender muito da interpretação do mesmo e, quando pensamos em subjetividade, diversas interpretações podem tomar o lugar.

É bastante indicada para campanhas de um produto específico, sendo utilizado muitas vezes até mesmo como ferramenta de marketing, cutucando a curiosidade das pessoas e fazendo com que interajam com o produto de alguma forma.

Considerações Finais

O texto de hoje abordou o que é uma pesquisa de mercado e como ela pode ser extremamente benéfica para o seu site, seu negócio e sua empresa, mostrando alguns dos principais tipos de pesquisa e suas funcionalidades.

Como benefícios de tal investimento, podemos sempre citar que ele abre uma pergunta na cabeça das pessoas: por quê?. Essa poderosa reflexão leva a entender quais são os motivos de preferirem um produto ao outro e o que os leva a tal decisão.

E quando pensamos em mercado digital, principalmente, são essas as decisões que realmente fazem a diferença. Entender por que a sua concorrente tem mais clientes e leva mais pessoas ao carrinho é de suma importância para impactar com suas estratégias de mercado.

Não apenas isso, mas com mais pessoas comprando seus produtos, mais lucro a empresa gera, maior será seu alcance e mais pessoas se interessarão pelos investimentos feitos pela marca, criando um efeito de expansão natural e orgânico.

A pesquisa de mercado mudou a forma como as diversas empresas do meio buscam seus clientes e leads, mudando a forma de atraí-los. Utilize esse texto como orientação e expanda cada vez mais o conhecimento de sua marca, assim como suas ferramentas e métodos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×