Saiba como usar o inbound marketing para o seu blog

A utilização do inbound marketing é uma estratégia fundamental para qualquer empresa, seja de engenharia de avaliações ou de outro segmento, que deseja prosperar no campo digital.

É importante destacar que estes recursos têm cada vez mais alavancado novas companhias, principalmente com a produção de conteúdo em blogs.

A proposta relacionada a esse modelo de marketing envolve a atração do consumidor, uma forma de conseguir alcançá-lo com a criação de um relacionamento mais assertivo, aproximando-se do cliente com conteúdo de qualidade.

O marketing em si tem uma ligação direta com a comunicação. Atrair a atenção de um consumidor para mostrar as vantagens de comprar seu produto em detrimento dos concorrentes no mercado de serviços em TI (Tecnologia da Informação) não é nenhuma novidade.

O inbound marketing se popularizou por uma demanda de mais qualidade nas interações, evento que começou a se tornar cada vez mais necessário por conta do processo de transformação digital que o mundo tem passado.

Cada vez mais avanços tecnológicos têm se tornado parte do dia a dia das pessoas, o que ocasiona um aumento na utilização destes recursos e por consequência uma necessidade maior de informações.

Nesse momento, os blogs se tornam muito mais atrativos, uma vez que são ferramentas interessantes para trabalhar com mais qualidade na hora de produzir conteúdo e ampliar as possibilidades de negócios, como uma chave de partida no mundo digital.

Nesse momento, os blogs podem brilhar. A criação de conteúdo é um passo muito importante, e os blogs são um canal de fácil acesso a informação é normalmente uma plataforma fácil de trabalhar.

Você não precisa ser um programador ou entender de design para montar um blog de qualidade e colocar o material relacionado a sua empresa, conseguindo conquistar maiores chances de vendas.

Através de ações de inbound marketing, é possível melhorar consideravelmente seu material, atingindo novos níveis de comunicação e possibilitando ações muito mais efetivas para posicionar melhor sua companhia.

Tanto empresas B2B (Business to Business) quanto as B2C (Business to Client) podem aproveitar os blogs para conseguir um canal de comunicação mais efetivo, onde você pode falar sobre a empresa, seus produtos e serviços sem as limitações de caracteres das redes sociais.

Isso significa que o conteúdo do blog pode ser muito mais detalhado, identificando informações importantes para ajudar seus consumidores a tomarem a decisão de compra, finalizando o processo de maneira muito mais rápida.

Benefícios de usar o inbound marketing em seu blog

Para que você entenda a importância de utilizar estes recursos em seu blog, é fundamental conhecer melhor os benefícios vinculados a esse tipo de estratégia, que pode ser utilizado até mesmo para divulgar um projeto de automação.

Estas vantagens são muito comuns em empresas que utilizam o inbound marketing como uma forma de aprimorar seu conteúdo em blogs, aproveitando essa aproximação com os consumidores de maneira muito mais efetiva.

É importante ter em mente, entretanto, que cada empresa é única, e nem sempre os resultados conquistados com o blog de um nicho serão os mesmos para outras plataformas de engajamento.

Adaptar estas informações para sua realidade é muito importante para que você consiga mais efetividade em suas ações, garantindo um trabalho de qualidade que busca resultados mais satisfatórios dentro do inbound marketing, funcionando como um cabeamento de dados.

Ainda que as estratégias de inbound marketing alcancem um público maior na maioria das vezes, a grande qualidade desse tipo de estratégia é encontrar o público certo, as pessoas que realmente tem interesse no que você tem a oferecer.

O primeiro passo é conhecer seu público-alvo. Trata-se do grupo de pessoas com gostos e interesses em comum, cuja propensão de comprar em seu estabelecimento é muito maior do que o normal.

Estas pessoas serão o foco de seus esforços dentro do conceito de marketing, para garantir mais qualidade em suas ações e um retorno mais apropriado, que possibilite uma estrutura adequada para converter mais vendas, funcionando como um controle de acesso.

Entretanto, essa ainda é uma métrica genérica, uma vez que nem sempre todas as pessoas dentro de seu público-alvo estão no momento certo de fazer negócios, ainda que possuam interesse em comprar com você.

Neste caso, a utilização de uma persona pode ser a melhor escolha. Uma persona é uma figura fictícia, criada com base nas informações de seu público-alvo em conjunto com outros elementos e informações coletadas sobre seu negócio.

A persona é muito mais assertiva nas ações que você escolher, uma vez que ela consegue trabalhar mais efetivamente com suas estratégias por ser mais detalhada, passando dos elementos tradicionais como informações pessoais.

Como aplicar o inbound marketing em seu blog?

Para aplicar corretamente as ações de inbound marketing em seu blog sobre sondagem mista, por exemplo, é importante que você consiga compreender o processo e aplicá-lo no momento certo, para garantir um resultado mais adequado a longo prazo.

Esse tipo de estratégia pode render resultados muito positivos se for realizado com qualidade e você possuir uma estrutura adequada para trabalhar com elementos importantes para aumentar suas vendas.

Funil de Vendas

Uma das principais ferramentas para a aplicação de estratégias de inbound marketing é compreender e utilizar o funil de vendas.

Essa técnica, ideal para operações digitais, acompanha toda a jornada do cliente dividindo-o em quatro etapas:

  • Visitante;
  • Lead;
  • Oportunidade;
  • Cliente.

Em cada etapa desse processo, o consumidor vai se aproximando da ideia de consumir o material que sua empresa está oferecendo.

Os blogs são uma excelente maneira de trabalhar com conteúdo de qualidade e fazer as conversões desses usuários em cada etapa.

Um blog de qualidade é parte fundamental para a ação de uma empresa de brinde para as vendas, e por isso esse tipo de estratégia acaba ganhando destaque e sendo muito mais utilizado.

Atração de usuários

Os blogs são um espaço para comunicação, desde sua origem enquanto diários virtuais até hoje, onde são plataformas de divulgação de conteúdo. Isso significa que através de seu blog, você pode trabalhar com uma das principais forças do inbound marketing.

O marketing de conteúdo é criado com o objetivo de atrair e encantar novos consumidores, com material de qualidade que não necessariamente é uma propaganda de sua empresa, conquistando ainda mais pessoas.

O marketing de conteúdo, quando feito com qualidade, também ajuda você a se tornar uma autoridade no assunto que está tratando, aumentando sua relevância e fazendo com que as pessoas procurem-no quando precisam de uma solução.

Dessa maneira, as dicas e conselhos oferecidos no blog acabam valendo muito a pena para qualquer pessoa que deseja uma nova estrutura de atendimento de qualidade para lidar com estes recursos.

Conversão de clientes

Engana-se quem pensa que um blog não tem força de conversão. Existem diversas técnicas que podem ser aplicadas para fazer com que os usuários passem por cada uma das etapas do funil de vendas enquanto consomem conteúdo em seu blog.

As landing pages são um exemplo claro desse tipo de ação. Uma landing page é uma página na internet com o objetivo específico de converter o consumidor em alguma etapa, normalmente utilizada para coletar os dados de um visitante e transformá-lo em lead.

Quando posicionada corretamente em seu blog, esse tipo de processo consegue uma ação muito mais efetiva e garante uma estrutura de qualidade para esse tipo de atendimento, garantindo conversões muito mais efetivas.

Além disso, dentro dos textos de seu blog, é possível inserir Chamados à Ação, uma espécie de convite direto para uma oferta dentro do funil de vendas. Estas ações são muito importantes para que você consiga uma taxa maior de consumidores.

Encantando seus consumidores

Um blog não é útil apenas para conquistar o consumidor. O pós-venda também pode ser muito importante dentro desse conceito, e encantar o consumidor pode ajudá-lo a fidelizar muito mais clientes.

Em um primeiro ponto, quando você publica em seu blog depoimentos e experiências de consumidores, os faz se sentirem ouvidos, garantindo uma estrutura de qualidade para esse tipo de ação.

Com isso, você pode dar informações relevantes para a melhor utilização do produto ou serviço que o consumidor comprou, melhorando ainda mais a experiência do usuário e tornando-o interessado no tipo de ação que você quer realizar no futuro.

Considerações finais

Utilizar o inbound marketing é uma excelente maneira de conseguir resultados mais expressivos para suas ações. Essa técnica tem ganhado muito mais popularidade, em grande parte por conta de ações que podem ajudar a converter mais consumidores.

Portanto, adequar seu blog para trabalhar com essas ações de marketing é um passo importante para sua empresa conseguir um posicionamento de mercado mais adequado, melhorando sua estrutura de atendimento.

Assim, você consegue um destaque muito maior no setor em que atua, conseguindo até mesmo uma posição de liderança no mercado como um todo.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×