5 passos para aumentar a visibilidade do seu site

No mercado atual, a frase “quem não é visto, não é lembrado” é muito verdadeira. Por conta disso, é muito importante que você consiga manter um bom nível de visualizações em seu site para manter sua relevância no mercado.

O mundo está passando por um processo de transformação digital, no qual cada vez mais avanços tecnológicos se tornam populares, integrando o dia a dia das pessoas.

Essa migração para o mundo digital é muito importante para você trabalhar com mais efetividade em suas estratégias de engajamento de seu site de serviços em TI (Tecnologia da Informação), uma vez que isso gera muito mais oportunidades de negócio.

Entretanto, é interessante ter em mente que você precisa saber lidar com seus recursos para otimizar esse tipo de ação. Junto do aumento de consumidores e usuários comuns, houve uma popularização de sites e blogs no mercado.

A facilidade de criar esse tipo de estrutura para suas ideias ou empresas acabou fazendo com que muito mais pessoas iniciassem um processo migratório para a web, aumentando consideravelmente a concorrência nesses setores.

Para lidar com isso, é preciso saber se destacar, criando conteúdo interessante para o público e se tornando uma referência em sua área de atuação para se manter relevante o suficiente para continuar tendo acessos em seu site de comando e sinalização.

O próprio perfil do cliente forçou essa mudança. Antes, o consumidor era uma figura muito mais passiva, que aceitava publicidade e propaganda de maneira mais direta e desinteressante.

Hoje, qualquer consumidor procura na internet e se informa muito bem antes de fazer uma compra, independente do tipo de produto ou serviço que esteja sendo oferecido. O cliente comumente vai à internet tirar dúvidas e fazer comparativos de empresas.

Por isso, é muito comum que a maioria dos gigantes do mercado esteja desenvolvendo uma forte atuação digital, e aqueles que estão migrando para a internet e possibilitando um atendimento mais especializado, como uma empresa de automação, garantindo um espaço maior na mídia.

A visibilidade online é um elemento que muitas pessoas entendem exclusivamente como a quantidade de consumidores que acessam seu site ou blog. Porém, esse conceito é muito mais amplo do que isso.

Trata-se de ser encontrado por um grupo de pessoas, clientes específicos que procuram soluções para suas necessidades e problemas e que podem acabar encontrando as respostas em sua companhia.

Para que seu negócio consiga se destacar e as pessoas certas comecem a entrar em contato, é importante que você seja encontrado por estas pessoas interessadas, como se realizasse o controle de acesso.

Para que isso aconteça, entender como fica visível no mercado é uma estratégia muito importante.

A visibilidade online engloba uma série de estratégias para mostrar disponibilidade da empresa através de meios da internet, o que engloba uma série de ações relacionadas a:

– Produção de conteúdo;
– Divulgação em redes sociais;
– Comunicação;
– Atendimento ao cliente.

Por isso, lidar com estes elementos é um passo importante para que você consiga se estabelecer em um mercado cada vez mais competitivo, conseguindo conquistar novos recursos e estratégias para suas ações, como um display expositor para seus produtos ou serviços.

A visibilidade é um dos fatores mais importantes para garantir o funcionamento de sua empresa, uma vez que ele auxilia seu público a encontrar com mais facilidade sua companhia e permite que você gere assim mais oportunidades.

Estar disponível na internet gera uma série de benefícios para a companhia, desde publicidade e propaganda para seu negócio até mesmo a possibilidade de trabalhar com qualidade o funil de vendas, aumentando seu potencial de conversão.

Normalmente, quando um consumidor tem qualquer tipo de necessidade ou desejo, ele faz algumas pesquisas usando mecanismos de busca para encontrar aquilo que deseja. Ele então digita uma série de palavras-chave que ativarão estas ferramentas.

Os algoritmos dos sites de pesquisa farão uma varredura em seus bancos de dados procurando informações relevantes para o cliente que procura por totens de autoatendimento, por exemplo.

Eles então fazem uma lista por ordem de relevância, para que o consumidor tenha opções de encontrar o que precisa.

Normalmente, o cliente encontra suas respostas ainda nos primeiros links, por isso é importante que você trabalhe sua visibilidade para figurar entre estes primeiros lugares. Dessa maneira, você consegue trabalhar mais efetivamente dentro do mercado digital.

A compra de produtos ou serviços é ainda mais facilitada ao usar a internet, por isso é importante que seu site aumente a visibilidade para gerar mais opções de engajamento para esse tipo de ação.

Aumentando a visibilidade de seu site

Agora que você entende melhor qual a importância de aumentar a visibilidade de seu site, é importante se atentar para estes 5 elementos importantes para conseguir esse resultado em sua companhia.

É importante ter em mente, entretanto, que você deve trabalhar com inteligência e qualidade nesse tipo de ação, e por isso precisa efetivamente adaptar o máximo que puder estas dicas à sua realidade, para uma operação muito melhor para vender transmissor de temperatura ou produtos de beleza.

Quanto mais você aumenta sua visibilidade, maiores são as chances de seus objetivos com o site serem concluídos de maneira satisfatória, garantindo assim muito mais recursos para você trabalhar.

1.    Taxa de conversão

A taxa de conversão de seu site é a quantidade de pessoas que gosta de seu conteúdo e está disposto a consumir mais do material que você está oferecendo.

Muitas vezes, mesmo que você tenha um site de qualidade, atraente e que o material é interessante, é difícil fazer o tráfego aumentar.

Quando você faz qualquer interação em seu site, é preciso que ele passe por uma série de processos que vão melhorar a experiência, como um controle de acesso.

A avaliação de seus resultados deve ser frequente, uma vez que você recebe instantaneamente esse tipo de relatório graças ao material disponível nas ferramentas de análise de conteúdo, identificando falhas e resolvendo esse tipo de ação.

2.    Medindo sua visibilidade

Existem ferramentas de estatísticas completamente gratuitas na internet, e elas são fundamentais para que você trabalhe efetivamente com a visibilidade de seu site e identifique quantas pessoas o estão visitando.

Suas ações de marketing podem ser pautadas nesse tipo de resultado para aumentar sua visibilidade, que pode inclusive perceber ações em tempo real.

Suas técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou em português Otimização para Mecanismos de Buscas) serão muito beneficiadas de uma análise constante e efetiva desse tipo de ação.

3.    Inbound marketing

O Inbound marketing é um método muito importante para a visibilidade, uma vez que sua premissa é atrair o cliente para encontrar resultados mais efetivos em suas ações de marketing.

A ideia aqui é se relacionar com os clientes de forma mais efetiva, fazendo com que eles consumam mais seu conteúdo e principalmente compartilhem seu material, aumentando a ampliar sua visibilidade e trabalhando ativamente com as redes de contatos destas pessoas.

Dessa maneira, você consegue uma produção de conteúdo muito mais qualificada para esse tipo de atividade.

4.    Engajamento em redes sociais

Engajar suas redes sociais é um processo complexo, mas que pode gerar ótimos resultados para sua visibilidade. A maioria das pessoas hoje possui pelo menos uma conta em redes sociais, e este é o local onde a maioria dos usuários passa a maior parte do tempo.

Por isso, levar estes consumidores diretamente para seu site é uma parte fundamental de qualquer ação de trabalho que você esteja pensando em conquistar, garantindo mais estrutura para esse tipo de ação.

Estar nas redes sociais significa também estar disponível. Não adianta simplesmente fazer uma conta e deixá-la à deriva, você precisa abastecer com conteúdos e links para seu site, que ajudam a melhorar a movimentação.

5.    Trabalhando sua localização

Muitas pessoas hoje utilizam ferramentas de GPS e mapas digitais para encontrar o que precisam ou se guiar por uma determinada cidade. Quando você trabalha com esse tipo de recurso, consegue ter resultados muito mais efetivos na região de atuação.

É importante manter seus dados atualizados em seu site, para que pessoas na região comecem a receber notificações de seu site e você consiga ampliar consideravelmente seu potencial de movimentação, alcançando uma estratégia muito melhor qualificada de marketing.

Considerações finais

Aumentar a visibilidade de seu site é um passo muito importante para que você consiga vender mais e se manter estruturalmente e financeiramente, optando por recursos muito mais efetivos na hora de aproveitar suas vendas.

Quanto mais seu site é exposto no mercado, maior será a quantidade de pessoas interessadas em seu conteúdo e em fazer negócios com você, por isso é muito importante saber trabalhar com esse tipo de material de forma mais efetiva.

Assim, você consegue se destacar em seu nicho de atuação, conseguindo fechar mais negócios e alavancar o sucesso de sua empresa, tornando-se uma liderança em sua área de trabalho.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de Investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.

×