5 dicas para preparar o seu site para o Natal

Está chegando a época da alegria e das compras de Natal. Portanto, se o seu site não estiver preparado para as festas de fim de ano, você poderá perder um momento valioso, algo especialmente pertinente se você tiver uma loja de comércio eletrônico.

É a temporada de compras mais movimentada do ano, e isso significa tráfego mais lucrativo para seu site. Você precisa ter certeza de que seu site está pronto para ser entregue nesta época de festas.

Para ajudá-lo a se preparar para as festas de fim de ano, aqui estão 5 dicas simples para preparar seu site para o Natal e quais os benefícios dessa prática.

1. Entre no Espírito de Natal e decore seu site

Certifique-se de que seu site tenha um toque festivo para que seja o lugar perfeito para fazer algumas compras de Natal. Adicione um pouco de alegria sazonal, atualizando seu logotipo.

Não o redesenhe completamente , se você deseja que seu cliente saiba que veio ao lugar certo, mas considere adicionar um chapéu de Papai Noel, arrastando uma fileira de luzes festivas ao redor dele ou decorando com uma guirlanda ou borrifando de neve.

Você pode considerar uma mudança temporária no esquema de cores em todo o seu site para refletir a estação, optando por tons de vermelho, verde e dourado, por meio de desenho e melhoria de processos com o web designer.

Além disso, pode-se introduzir um gráfico nevado para um toque natalino suave ou gráficos sutis como flocos de neve. Se você tem imagens de produtos em seu site, agora é o momento perfeito para fotografá-los novamente.

Quando as pessoas estão comprando presentes para seus entes queridos, elas procuram itens que evoquem uma resposta emocional, então fotografe com isso em mente.

Considere mostrar o produto em ação, para que se mostre que a roupa está sendo usada por uma modelo. Você pode fazer isso por meio de dispositivos especiais de gravação de vídeos, como aplicativos.

Ao fazer o upload das imagens, você pode adicionar uma imagem ou moldura de Natal temporária para dar aquele toque festivo, desde que não prejudique a imagem do produto.

O mais óbvio, e que muitas marcas fazem, é mudar a imagem do cabeçalho para uma mais festiva. Embora essa seja uma prática que recomendamos, você ainda pode fazer algumas modificações simples.

Permanecendo elegante e se adaptando às demandas de seu próprio site, você pode adicionar efeitos especiais que contribuem para o espírito de Natal e também botões e elementos com vida própria.

Nos botões do seu menu

Primeiro você pode adicionar um “Natal especial” com ofertas exclusivas com um prazo. Em segundo lugar, você pode adicionar um pouco de magia, alterando cores ou adicionando brilho.

Adicionando elementos com vida própria

Imagens como a do visco e que não interrompem a experiência do usuário, o consumo de conteúdo ou não saiam  muito as margens de suas páginas.

Adicionar efeito de paralaxe ou outros elementos ou incluir efeito de neve em algumas de suas páginas, como sua página inicial.

2. Certifique-se de ter muito conteúdo novo

As compras online estão se tornando rapidamente a maneira favorita de todos de comprar presentes ou estocar itens essenciais, por isso é um mercado naturalmente lotado.

Mas a competição aumenta intensamente durante o período de Natal, à medida que as lojas aumentam suas campanhas publicitárias e as compras online atingem seu pico frenético.

Se você deseja que seu site continue a acumular acessos, você precisa de bastante conteúdo novo para direcionar o tráfego à sua maneira. Isso funciona como transmissor de temperatura e vai ser responsável por mensurar a qualidade do site.

Como esta é uma época do ano agitada, prepare as postagens do seu blog com antecedência e programe-as para serem publicadas em intervalos regulares até o Natal.

Incluir postagens com ideias de presentes para pessoas diferentes é uma ótima maneira de concentrar seus esforços de SEO (Search Engine Optimization) em seus produtos mais populares e ajudar seus clientes a encontrar os presentes perfeitos.

Você também pode entrar em contato com blogueiros que provavelmente estarão preparando guias de presentes de Natal. Além disso, pode oferecer como brinde algum tipo de decoração de natal para loja para as empresas que compram de você.

Este também é um bom momento para verificar se todo o conteúdo do seu site está atualizado e relevante, incluindo a seção sobre, horários de abertura, preços, etc.

3. Exiba seus itens mais bem avaliados e promova ideias para presentes

Pode ser difícil decidir o que comprar para seus entes queridos no Natal, então faça todo o possível para tornar a vida de seus clientes mais fácil, sugerindo presentes adequados. Você pode fazer isso com auxílio de software de gestão empresarial.

Exiba seus presentes mais vendidos ou avaliados em sua página inicial, para que eles possam ver os itens populares rapidamente – se o seu site não tiver um sistema de avaliação ou avaliação do cliente, agora pode ser o momento perfeito para consertar isso.

Considere adicionar categorias especiais em seu catálogo online para que os compradores possam pesquisar presentes para sua mãe, pai, filho, filha, marido, esposa ou procurar presentes por preço. Como um bônus adicional, isso é ótimo para o seu SEO.

4. Promoções de férias

Se você deseja que seu site se destaque e incentive os compradores de Natal a comprarem de você, apresente algumas promoções de Natal:

  • Descontos imperdíveis;
  • Compre 1 leve dois;
  • Compre 1 e leve um produto complementar;
  • Ganhe Cashback (dinheiro de volta);
  • Cupom fidelidade;
  • Sorteios.

Uma ideia é introduzir uma contagem regressiva para o Natal em um estilo de calendário do advento no topo do seu site, com uma promoção diferente ou até mesmo um sorteio a cada dia.

Isso pode ser muito divertido e aumentará a probabilidade de os visitantes voltarem ao seu site diariamente para comprar seu filtro ciclone, por exemplo.

Envie aos seus clientes um cartão de Natal desejando-lhes muita alegria e felicidade para as festas de fim de ano e inclua links para itens populares junto com um código de desconto especial para atraí-los ao seu site.

A mídia social oferece uma mina de ouro de oportunidades para promover seu negócio, portanto, use-a com sabedoria antes do Natal por meio de comando e sinalização de sua equipe responsável pelo manejo.

Promova suas coleções sazonais e ofertas especiais, e ofereça códigos de cupons especiais para seus seguidores, algo que sempre incentiva muitos compartilhamentos!

5. Ofereça embrulho de presente de cortesia

Se você não tiver uma opção de embrulho para presente, considere adicioná-la como um serviço gratuito para o período de Natal.

Assim, você estará economizando um tempo valioso para seus clientes e este pode ser o adoçante que os faz comprar de você em vez de seus concorrentes.

Adicionar a opção de incluir um bilhete com o presente é outro grande adoçante pois muitas pessoas compram presentes do exterior.

Logo, se puderem comprar um presente embrulhado com um bilhete incluído, eles podem providenciar para que seja entregue diretamente ao destinatário de onde quer que eles estão no mundo.

Benefícios de preparar seu site para o natal

Por que o design sazonal é importante para o seu site? Pense desta forma: por que as lojas colocam árvores de Natal no meio da loja ou globos e enfeites de Natal nas vitrines?

Simples: porque cria o espírito de férias e coloca os clientes em potencial no clima festivo, o que os torna mais propensos a comprar algo.

Maior demanda

Durante a temporada de férias, há um aumento na demanda por produtos e serviços, pois os consumidores estão comprando não apenas para si próprios, mas também para terceiros.

Esse aumento na demanda significa que os consumidores estão ativamente procurando comprar mais do que em outras épocas do ano, quando tende a haver mais olhar para as vitrines.

Além disso, o aumento na demanda representa uma oportunidade para os profissionais de marketing alcançarem consumidores que nunca experimentaram ou ouviram falar de seus produtos ou serviços antes.

Senso de urgência

Dado que os feriados ocorrem durante um dia ou período de tempo específico, os consumidores experimentam uma sensação de urgência que geralmente não está presente durante o resto do ano.

Isso torna o comportamento de compra menos passivo e mais ativo, aumentando a disposição dos consumidores de comprar. Você pode dar a sensação de controle de acesso e assim estimular a compra por impulso.

Maior visibilidade

O design sazonal não só torna seu site visualmente atraente. Também mostra que seu site é ativo, dinâmico e atualizado.

Portanto, em vez de ter um tema direto durante todo o ano, os elementos de design sazonais ajudam você a entrar em ressonância com seu público em um nível pessoal.

Conclusão

As festas de fim de ano vêm acompanhadas de maior competição, mas também com a oportunidade de fazer seu negócio se destacar.

Tirar proveito do aumento da demanda e da intenção de compra dos consumidores pode proporcionar um crescimento extraordinário tanto para aquisição quanto retenção de clientes.

As férias permitem que você experimente novas estratégias de marketing e crie um conteúdo mais divertido e exclusivo.

Independentemente de como você decidir fazer isso, aproveitar as vantagens do marketing de fim de ano pode trazer benefícios durante e muito além da época de festas.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×