Como o SEO pode impulsionar as vendas de uma imobiliária?

O SEO ajuda o seu site a ser encontrado mais facilmente nas buscas por imóveis.


Fonte: https://asbraco.org.br/ritmo-de-vendas-de-imoveis-novos-em-2017-supera-desempenho-de-2016-e-de-2015-no-df/

As imobiliárias em Curitiba – e até mesmo em outras cidades brasileiras – precisam começar a dar atenção a uma nova tendência: a da imobiliária virtual. Devido a rotina corrida, cada vez mais as pessoas preferem usar a internet para buscar algo que precisam. Isso não é diferente no caso das casas e apartamentos, seja para comprar ou alugar.

Como resultado desta tendência, a presença na internet é indispensável. Toda imobiliária precisa de um site, em que possa divulgar quais imóveis estão disponíveis. Porém, como fazer com que pessoas interessadas cheguem até sua página? Uma das formas é através de técnicas de SEO.

O que é e como funciona o SEO?

SEO – Search Engine Optimization se trata de um conjunto de técnicas que tem como principal objetivo melhorar o posicionamento de um site no Google ou em outros buscadores. Quanto mais amigável para o usuário uma página é, mais chances tem de estar nos primeiros resultados.

Inclui o uso de palavras-chave, ligadas ao que mais é buscado na internet. No caso do mercado imobiliário, é possível focar em uma região específica (casas no bairro X ou na cidade Y) e até em termos que possam atrair as pessoas para o seu site, como “casa mobiliada” ou “casa três quartos”.

O principal é ter em mente que SEO não envolve apenas o uso destas palavras-chave. Os buscadores também analisam se isso está sendo utilizado da forma correta e não é apenas uma palavra jogada ali para que seu site esteja na primeira página de resultados.

Além disso, SEO engloba também link building, uso de links internos, interface da página, se é adaptada para mobile, conteúdo de qualidade, a forma como o conteúdo é distribuído, uso de imagens ou vídeos, se não existe plágio ou conteúdo duplicado do seu próprio site. Quanto mais o seu site cumprir essas técnicas, mais chances tem de estar nos primeiros resultados do Google.

Por que as imobiliárias precisam usar SEO

Como dito mais acima, no começo do texto, ter presença digital é essencial para qualquer imobiliária. Se você não está na internet, você não existe. Usar técnicas de SEO permite que sua empresa esteja entre os primeiros resultados, sem que você precise investir dinheiro para obter este espaço.

Diferente do ADS, em que você paga para anunciar e pode aparecer para as pessoas certas, com o SEO, o desafio é fazer isso sem gastar. Ou aplicando este dinheiro dentro da sua empresa, de forma a melhorar o SEO.

O Google e os buscadores em geral veem com bons olhos empresas que investem tanto em ADS como em SEO, pois mostra que você se preocupa com como será a experiência das pessoas no momento em que chegam ao site da sua imobiliária.

Então, se você deseja aumentar suas vendas precisa investir em SEO, pois é com a ajuda destas técnicas que vai conseguir com que mais interessados cheguem até seu site e confiem no conteúdo ali divulgado, decidindo, ao final, comprar ou alugar com a sua imobiliária.

Por que o SEO impulsiona as vendas

A resposta para este questionamento é bastante simples: porque dá credibilidade ao seu site e aumenta seus acessos. O resultado são mais pessoas fechando negócio e tendo a sua imobiliária como uma referência.

É uma lógica até certo ponto simples de se analisar. Primeiro você trabalha seu site com conteúdo interessante e interface amigável. Algo que vá além do vender/alugar imóvel. Fechar o negócio é seu objetivo final, porém, o público-alvo de sua imobiliária, na internet, vai além das pessoas que já estão decididas a comprar e alugar e por isso pesquisam por casas à venda.

O segundo passo é verificar se todas as técnicas de SEO vêm sendo aplicadas corretamente e corrigidas sempre que precisam ser melhoradas. Assim, seu site começa a se manter na primeira página das buscas. As pessoas entram no site de sua imobiliária e acabam guardando uma experiência positiva. Ao final, já decididas sobre adquirir um imóvel, elas se lembram da sua empresa e te procuram. Porque você ganhou autoridade de mercado na internet e se tornou referência para quem busca por um novo lar.

Vantagens de usar as técnicas

As principais vantagens de uma imobiliária usar técnicas de SEO são:

  • Maior facilidade de ser encontrado por seus futuros clientes

Uma pessoa pode estar apenas pesquisando sobre os benefícios de morar em um determinado bairro e acabar tendo o seu site como resultado.

  • Aumento da credibilidade da sua empresa

Como já dito anteriormente, o SEO aumenta a credibilidade de um site. Quanto melhor você trabalha essas técnicas, mais seu site passa segurança para as pessoas que chegam até ele.

  • Redução do custo de aquisição de cliente

A divulgação da sua imobiliária é uma forma de tentar adquirir novos clientes. SEO não envolve aplicação de dinheiro e aumenta o chamado tráfego orgânico para o seu site. Com isso, a tendência é que o custo para conquistar novos clientes acabe reduzindo.

  • Melhora sua competitividade

Se as imobiliárias precisam estar na internet, levando em conta o novo cenário, da tendência digital, quanto melhor você trabalha o SEO, mais consegue aumentar sua competitividade e passar na frente dos concorrentes.

O que fazer para melhorar seu SEO

Você acredita que precisa melhorar o SEO da página da sua imobiliária? Veja o que pode fazer:

  • Verifique se não existem links duplicados em seu site

O Google e os buscadores penalizam as páginas repetidas. Veja se não há nada repetido e corrija estas situações. O redirect 301 pode ajudar nos casos da página que pode ser encontrada por www.site.com.br ou site.com.br.

  • Cuidado no uso das palavras-chave

Palavras-chave não devem ser usadas em excesso e o ideal é que apareçam no título, na meta-descrição da página, nas descrições de imagem e ao menos no primeiro parágrafo de um conteúdo.

  • Entregue um conteúdo legal

Apesar do foco principal serem os imóveis para vender ou alugar, entregue um conteúdo legal para quem chega até o seu site. Descrições claras são importantes neste caso.

  • Verifique se seu site é mobile-friendly

A maior parte do volume de buscas atualmente vem dos dispositivos móveis, no caso os tablets e celulares. Seu site precisa se encaixar nessa visualização e carregar rápido tanto no Wi-Fi quanto no 4g.

O SEO é realmente muito importante para as imobiliárias. Você já está aplicando as técnicas no site da sua empresa?

×