10 dicas para construir um site de e-commerce

Atualmente, o e-commerce garante bons retornos para quem atua nessa área. Isso porque o site de venda online oferece produtos e serviços para clientes e ainda entrega para os fregueses, seja de uma empresa de engenharia de avaliações ou qualquer outra.

Entretanto, ele não faz como uma loja comum, em que o frequentador entra, sabe o que quer buscar, adquire o material e sai. A página tem que concorrer com inúmeras outras, ranquear no Google e garantir interesse, bem como proporcionar uma boa experiência.

Pois é, certamente vender pela internet não é tão fácil quanto parece, é preciso pensar em diversos fatores, por exemplo:

– Layout;
– Visibilidade;
– Facilidade de uso;
– Certificado de hospedagem;
– Organização dos itens;
Software de analise estrutural;
– Entre outros muitos pontos.

Como visto, não é fácil, porém, se bem-feito dá para fazer com que a sua empresa cresça e fidelize inúmeras pessoas interessadas. Para ajuda nesse processo, veja dez dicas de como você pode fazer um bom site de e-commerce, principalmente para se destacar.

Lembre-se, o mercado é competitivo, então, quanto melhor você atender seus clientes, maiores as chances de conseguir um bom posicionamento dentro do mercado de atuação, independentemente de qual seja. Continue a leitura!

1 – Conheça o seu público-alvo

Antes de qualquer coisa, é preciso identificar quais pessoas você quer atingir com o seu serviço ou produto, ou seja, quem pode adquirir o que você vende, seja por estar precisando ou por ser algo de interesse simples.

Após entender o tipo de público da sua empresa, o que ele gosta, o que procura, idade e onde mora, dá para ter uma boa noção de como atrair essas pessoas e criar formas de saber como se comunicar com elas.

Para facilitar o entendimento acerca do tema, vamos a um exemplo: sua loja vende produtos femininos, então, certamente, o seu método de contato com o público não será o mesmo que você faria caso vendesse itens do mundo masculino.

Percebe como com essas informações você vai conseguir uma base de como saber falar com as pessoas de uma forma mais assertiva, ou seja, os dados servirão como comando e sinalização para todas as ações que serão executadas pela empresa.

Ademais, para continuar te ajudando nessa missão, veja quatro bons elementos para conhecer o público:

– Idade;
– Onde mora;
– Gênero;
– Condições financeiras.

Claro que, dependendo do seu nicho de atuação, você também pode incluir outros dados que façam a diferença no seu planejamento como um todo.

2 – Acompanhe o mercado de e-commerce

Depois de saber sobre o seu público, é necessário entender como está a sua concorrência de mercado. Ao entender como os outros estão agindo, é possível identificar as falhas deles e assim evitar repeti-las dentro da sua organização.

Também é importante estudar o mercado e-commerce e saber oferecer boas opções para os clientes, bem como desenvolver uma melhor experiência.

Em um mercado competitivo, quanto mais informações e detalhes você souber, melhor. Isso acontece porque assim você consegue saber como se diferenciar e como agir de uma forma única. E também criar formas de como atrair clientes novos e manter os mais antigos.

3 – Faça um bom site profissional

É algo que parece simples, mas que faz toda a diferença. Ter um site profissional dará mais credibilidade a sua empresa, além disso fará com que haja uma melhor forma do cliente fazer a navegação e conhecer todos os seus produtos e serviços.

Desse modo, lembre-se de utilizar um bom projeto de automação em toda a sua plataforma, principalmente para que a experiência do seu cliente seja facilitada e aprimorada em todos os momentos.

Além disso, é preciso dizer que o site é como se fosse a “casa” do empreendimento, por isso faça uma página bonita e que ofereça todas as informações relevantes sobre o produto.

Afinal, desse modo, certamente o cliente vai entender claramente o que vai comprar e não terá dúvidas de que aquilo é o que ele precisa. Outro ponto importante: não esqueça de falar sobre vantagens, preço e condições de pagamento que você oferece.

4 – Tenha uma loja responsiva

Atualmente, o cliente tem pressa e quer que seu problema seja resolvido rapidamente. Inclusive, de acordo com pesquisa da Entrepreneur, 40% das pessoas abandonam os sites quando eles carregam os dispositivos por mais de três segundos.

Isso mostra a importância de você ter um empreendimento responsivo – que tem uma resposta rápida e se adapta a todos os tipos de tela – e que possa abrir de forma rápida. Ou seja, tanto para quem usa 3G ou 4G, bem como qualquer outro tipo de internet.

Lembre-se que cada segundo é valioso na vida das pessoas. Então, não deixe de investir em condições para fazer com que o site abra rapidamente. Qualquer distração pode afastar os clientes e, assim, você perderá um bom negócio.

5 – Use um design com qualidade

Um livro não pode ser julgado pela capa, mas uma apresentação bonita chama atenção e desperta o interesse de qualquer pessoa.

Então, pensando nisso, podemos dizer que isso também acontece com as páginas da internet. As que tem uma boa aparência conseguem, no mínimo, fazer com que uma pessoa pare e preste atenção no que está ali.

Assim, quando ela encontrar o que deseja, provavelmente, não vai deixar de comprar naquela empresa. Por isso, não deixe de ter um bom design no seu site, seja ele focado em automação audio e video ou em qualquer outro produto/serviço.

Além dos pontos já citados, também tenha cuidado com a formatação, cores, tamanho e fonte das letras, isso fará a diferença na escolha final do seu cliente. Entretanto, só beleza não é importante, é preciso fazer com que o site tenha navegação fácil.

6 – Planeje a logística de entrega

Além dessas questões, verifique como você vai entregar os produtos e materiais, bem como de que maneira será a logística do transporte do produto. Saiba quais são as melhores opções, por exemplo, se é por sedex, correio ou por transportadora.

Saiba também como enviar essas mercadorias para fora do Brasil, caso deseje, pois pessoas de todo mundo podem acessar o seu site e desejar o que você oferece. Também esteja atento a supostos problemas, como greves das transportadoras ou atrasos.

Pensando em tudo isso, você, certamente, evita problemas e qualquer dissabor que possa prejudicar a experiência do cliente e fazer com que ele não queira mais adquirir os seus produtos – ou seja, algo que pode comprometer a credibilidade de sua loja.

7 – Saiba como responder os visitantes do seu site

A forma de falar com seu consumidor também é algo relevante e importante. Por isso, adote canais que garantam um bom atendimento com seu cliente final. Inclusive, serviços em TI podem ajudar a otimizar essa conexão, criando canais personalizados.

Ademais, há várias formas de ouvir o que tem a dizer, mas é melhor adotar os chats ou aplicativos de mensagem, pois eles garantem uma resposta mais rápida e direta. Além disso, com eles também dá para usar técnicas que ofereçam uma maior fidelidade com o consumidor.

8 – Use estratégias de seo

O uso de estratégias de SEO e marketing também ajuda quem quer entrar no mercado de e-commerce. Assim, dá para atrair mais pessoas e ranquear o seu conteúdo no Google, criando uma certificação de rede de bastante qualidade.

Desse jeito você vai conseguir fidelizar clientes e levar o nome da sua empresa cada vez mais longe. Não aposte só em anúncios, mas em conteúdos e formas que façam com que o seu público te acompanhe e saiba o que você tem a oferecer.

9 – Diversifique métodos de pagamento

Não deixe de dar várias condições para que o consumidor possa comprar em seu site. Se oferecer apenas uma forma como cartão de crédito, quem não tiver, não vai adquirir o material com você.

Por isso, diversifique as opções e entenda que cada cliente tem uma preferência, por exemplo, boleto, cartão, PIX, entre outros.

10 – Ofereça  uma boa experiência ao cliente

Além de oferecer um site com navegação fácil, boas formas de pagamento e maneiras de enviar os produtos, não deixe de obter com o consumidor um feedback de como foi a experiência.

Assim você saberá o que é preciso melhorar e quais são diferenciais no mercado, bem como quais são as suas forças frente aos concorrentes.

Considerações finais

Ao longo do texto ficou claro a importância de investir em um bom site e-commerce, principalmente quando pensamos no ambiente competitivo que é o mercado de vendas. Desse modo, é muito necessário saber se diferenciar, independentemente do ramo.

Seja você uma empresa que trabalha com simulação acústica ou qualquer outro produto/serviço, certamente você tem concorrentes à altura, então trabalhe para que, mesmo com opções, seus clientes continuem te escolhendo sempre.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×