WordPress 5.8: Conheça todas as mudanças da nova versão do WordPress

O WordPress é um dos CMS (Content Management Systems) para gestão de conteúdo mais utilizados no mundo todo e agora conta com uma nova versão. Agora na versão 5.8, o WordPress conta com mais recursos para permitir uma boa gestão do conteúdo web.

Por isso, neste artigo abordaremos essa novidade, trazendo tudo que aparece nessa nova versão do produto.

O que é o WordPress 5.8 – Tatum?

Uma empresa de estudo de seletividade elétrica bem como milhões de negócios utilizam o WordPress como sua plataforma da web. Tanto blogs pessoais, quanto sites institucionais e corporativos podem se beneficiar com o WordPress 5.8.

Ele permite que mesmo quem não tenha uma experiência prévia com programação ou desenvolvimento de sites, possa criar e gerenciar sua página. A partir de inúmeros templates gratuitos é possível projetar um site funcional desde os primeiros passos.

Ele foi denominado “Tatum” em homenagem ao pianista de jazz Art Tatum, um artista icônico que teve deficiência visual ao longo da vida, mas inspirou toda uma geração de músicos.

O WordPress sempre nomeia suas versões com homenagens a grandes nomes do jazz, e essa é uma curiosidade interessante.

A ideia da versão do WordPress 5.8 Tatum é que não há limites para realizar algo e o conjunto da obra vai te surpreender, possibilitando a criação do seu site de consultoria de TI, por exemplo.

Novidades do WordPress 5.8

O WordPress 5.8 Tatum foi oficialmente divulgado em 20 de julho de 2021, prometendo muita inovação para essa aplicação. É um conjunto de melhorias técnicas, bem como na segurança do software que evita ataques aos sites. As melhorias incluem pontos como:

  • Foram corrigidos mais de 170 bugs;
  • Foram implementadas 96 melhorias;
  • Foram otimizados 24 fluxos de tarefa antigos;
  • Entre outras melhorias.

Vamos tratar das novidades que apareceram com o WordPress 5.8 que podem trazer melhorias para seu site de, por exemplo, sensores de segurança.

Novo editor de blocos do WordPress 5.8

O WordPress 5.8 conta com o famoso editor Gutemberg que mescla versões anteriores que vão desde a 10.0 até a 10.7. Esse editor amplia a estrutura e implementa um uso de blocos racionais para agilizar o trabalho.

Em alguns temas é possível editar modelos sem sair da página principal de um blog post ou de um site.

Isso traz mais liberdade durante a criação de padrões predefinidos, podendo ser acionados via atalho. Foram implementados mais de 20 blocos novos, aplicados aos temas compatíveis.

Exibição dos posts com novos blocos e padrões

É extensa a lista de novos blocos de elementos que você pode adicionar ao seu site de serviços de informatica, tais como:

  • Data de postagem;
  • Título da postagem;
  • Loop de consulta;
  • Publicar conteúdo;
  • Post Excerpt;
  • Título do site;
  • Tagline do site;
  • Logotipo do site;
  • Lista de Páginas;
  • Post Tags;
  • Categorias de postagem;
  • Postar imagem em destaque;
  • Deslogar.

Com tantas funções à mão, é possível para os editores fazer alterações no conteúdo ou na aparência de uma página com apenas um clique.

Lançando mão de blocos como o loop de consulta é possível escolher a exibição de posts específicos, como aqueles selecionados em uma consulta PHP.

É possível fazer combinações de posts de mesma categoria ou criar uma nova página para seu site de sistema de gestão empresarial.

Adicione blocos aos seus Widgets

Novas opções de blocos podem ser adicionados nas áreas de widgets, mesmo sem que você faça uma linha de código. É possível criar novos designs navegando nas diversas opções da biblioteca com blocos mais básicos, ou acessar outras bibliotecas.

Existem diversas oportunidades de personalização, de forma que você pode fugir das alternativas mais convencionais encontradas em qualquer página da internet.

Edite os modelos ao mesmo tempo que altera seus posts

A função de alternar entre uma página e entre a edição de uma postagem pode ser realizada pelo próprio editor de blocos.

Assim, torna-se possível modificar o modelo em uso na sua página de projeto executivo, sem ter que sair da página indo ao menu ou acessar outras configurações no painel de controle.

Isso traz muito mais praticidade, de forma que não são necessárias várias abas abertas ou o uso de mais de um monitor para conseguir configurar seu site.

Navegue pela biblioteca de mídia mais rápido

O WordPress 5.8 conta com uma biblioteca de mídia que armazena todos os arquivos que foram adicionados ou hospedados. Todos os seus uploads, como vídeos, imagens, PDFs e demais arquivos ficam ali armazenados para poderem ser exibidos em seu site.

O tempo de consulta na biblioteca é proporcional a quantidade de arquivos, de forma que se houver muitos arquivos, as pesquisas levarão mais tempo, uma vez que o histórico é carregado integralmente.

Após essa atualização, temos a opção “carregar mais”, que permite a visualização dos resultados em lotes, o que torna o processo mais rápido.

Os 3 assistentes para fluxo de trabalho

O WordPress 5.8 conta com três assistentes de fluxos de trabalho que trazem conveniências para a estruturação de um site de soluções ambientais, por exemplo, fornecendo uma nova experiência ao editor.

  1. Resumo da estrutura da página

Uma página da internet pode ter diversas configurações diferentes, podendo ser formado por páginas estáticas ou dinâmicas, ao incluir blocos e elementos como formulários para contato e CTA (Call to action).

A “Visão por Lista” permite que você acesse diretamente a seção que precisa, o que resolveu dificuldades que eram enfrentadas com a navegação estrutural.

Tudo fica listado dentro do editor, como as camadas de conteúdo, os blocos aninhados e os blocos gerais, permitindo uma navegação interna. Trata-se de um funcionalidade que pode ser ativada ou desativada, conforme sua vontade e necessidade.

  1. Padrões sugeridos para blocos

Outra ferramenta interessante é “Transformações de Padrões”, disponível nos blocos de consulta e redes sociais. Ele sugere padrões conforme o que já foi utilizado, ou seja, o WordPress pode te ajudar a ter novas ideias com base no que já criou até ali.

Com o uso de blocos padrões se garante a manutenção do design e do layout de sua página inteira. Páginas e conteúdos que não seguem padrões não propiciam uma boa experiência ao usuário, pois a cada página terá que se adaptar à novidade.

  1. Estilização e inserção de imagens

É possível tornar seus temas mais atrativos com imagens ou vídeos estilizados, e existem funcionalidades para isso nos blocos de cobertura que contêm filtros de bicromia.

Você escolhe as cores para as sombras e luzes, assim pode aplicar diferentes efeitos em seus destaques. Pontuamos a seguir alguns recursos disponíveis para os desenvolvedores trabalharem no desenvolvimento de software de páginas da internet.

theme.json

Na versão inicial de customização do theme.json foram atribuídas opções de customização como tamanho de fontes, cores e outros. Todas as predefinições, bem como o controle de margens e demais personalizações devem estar inseridas nesse arquivo.

Acabou a compatibilidade com o Internet Explorer 11

A partir desta atualização não existe mais suporte para o Internet Explorer 11, que foi então substituído pelo Microsoft Edge, um navegador mais moderno que permite usufruir de todas as funcionalidades.

Entre as outras opções que você pode escolher estão o Opera, Safari, Google Chrome ou Mozilla Firefox. Instale a última versão para garantir compatibilidade entre o navegador e o CMS para desenvolvimento do seu site.

Suporte WebP no WordPress 5.8

Imagens com extensão WebP passam a ser aceitas diretamente, permitindo que seja feito o upload de imagens otimizadas e compactadas. Trata-se de um arquivo 30% menor, se compararmos ao JPEG ou PNG, que mantêm a melhor resolução da imagem.

Entre as vantagens está o tempo de carregamento das páginas, que é mais rápido e otimizado, propiciando bons resultados orgânicos.

Suporte para blocos adicionais

Existe uma série de supports sinalizadores de blocos e novas opções para personalização de blocos registrados no WordPress 5.8.

Como instalar o WordPress 5.8?

O WordPress 5.8 pode ser instalado gratuitamente, a partir de um download iniciado no painel administrativo, caso você já tenha alguma versão anterior. Outra opção é acessar o site oficial do WordPress.

Aconselhamos fazer o backup dos arquivos que você já possui, garantindo o processo mais simples para recolocar o site no ar.

Verifique se todos os plugins instalados são compatíveis com essa versão do WordPress, pois sempre há atualizações para eles. Sem essa avaliação de compatibilidade, algumas funcionalidades poderão apresentar problemas.

Considerações finais

Cada vez que uma solução tecnológica é atualizada, oferece novas funções e atende melhor seu usuário. São corrigidos problemas no algoritmo, como bugs e falhas, com melhorias na interface para ampliar a usabilidade e suas aplicações.

Como você pôde conferir neste artigo, trouxemos diversos detalhes do novo WordPress 5.8, bem como seus benefícios para o usuário.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×