O que é hospedagem de site e como utilizá-lo

Para as pessoas que estão começando a usar a internet como uma ferramenta de trabalho, ou até mesmo um hobby, é comum a palavra “hospedagem” começar a surgir em meio às pesquisas.

Quem quer começar um blog, um site, ou uma loja virtual, a hospedagem de site é, de fato, uma forma para melhorar sua presença digital.

Atualmente, com a ascensão da internet, é impossível os empresários não criarem uma presença digital para o seu negócio. Inclusive, a mesma coisa vale para as pessoas que buscam ter uma influência digital.

De fato, a internet é, atualmente, o principal espaço para as pessoas criarem seus conteúdos, seja sobre consultoria contábil e fiscal ou qualquer outro tema que seja de relevância.

Nesse momento, as empresas devem cogitar as técnicas de marketing no que se refere, principalmente, ao marketing de conteúdo, que resumidamente é desenvolver materiais promocionais estratégicos. No caso, as redes sociais são, de longe, as mais utilizadas nesse processo.

Contudo, a hospedagem de site é um serviço online que permite a publicação de um site, ou aplicação na internet. Em outras palavras, quando você contrata um serviço de hospedagem de internet, automaticamente você está alugando um lugar em um servidor.

Trabalhar no mundo digital também precisa, em alguns momentos, de certos investimentos que passam a ser necessários.

Utilizar esse serviço é recomendado, principalmente, para lojas que trabalham com malas personalizadas, por exemplo. No mundo digital, todas as maneiras de reforçar a presença digital são válidas, desde as técnicas de marketing até mesmo as hospedagens.

Nessa hospedagem, todas as informações necessárias para manter o bom funcionamento do site estão armazenadas nos servidores.

Esse tipo de serviço é bastante utilizado, principalmente, por empresas que trabalham com serviços em TI. Isso porque, essas organizações já trabalham com tecnologia, portanto, é mais do que necessário ter uma presença digital.

Mas afinal, como funciona esse serviço virtual?

Hospedagem de site na prática

Para exemplificar melhor, um servidor é formado por um computador que nunca é desligado, justamente para não interromper o funcionamento dos sites.

Contudo, para ter um site de sucesso, não basta ter uma hospedagem, é preciso que o design do portal tenha comando e sinalização funcionando, ou seja, os cliques devem ser responsivos e as páginas devem estar respectivamente sinalizadas.

Ademais, seu provedor de hospedagem é responsável por manter o site no ar, e funcionando da melhor maneira possível.

Além disso, o serviço também cuida sobre as questões de segurança do site, protegendo de possíveis ataques maliciosos e as transferências de imagens e vídeos do servidor até o navegador visitante.

No geral, esse é o significado de hospedagem de site. Agora, é preciso saber como esse serviço funciona.

Na internet, quando você decide criar um novo site, é preciso ter um provedor de hospedagem de site para adquirir um espaço nos servidores. É no provedor, que todas as informações referentes ao site estarão armazenadas.

Para você entender melhor a maneira que esse serviço funciona, é só imaginar alguém digitando o seu domínio no navegador, e nesse momento, o seu provedor transfere todos os arquivos necessários para atender a solicitação do usuário.

É preciso que você contrate uma hospedagem de site ao nível das suas necessidades. É como se fosse alugar uma casa, devemos usar esse serviço online como uma forma de nos mantermos ativos digitalmente, para isso, é preciso pagar um valor para manter as manutenções.

No mercado digital, os usuários felizmente têm várias opções de hospedagem para escolherem. Há opções que disponibilizam 30 dias de garantia, juntamente com pacotes para que o usuário saiba se aquele serviço é, de fato, necessário para suas necessidades.

Conforme o seu site for crescendo, os serviços de hospedagens conseguem te dar a liberdade de realizar um upgrade para acompanhar a evolução do seu blog.

Ou seja, ao ter um site focado em assuntos como cartão de proximidade, por exemplo, você conseguirá fazer upgrades no seu portal conforme você conseguir mais alcance. Automaticamente, suas necessidades mudarão ao decorrer da evolução.

Outro ponto positivo que é oferecido por essas empresas que dispõem desse serviço para os usuários, é o fato de não precisar saber as técnicas de programação para gerenciar um site. Felizmente, as organizações desenvolvem uma interface interativa que facilita o manuseio de todos os aspectos do site.

É possível também fazer upload de arquivos no servidor, instalar sistemas que facilitam o gerenciamento de conteúdo, acessar seu banco de dados e criar backups para assegurar todos os dados do site.

Os serviços de hospedagem de site também oferecem algumas liberdades para os usuários que, se forem utilizadas corretamente, irão assegurar ainda mais o funcionamento do portal.

Inclusive, uma empresa de outsourcing impressão, por exemplo, impulsiona ainda mais a sua presença digital utilizando alguns dos tipos de hospedagem.

No geral, essas ferramentas disponibilizadas por essas empresas tendem a tornar o gerenciamento do site ainda mais fácil. Trata-se das seguintes opções:

  • Certificados SSL;
  • Hospedagem de e-mail e construtores de páginas;
  • Ferramentas de desenvolvimento;
  • Suporte ao cliente;
  • Backup de informações importantes;

As empresas que trabalham com esse tipo de serviço, inicialmente, oferecem ao cliente diversos tipos de hospedagem. Entenda agora os tipos de hospedagem que são utilizados na internet.

Conheça os tipos de hospedagem

Como citado, há diferentes tipos de hospedagens que se encaixam na maioria das necessidades dos usuários.

As hospedagens têm em comum a segurança que é promovida com os dados, semelhante a um software de ged, que é definido por tecnologias que possibilitam o gerenciamento de dados. As hospedagens mais comuns são:

  • Hospedagem compartilhada;
  • VPS (Virtual Private Server);
  • Hospedagem Cloud;
  • Hospedagem WordPress;
  • Servidor de hospedagem dedicado.

O mais indicado é que, ao iniciar o seu site, considere utilizar o serviço mais básico para só então, quando estiver atingindo números maiores de alcance, fazer um upgrade para um tipo de plano mais avançado.

Hospedagem compartilhada

Geralmente, os serviços de hospedagem oferecem mais de um plano para cada necessidade do usuário. Por exemplo, os serviços mais comuns têm o foco principal no tipo de hospedagem compartilhada que vem com três tipos de planos diferentes.

A hospedagem compartilhada é o mais indicado para pequenas empresas, ou blogs pessoais, isso porque, você está compartilhando um servidor com outros clientes.

Nesse contexto, se você tem uma loja que trabalha com esquadrias para vidro, por exemplo, o mais recomendado é que, se você estiver começando, procure por uma hospedagem compartilhada.

Uma ótima vantagem para os sites que estiverem hospedados em um servidor compartilhado, é o fato de todos os recursos como a memória, poder computacional e espaço em disco.

Hospedagem VPS

A hospedagem VPS é bem semelhante com a hospedagem compartilhada, isso porque o usuário ainda divide o servidor com outras pessoas. Porém, o seu provedor consegue adquirir uma partição do servidor que estará dedicada totalmente ao seu site.

Isso inclui, principalmente, o processamento do site, favorecendo o carregamento rápido das páginas.

Hospedagem Cloud

Conhecida também como hospedagem na nuvem, esse tipo de serviço, atualmente, é considerado pelos usuários como a opção mais segura do mercado. Na prática, essa hospedagem fica focada em um host, que ficará encarregado de fornecer a você um cluster de servidores.

Nesta opção, o proprietário do site terá um funcionamento sem interrupções, isso porque se algo acontecer com o servidor, ele será transferido automaticamente para outro espaço que não esteja apresentando problemas.

Hospedagem WordPress

Nessa alternativa, o usuário terá seu servidor configurado especificamente para as ferramentas do WordPress, e automaticamente, seu site virá com plugins fundamentais para promover a segurança do blog.

Nesse caso, a hospedagem WordPress proporciona aos usuários ferramentas relacionadas com o próprio WordPress, como temas pré-designados, construtores de páginas e ferramentas de desenvolvimento.

Hospedagem dedicada

Por fim, temos a hospedagem dedicada que, por sua vez, proporciona ao usuário toda a flexibilidade necessária para garantir o funcionamento perfeito do site.

Isso porque, você tem autonomia para gerenciar o seu portal da forma que quiser, e além disso, é possível escolher o sistema operacional e softwares que deseja usar.

Diferença entre domínio e hospedagem

Ao solicitar uma hospedagem para o seu site, é preciso registrar um domínio, para que ambos consigam funcionar.

Apesar de trabalharem em conjunto, a hospedagem é a ação de alugar um espaço dentro de um servidor. Já o domínio, trata-se de um endereço, que é o nome principal do seu site que aparecerá inicialmente na barra de endereço/pesquisa.

Quando o usuário quer acessar o seu site, primeiramente, ele digita o domínio, que geralmente é o nome do seu site. Logo, o servidor fará todas as transferências de dados para concluir solicitação da pessoa.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×