5 Dicas para melhor posicionar seu site localmente

Crie um perfil no Google My Bussines

Uma prática muito simples de aplicar ao seu negócio que muitas empresas ignoram é o Google Meu Negócio (ou Google My Business). Este é um dos muitos serviços gratuitos oferecidos pela gigante dos buscadores que te coloca literalmente no mapa. Ele nos permite registrar nosso negócio e identificá-lo como uma empresa. Para posicionamento na web, isso equivale a ter uma empresa registrada na Junta Comercial.

O registro de uma empresa no Google My Bussines nos trará dois benefícios ideais para o posicionamento local de SEO: Você poderá ser encontrado quando alguém pesquisar pelo nome da sua empresa e também pelo serviço que ela oferece. Hoje o Google está muito inteligente e o seu rank brain já consegue identificar bem se a sua empresa é a que o usuário está buscando.

Digamos que alguém busque por Criação de Sites RJ, ou seja, uma empresa que cria sites no Rio de Janeiro, o Google entenderá que o usuário busca por uma agência e listará as empresas que se enquadram nesta categoria e que estão próximas a este usuário.

Linkbuildind

A construção de links é um fator-chave no posicionamento, local ou geral, pois se trata de posicionamento orgânico. Quanto mais links apontarem para o nosso site, seremos mais importantes para as SERPs, desde que sejam de qualidade; provenientes de sites com boa DA (autoridade de domínio) e PA (autoridade de página) e DR Classificador Domínio.

Além disso, o linkbuilding nos trará naturalidade para evitar penalidades nos mecanismos de pesquisa por abusar da otimização. Como conseguir isso? Com um trabalho de Do Follow e palavras-chave no link de ancoramento, sempre variando para parecer o mais natural possível.

Algumas dicas são:
– Diversifique o texto âncora (o texto no qual anexamos o hiperlink);
– Deixe o melhor link de todos para o começo do guestpost;
– Faça uma campanha de links com sites parecidos com o seu;
– Escreva artigos focados em semântica, que é o que o Google mais tem trabalhado ultimamente.

Redes sociais e SEO

As redes sociais esão cada vez mais relevantes para os mecanismos de pesquisa. O Facebook e o Instagram nos permitem criar perfis de negócios para nossas marcas nas quais podemos adicionar um link ao nosso site, preenchendo o perfil e especificando o local em que estamos e em postagens. Isso serve como um complemento ao Google Bussines e melhora o posicionamento da nossa página localmente.

O Google também vê com bons olhos sites com “links sociais”, afinal, se estão compartilhando uma empresa nas redes sociais, ela deve significar algo importante, não?

Otimize a experiência do usuário (UX)

Por fim, é importante otimizar a experiência do usuário quando se pensa na criação de sites. Por alguns anos, esse tem sido um dos fatores mais importantes para posicionar uma página nos mecanismos de pesquisa, pois o Google tem pensado cada vez mais na experiência do usuário. Esse termo abrange vários problemas e, para otimiza-lo ao máximo, devemos levar em consideração os seguintes aspectos:

Navegabilidade: navegabilidade é a maneira pela qual estruturamos nosso site para que os usuários possam acessar o conteúdo que temos nele, ir de uma página a outra. Nesse sentido, o ideal é criar um site com o que é conhecido como arquitetura de silo ou pirâmide invertida, na qual o usuário possui uma rota que vai da mais global à mais específica.

Velocidade de carregamento: a velocidade de carregamento é extremamente importante para a experiência do usuário e o posicionamento geral. Um estudo determinou que os usuários saem de um site se levar mais de 10 segundos para carregar, sem se preocupar em visualizar seu conteúdo. No caso, isso influencia porque aumenta a taxa de rejeição daquele site e a SERP’s levam isso em consideração para nos posicionar em uma pesquisa.

Variedade de formatos no conteúdo: adicionar formatos diferentes para explicar o conteúdo do seu site é ideal para melhorar a experiência do usuário. Usando imagens e vídeos, podemos melhorar nosso posicionamento consideravelmente.

Seguindo essas dicas, podemos aproveitar o posicionamento local do SEO com baixa concorrência e atrair muito tráfego de qualidade para o nosso site.

×