SEO: Confira 10 tendências para investir em 2022

O SEO, sigla para Search Engine Optimization, é um conjunto de processos fundamentais para o marketing digital como um todo. Ele lida diretamente com o impacto que seu site ou blog terá em motores de busca, garantindo um ranqueamento melhor para sua companhia.

É importante reforçar que o mundo tem passado por um processo de transformação digital, no qual uma série de recursos e avanços tecnológicos está se popularizando, seja dentro de uma empresa de brindes corporativos personalizados ou de qualquer outra.

Por conta disso, uma série de interações entre as pessoas e empresas tem se modificado, principalmente com relação à busca por informações. Hoje, quando um usuário possui algum tipo de complicação ou necessidade, a primeira reação é buscar entender melhor.

Para isso, ele digita uma série de palavras-chave junto a uma plataforma de pesquisa, identificando exatamente o que ele está procurando. O motor de busca, então, ativa seus algoritmos, que fazem uma varredura em seu banco de dados procurando informações.

Ele, então, separa aqueles com conteúdo mais próximo relacionado à pesquisa do usuário e apresenta uma lista de resultados sobre etiquetas para código de barras, em ordem de relevância. Normalmente, o usuário encontra aquilo que precisa ainda nos primeiros links.

Por isso, estar no topo dessa lista se tornou a prioridade de qualquer empresa que deseja usar a internet como plataforma para realizar seus negócios, principalmente aquelas que trabalham diretamente gerando engajamento com o público de maneira virtual.

Embora as empresas responsáveis pelos motores de busca não divulguem exatamente os elementos que são levados em conta para gerar esse tipo de comunicação, o SEO estipula uma série de práticas que ajudam a otimizar seus resultados.

Estas práticas estão em constante atualização, uma vez que a própria tecnologia muda rapidamente. Por isso, estar pronto para estas novas tendências é fundamental para manter uma boa posição de mercado, seja uma empresa de display expositor ou outra qualquer.

Pois bem, no ano de 2022, alguns elementos relacionados ao SEO estão ganhando um forte destaque, por isso é importante conhecer estes elementos e identificar como sua empresa pode investir nesses itens.

1.    Google Lens

Esta ferramenta tem ganhado muito espaço no mercado, principalmente pela facilidade de encontrar itens em questão de segundos. Trata-se de um aplicativo que faz uma busca rápida de um determinado produto ou serviço por imagem.

Basta tirar uma foto do item em questão que o aplicativo imediatamente começará a buscar recursos relacionados a esse tipo de ação. Por isso, se você pretende aproveitar este recurso em sua estratégia de SEO, é importante ter atenção.

O uso de palavras-chave no texto da imagem sobre sinalização de segurança, por exemplo, bem como marcas d’água e outras referências de imagem podem ajudar a afunilar a pesquisa, apresentando sua companhia com uma chance muito maior.

2.    Pesquisas por voz

Por conta da popularização dos assistentes virtuais, a pesquisa por voz está cada vez mais popular. Esse tipo de recurso é muito importante para garantir resultados mais efetivos, principalmente do ponto de vista inclusivo.

As ferramentas de comunicação por voz acabam auxiliando uma série de pessoas que não tem conhecimento ou condições de fazer pesquisas por texto usando smartphones ou computadores.

Por isso, é muito importante saber como utilizar da melhor maneira possível estas inteligências artificiais, identificando o tipo de pesquisa que é realizada para você poder otimizar esses resultados sobre, por exemplo, controle de acesso digital.

3.    Sites móveis

Um dos principais elementos relacionados ao mercado atual é o avanço de conteúdos móveis. Os smartphones chegaram para ficar, e tem até mesmo substituído notebooks e computadores em muitas residências.

Por isso, os indexadores de pesquisa costumam apresentar como resultados mais efetivos sites que estejam adaptados para o conteúdo móvel, que garantem sua utilização de forma muito mais funcional.

Ao otimizar seu site para o acesso mobile, você acaba conseguindo uma estrutura de SEO muito melhor, conseguindo o alcance dos algoritmos em pesquisas mais amplas e diversas dentro de sua estratégia.

4.    Conteúdo multimídia

O mercado está cada vez mais amplo, principalmente por conta das redes sociais e de plataformas de interação que permitem que uma série de mídias diferentes dialoguem entre si.

Dessa forma, você pode identificar aquelas que mais se encaixam em sua empresa de biometria facial. Hoje, existem algumas mídias dominantes no mercado, que geram oportunidades diferenciadas para cada tipo de público. São elas:

  • Produção de texto;
  • Conteúdo audiovisual;
  • Material em imagens e fotografias;
  • Áudios e podcasts.

Esse tipo de conteúdo dá uma margem muito maior para qualquer consumidor explorar melhor os recursos que mais atraem sua atenção. Quando você entende as possibilidades que isso representa dentro do SEO, consegue uma vantagem importante no mercado.

5.    Redução de conteúdo

A tendência do mercado é o cliente ter menos atenção em um único elemento. Por conta disso, a maioria das empresas que trabalham com produção de conteúdo já identificou a necessidade de diminuir a quantidade de material em cada publicação.

É importante ter em mente que isso não significa diminuir a qualidade do conteúdo, e sim sua extensão. Conteúdos rasos ainda não terão o engajamento adequado e podem se tornar bastante problemáticas a longo prazo.

6.    Velocidade de indexação

Um dos principais elementos do SEO é conseguir apresentar seu conteúdo para os consumidores através dos motores de busca. Para isso, o conteúdo deve ser indexado, fazendo com que os protocolos da página estejam presentes nos algoritmos.

Um dos grandes problemas do tráfego orgânico em geral é justamente o tempo que esse tipo de atividade demora para ser desenvolvido. Entretanto, com as ferramentas mais recentes de indexação, essa atividade acabou se tornando muito mais rápida.

Se a empresa já possui alguma autoridade no mercado digital, esse processo é ainda mais efetivo, garantindo uma excelente estrutura a longo prazo.

7.    Autoridade

A autoridade de um site está relacionada diretamente a como ele é enxergado pelo público e pelas ferramentas de pesquisa. É preciso uma boa autoridade para uma companhia conseguir um destaque nesse formato de ação.

Isso pode ser realizado através da inserção de links externos redirecionado para o próprio site, mas uma métrica que tem sido muito buscada recentemente é a questão de reputação, ou seja, o quanto o site é relevante dentro do nicho em que ele está inserido.

8.    Provas sociais

Este é um dos meios mais comuns para encontrar um bom SEO. A verdade é que as pessoas sentem confiança em um site ou blog que outras pessoas já confiaram. O sistema de indicação é até hoje um dos mais funcionais para o marketing e o engajamento.

Por isso, é importante que você consiga o máximo possível de depoimentos de seus consumidores, ajudando sua página a crescer no espaço e nas possibilidades de engajamento.

Hoje, os próprios mecanismos de pesquisa têm ferramentas para os usuários avaliarem um determinado produto, serviço ou atendimento, uma ação que acaba sendo muito importante para o SEO de sua companhia.

9.    Automação

O trabalho que um profissional de marketing tem para realizar uma ação de SEO costuma ser bastante complexo. Entretanto, existem diversas ferramentas sendo criadas para otimizar esse tipo de trabalho e liberar os colaboradores da empresa para outras atividades.

A automação acaba sendo uma importante ferramenta para atingir bons resultados, conseguindo trabalhar de forma rápida e incansável para atingir os objetivos adequados desse tipo de interação com automação de robotica, por exemplo.

Existem diversas plataformas, com ações e estruturas únicas que permitem uma interação muito maior entre as ferramentas disponíveis no mercado e os serviços de automação, o que é fundamental para garantir bons resultados para a empresa.

10. Omnichannel

O conceito omnichannel tem ganhado muito espaço no mercado, principalmente por questões de mobilidade do consumidor. Esse elemento envolve todos os canais de comunicação da empresa e pode se tornar uma importante fonte de SEO.

O conceito de omnichannel engloba todas as possibilidades de atendimento ao consumidor de maneira unificada, de forma que ele pode alterar o meio de comunicação e prosseguir seu atendimento normalmente.

Neste caso, um consumidor pode passar de uma rede social para o site da empresa e depois para o telefone, sem perder em momento algum o contato ou a posição em que o atendimento de serviço de firewall, por exemplo, se encontra.

Considerações finais

Trabalhar com o SEO pode ser trabalhoso, mas certamente os resultados valerão a pena para sua empresa, quando as ações de marketing digital começarem a apresentar resultados de qualidade e uma efetividade maior.

Por isso, estar sempre atualizado é um dos passos mais relevantes para sua estrutura de negócios, otimizando assim as interações relacionadas ao SEO como um todo.

Para o ano de 2022, esse tipo de ação pode ser um grande diferencial de negócios, que colocará sua empresa em uma posição de destaque dentro de seu nicho de atuação.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×